Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Visita ao Gogó da Ema -- 31/03/2008 - 11:07 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aí pelo fim do ano de 1955 ou começo de 1956 (não recordo a data), o então Gerente do Banco do Brasil em Santana do Ipanema-AL, Sr. Airton Batinga de Mendonça (o Batinga), junto com o subgerente Alberto Mário Buarque de Paiva e o caixa Humberto de Melo Souza, programaram um passeio à Capital Alagoana, com o objetivo principal de mostrar o famoso coqueiro ao pessoal da Agência.

Dito e feito. Em um sábado, de madrugada, partimos em dois carros para Macéió, onde os cerca de oito a dez excursionistas foram distribuídos por casas de colegas. No meu caso, por exemplo, fiquei na casa do Barroso (João Barroso Filho) e combinamos um encontro de todos, no domingo, a fim de irmos até a Ponta Verde, em cujo extremo - junto ao mar - ficava o Gogó. Que coisa linda! Nunca vi uma planta tão bonita! É pena que, já naquele tempo, havia muitos nomes de pessoas que lá estiveram e quiseram deixar uma lembrança, gravando o nome no tronco da árvore: corações, datas, etc.

Não precisa entender de botânica para se saber que o que fizeram contribuiu para a morte do Gogó da Ema; a par da maré descobrindo-lhe as raízes, sem que o poder público(na época o prefeito, que, na ruína do Gogó, era o Sandoval Caju) tenha incumbido alguém de protegê-lo dos vândalos e dos caprichos da Natureza! Um "rodapé" de cimento no tronco do Gogó, provavelmente, teria proporcionado mais anos de vida ao famoso coqueiro - marca registrada de Maceió!

O certo é que ter conhecido o Gogó da Ema, no auge da sua existência, nos foi um privilégio: o seu "esse" nos lembra Saudade!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui