Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Família Salera: um breve histórico. -- 27/03/2008 - 10:48 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FAMÍLIA SALERA: UM BREVE HISTÓRICO



1. Apresentação



Este texto reúne um pouco da história da família SALERA de origem italiana que imigrou para o Brasil, no final do século 19 e início do século passado.

Aqui, eu agrupei diversas informações que me foram repassadas por parentes próximos, que as reuniram para a abertura do processo de cidadania junto ao "Consulado da Itália em Belo Horizonte", Minas Gerais (http://www.consbelohorizonte.esteri.it/Consolato_BeloHorizonte). Também utilizei informações coletadas pessoalmente em entrevistas com familiares e de dados que me foram repassados por e-mail e/ou estavam disponíveis na rede mundial de computadores, especialmente na “Comunidade Família SALERA” no site do Orkut (http://www.orkut.com).



Vale ressaltar que referente à família SALERA no Brasil esse é um dos primeiros registros, e que conforme acredito pode ser um passo inicial para a realização de um trabalho mais completo, como por exemplo, um livro ou um estudo genealógico, como já tem sido feito sobre a história de outras famílias. Para que isso aconteça realmente é preciso aumentar e atualizar as informações aqui presentes, tais como: datas de nascimento, falecimento, casamento, divórcio, batismos, festas etc., além também de informações sobre a formação acadêmica e atuação profissional, assim como dados sobre o recebimento de prêmios, títulos, condecorações e homenagens. E com toda certeza um item que não pode faltar num trabalho assim são as fotos de todos os membros da família.



Aproveito também esse momento para solicitar auxílio de todos os membros e amigos da família SALERA no intuito de melhorar ainda mais esse breve histórico.



Mas, deve estar claro para todos que nenhuma pessoa interessada em contribuir precisa sair correndo desesperada para coletar mais dados, pois sei que todos aí devem ter suas ocupações diárias e não quero que o levantamento de mais informações seja algo cansativo nem chato para ninguém, mas muito pelo contrario, pois quero que esse trabalho sirva para fazer com que cada um de nós possa parar alguns poucos momentos por dia/semana para conhecer mais de si mesmo e da história de nossa familia SALERA.



Quando você (membro ou amigo da família SALERA) tiver um tempo de sobra, vá juntando informações aos poucos, contactando as pessoas próximas, fazendo telefonemas, anotando coisas, e me mandando. Logo que eu tiver em mãos esses dados, vou colocando nesse breve histórico de nossa familia.



Sei que a realização de uma proposta como essa é, sem dúvida alguma, um grande desafio, pois para a sua realização é imprescindível muito mais do que o simples desejo de uma única pessoa. É por isso mesmo que quero contar com a colaboração de todos vocês. Desejo que cada um que possui laços sanguíneos e/ou afetivos com o sobrenome SALERA seja um participante desse trabalho.



Verdadeiramente aspiro que todos os SALERAs do Brasil sejam co-autores desse trabalho !!!





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





2. Origem do nome “SALERA”



Todos os registros que existem desta dinastia apontam para as regiões montanhosas do litoral sul da Itália onde se têm notícias de um pequeno povoado de cultivadores da pesca de salgados, provindo daí o sobrenome “SALERAS”. Em Portugal e Espanha têm-se os registros dos “SALEMAS”, mas não se sabe a ligação dinástica com os SALERA italianos. A família SALERA usa por brasão um escudo em azul com três montes verdes acimados por uma estrela de seis pontas em ouro, passado de uma fita de prata e com o chfe em ouro carregado de mais uma sereia em sua cor natural guardada por dois golfinhos em sua cor natural (Pesquisa extraída do Armorial de Espanha - ARALDIS. Heráldica Italiana. Edição de 1961. O Selo da Heráldica e Galvão®, autentica a veracidade e validade histórica da pesquisa).



Especula-se ainda que os SALERA italianos são descendentes de uma tribo judaica (tribo de SALÉM) oriunda em região da atual Palestina. O que justifica a presença no brasão dos SALERA da estrela de seis pontas, recorrentemente utilizada entre os judeus.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





3. A Família SALERA no Brasil



Para entendermos melhor como a história da família SALERA começou no Brasil é preciso voltar um pouco ao passado e relembrarmos alguns momentos da história de nosso país. A partir de meados do século 19, o Império Brasileiro que estava sob a regência de Dom Pedro II passou a receber uma leva de imigrantes vindos de diversas partes do mundo, para suprir a demanda de mão-de-obra, pois naquela época a escravidão estava sendo bastante criticada, dentro e fora do país, e diversas medidas estavam sendo tomadas no sentido de extinguir a escravidão aqui. Foi nesse contexto que integrantes da família SALERA italiana imigraram para o Brasil no final do século 19 e início do século passado.

Quando os imigrantes chegavam aqui em nossa nação era comum se deslocarem para cidades e povoados acompanhados de outros conterrâneos, e ali se estabeleciam sempre mantendo vínculo com pessoas de mesma nacionalidade.

Dessa forma, um imigrante da família SALERA (CAETANO SALERA) veio da Itália no final do século 19 e ficou no interior do Estado de São Paulo, dando origem a um ramo da família ali (especialmente em São Bernardo do Campo e Vargem Grande do Sul) e, outro italiano, sobrinho do primeiro, UMBERTO SALERA, chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 1910, e se dirigiu para Minas Gerais, dando origem a uma segunda parte da família, que se estabeleceu principalmente no Centro-Oeste mineiro, em Itaúna, cidade que se situa a 76 km da capital, Belo Horizonte (BH).

É importante destacar também que existem várias pessoas que possuem o sobrenome SALERA, que são descendentes de outro imigrante italiano, ROQUE SALERA, que veio por volta de 1920 para o Estado de São Paulo.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





3.1 Os SALERA de São Paulo



Parte da história da família SALERA no Estado de São Paulo está registrada no livro “Origem das Famílias de São Bernardo do Campo”, de autoria do escritor FÁBIO SILVA GOMES.



Veja abaixo as informações que já reuni sobre a família SALERA de São Paulo:



Tudo começou com CAETANO SALERA que era tio de meu bisavô, UMBERTO SALERA. Além de CAETANO SALERA, outro italiano, chamado ROQUE SALERA, também veio alguns anos após para o Estado de São Paulo, constituindo assim parte da família SALERA em terras tupiniquins.



Logo abaixo estão relacionadas diversas informações sobre as famílias de CAETANO SALERA e ROQUE SALERA em São Paulo, e mais ao final desse histórico apresento informações da família de UMBERTO SALERA, que está presente, principalmente, no Estado de Minas Gerais.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.1.1 A Família de CAETANO SALERA



CAETANO SALERA era casado com VICENZA MARÇOLA e juntos iniciaram um braço da família SALERA no Estado de São Paulo, no final do século 19. Esse casal de imigrantes italianos teve vários filhos, entre os quais: (1) MODESTO SALERA, (2) AURÉLIO SALERA, (3) ALFREDO SALERA, (4) ERCULINO SALERA e (5) EDUARDO SALERA.



Para facilitar a organização e compreensão das informações já obtidas, os dados foram agrupados de acordo com os 05 nomes confirmados dos descendentes do casal italiano, CAETANO SALERA e VICENZA MARÇOLA. Vale mencionar que à medida que as informações forem chegando elas serão atualizadas.



Ainda existem várias lacunas que precisam ser preenchidas. Só para citar algumas dados que precisam ser melhor detalhados, logo abaixo apresento algumas informações que recebi e que pretendo (com a ajuda de outros integrantes da família SALERA) completá-las.



“É preciso saber ao certo quantos filhos o casal, CAETANO SALERA e VICENZA MARÇOLA, tiveram”.



Segundo informações do sr. NELSON SALERA SORDILLE, neto de CAETANO SALERA, seu avô italiano possuía 02 tias, ROCCA SALERA e ANGELINA SALERA, ambas nascidas na Calábria, Itália. Algumas questões importantes: quando elas vieram para o Brasil? Onde essas tias moravam? Tiveram filhos? etc. ???



Abaixo apresento as informações que obtive referentes aos 05 filhos do casal italiano, CAETANO SALERA e VICENZA MARÇOLA.





3.1.1.1 A Família de MODESTO SALERA



MODESTO SALERA e TEREZA SORDILLE SALERA tiveram 06 filhos: (1) JOSÉ SALERA, (2) JÚLIO SALERA, (3) APARECIDO SALERA, (4) NELSON SALERA SORDILLE, (5) ANTÔNIO SALERA SORDILLE e (6) CLAUDIONOR SALERA SORDILLE. Todos os cinco primeiros filhos do casal nasceram em Vargem Grande do Sul, e só o filho caçula, CLAUDIONOR SALERA SORDILLE, nasceu em São João da Boa Vista. Todos os seis filhos passaram parte da infância em São João da Boa Vista até que toda a família se mudou para São Bernardo do Campo.

Há em São Bernado do Campo um rua chamada de "Rua MODESTO SALERA", que se localiza no Jardim Thelma. Além dessa rua, há outra rua em homenagem à Família SALERA de São Paulo, que se trata da "Rua GUILHERME SALERA", que fica no Guarujá - São Paulo, SP.



Logo abaixo há algumas informações sobre os 06 filhos de MODESTO SALERA e TEREZA SORDILLE SALERA.



JOSÉ SALERA casou-se com ANTONIETA GAVINELLI SALERA (casal in memorian) e tiveram 02 filhos: (1) MIRIAN TEREZA SALERA e (2) MAURO SALERA.



JÚLIO SALERA casou-se com JOSEPHINA ARONQUI SALERA (casal in memorian) e tiveram 05 filhos: (1) TERESINHA SALERA, (2) HUMBERTO SALERA, (3) NEUZA SALERA, (4) RITA SALERA e (5) CLÁUDIA SALERA.



NELSON SALERA SORDILLE casou-se com MARIA DE LOURDES TERRON SALERA e tiveram 04 filhos: (1) MARILENE SALERA, (2) ALMIR SALERA, (3) MÁRCIA APARECIDA SALERA e (4) AIRTON SALERA. Os três filhos mais velhos moram em São Bernardo do Campo e AIRTON SALERA reside atualmente em Lavras, Minas Gerais. ALMIR SALERA é casado e tem como filha JULIANA TERTO DA SILVA SALERA.



ANTÔNIO SALERA casou-se com ANTÔNIA CAMPANHARO SALERA e tiveram 03 filhos: (1) MARCO ANTONIO SALERA, (2) MILTON SALERA e (3) MARCELO SALERA.



CLAUDIONOR SALERA casou-se com NEUZA FERNANDES SALERA e tiveram 03 filhos: (1) ELIETE SALERA, (2) CLAUDINHO SALERA e (3) FERNANDO SALERA.



APARECIDO SALERA (in memorian) casou-se com DIRCE MORALES SALERA e tiveram um casal de filhos: (1) LILIAN SALERA e (2) LOURIVAL SALERA.





3.1.1.2 A Família de AURÉLIO SALERA



....





3.1.1.3 A Família de ERCULINO SALERA



.....





3.1.1.4 A Família de ALFREDO SALERA



ALFREDO SALERA casou-se com ANA DENJULO (ou DENJULIO) SALERA, também descendente de italianos, mas nascida no Brasil, e tiveram 10 filhos: (1) DELVINO SALERA, (2) ANÍSIO SALERA, (3) VICENTE SALERA, (4) HÉLIO SALERA (falecido ainda bebê), (5) JOSÉ SALERA, (6) OLÍVIO SALERA, (7) IDÉSIO SALERA, (8) OTÁVIO SALERA, (9) LEONOR SALERA GARCIA e (10) LAURO SALERA – todos filhos nascidos em uma fazenda conhecida como "Pinheiro”, município de Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo. Os filhos, JOSÉ SALERA e DELVINO SALERA (in memoriam), foram morar em Mogi Guaçu, SP, assim que se casaram. Todos os outros foram, uns solteiros e outros já casados, foram morar em São Bernardo do Campo, SP. Isso foi há cerca de 50 anos. Em Vargem Grande do Sul ficaram VICENTE SALERA e LEONOR SALERA GARCIA. Atualmente, só estão vivos LEONOR SALERA GARCIA que reside em Vargem Grande do Sul e IDÉSIO SALERA e LAURO SALERA que residem em São Bernardo do Campo.



Saiba um pouco mais sobre os 09 (nove) filhos adultos do casal, ALFREDO SALERA e ANA DENJULO:



DELVINO SALERA (in memorian) casou-se com HELENA MASCARO (in memorian) e tiveram 03 filhos: MILTON SALERA, MÁRIO SALERA e HELENA SALERA. Eles residem em Mogi-Guaçu, São Paulo.



ANÍSIO SALERA (in memorian) casou-se com OZINA MILAN (in memorian) e tiveram 02 filhos: ANA MARIA SALERA (falecida) e DENÍLSON SALERA. Eles residem em São Bernardo do Campo.



VICENTE SALERA (in memorian) casou-se con ERNESTA OIANO e tiveram 02 filhas: Ana MARIA SALERA RIBEIRO e SÔNIA SALERA. Eles vivem em Vargem Grande do Sul.



JOSÉ SALERA (in memorian) casou-se com IOLANDA CACHOLA SALERA (in memorian) e tiveram 02 filhos: JOSÉ ARMANDO SALERA e RITA SALERA. Eles residem em Mogi-Guaçu, São Paulo.



OLÍVIO SALERA (in memorian) casou-se com ALZIRA BERNARDELI SALERA e tiveram 02 filhos: EDVALDO SALERA e VALDEMIR SALERA. Eles vivem em São Bernardo do Campo.



IDÉSIO SALERA casou-se com NEUSA e tiveram 01 filho: DÉCIO SALERA. Atualmente vivem em São Bernardo do Campo, São Paulo



OTÁVIO SALERA (in memorian) casou-se com HELENA SALERA e teve 02 filhas: SANDRA SALERA e CRISTIANE SALERA. Eles vivem em São Bernardo do Campo, São Paulo.



LEONOR SALERA GARCIA casou-se com FRANCISCO GARCIA GARRIDO (in memorian) e teve 05 filhos: (1) JOSÉ ROBERTO SALERA GARCIA (in memorian), (2) SÍLVIA DE LOURDES SALERA GARCIA JOÃO, (3) ANA MÁRCIA SALERA GARCIA FAGAN, (4) CARLOS CÉSAR SALERA GARCIA e (5) CLÁUDIA MARIA SALERA GARCIA DO AMARAL. Eles vivem em Vargem Grande do Sul, São Paulo.



LAURO SALERA casou-se com MARILENE SALERA e tiveram 01 filha: SIMONE SALERA. Atualmente vivem em São Bernardo do Campo, São Paulo.





3.1.1.5 A Família de EDUARDO SALERA



EDUARDO SALERA nasceu em 1900 em Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo, onde viveu até falecer em 1983. Sua família estabeleceu-se, principalmente, em Vargem Grande do Sul e na capital do Estado.



EDUARDO SALERA durante toda sua vida trabalhou negociando animais, pois ele era tropeiro. Sua esposa, ODILLA CARMINETTI SALERA faleceu com 36 anos de idade com leucemia. Os dois tiveram 08 filhos: (1) VERGÍLIA SALERA, (2) APARECIDA SALERA, (3) LUIZA SALERA, (4) GERALDO SALERA, (5) AGENOR SALERA, (6) LEONOR SALERA, (7) CLÁUDIA SALERA e (8) ANTONIO SALERA. Todos os filhos, ao crescerem, foram para capital São Paulo, exceto LUIZA SALERA que foi para Campinas-SP e AGENOR SALERA que foi para Praia Grande-SP. Atualmente somente estão vivos LEONOR SALERA e CLÁUDIA SALERA, que continuam morando em São Paulo.



Sabia mais sobre os 08 filhos do casal, EDUARDO SALERA e ODILLA CARMINETTI SALERA.



VERGÍLIA SALERA (in memorian) foi para a capital São Paulo ...



APARECIDA SALERA (in memorian) foi para a capital São Paulo...



LUIZA SALERA (in memorian) foi para Campinas, interior de São Paulo ...



GERALDO SALERA (in memorian) foi para a capital São Paulo, casou-se com ORLANDA DE SOUZA SALERA (hoje com 78 anos) e tiveram 02

filhos: WILSON SALERA (com 47 anos, Advogado, Diretor no Complexo

Hospitalar Padre Bento de Guarulhos) e ROSANGELA SALERA (com 45 anos). WILSON SALERA casou-se com ILKA CRISTINA DE MELLO SALERA e tiveram 02 filhos: WILSON DE MELLO SALERA e ÁGATHA DE MELLO SALERA. ROSANGELA SALERA casou-se com SÉRGIO AMBRÓSIO e teve dois filhos: IGOR AMBRÓSIO e ISADORA AMBRÓSIO. Toda a família reside me São Paulo capital.



AGENOR SALERA (in memorian) foi para a cidade de Praia Grande, São Paulo, ...



LEONOR SALERA foi para a capital São Paulo ...



CLÁUDIA SALERA foi para a capital São Paulo ...



O filho caçula, ANTÔNIO SALERA casou-se, em Vargem Grande do Sul-SP, com MARIA APARECIDA DA SILVA e tiveram 02 filhos: REINALDO GUSTAVO SALERA (10/04/1964) e ANTONIO SÉRGIO SALERA. REINALDO GUSTAVO SALERA está casado e vive em Vargem Grande do Sul. ANTÔNIO SÉRGIO SALERA está ...





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.1.2 A Família de ROQUE SALERA



No Estado de São Paulo, além dos SALERA descendentes de CAETANO SALERA e VICENZA MARÇOLA, há também um grupo de pessoas de sobrenome SALERA que são descendentes de ROQUE SALERA, que veio da Itália por volta de 1920.



Gostaria que mais pessoas da família SALERA de São Paulo me ajudassem a completar essas informações.



Segundo informações da srª MÁRCIA que reside em São Paulo, seu avô, ROQUE SALERA de Nápoles, era casado com CATHARINA CHIARI SALERA da Calábria, e no início do século passado deixaram a Itália e vieram para o Brasil ... muitas interrogações ???



Segundo informações de LAERTE FRANSCICO SALERA, ROQUE SALERA veio da Itália, constituindo família provavelmente em Piracicaba – SP, e teve 06 filhos de dois casamentos. Do primeiro casamento, ROQUE SALERA teve 03 filhos: FRANCISCO SALERA (avô de LAERTE FRANCISCO SALERA), AMÉLIA SALERA e NENELA SALERA. No segundo casamento, ROQUE SALERA teve outros 03 filhos: ANGELINA SALERA CARMO, ALFREDO SALERA CARMO e MÁRIO SALERA.



Saiba um pouco mais sobre os 06 filhos do italiano ROQUE SALERA.



FRANSCICO SALERA casou-se duas vezes. Do primeiro casamento, FRANCISCO SALERA teve 02 filhos: FORTUNATO SALERA e ANTÔNIO SALERA. Do segundo casamento, teve 07 filhos: OSCAR SALERA, NELSON SALERA, LOURDES SALERA, ROSA SALERA, RUTE SALERA, ELSA SALERA e ALZIRA SALERA. Desse total de 09 filhos, somente 04 deles (NELSON SALERA, RUTE SALERA, ELSA SALERA e ALZIRA SALERA) habitam entre nós; os demais já se foram. Toda a família reside no Estado de São Paulo.



AMÉLIA SALERA ...



NENELA SALERA ...



ANGELINA SALERA CARMO ...



ALFREDO SALERA CARMO ...



MÁRIO SALERA ...





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





3.2 Os SALERA de Minas Gerais



Da mesma forma que a família SALERA em São Paulo já foi contemplada parcialmente no livro “Origem das Famílias de São Bernardo do Campo”, de autoria do escritor FÁBIO SILVA GOMES, para a família SALERA há um pequeno registro num livro que trata das famílias italianas presentes em Minas Gerais de autoria de um membro do Judiciário da região de BH. Tal obra pode servir para incrementar as informações aqui presentes.



Conforme dito anteriormente, a história da família SALERA em Minas Gerais começou com "UMBERTO SALERA". Vale ressaltar que é assim mesmo que se escreve o nome italiano UMBERTO (sem a letra “H”).



O maior conjunto de dados sobre esse imigrante italiano está no artigo “UMBERTO SALERA” de GUARACY DE CASTRO NOGUEIRA (1992), que está aqui na integra:



“UMBERTO SALERA nasceu a 19 de abril de 1882, em Tramutola, Província de Potenza, na região de Salicicata dos Apeninos Lucanos, a Sudeste de Nápoles e Salermo, na quase bota da Itália, filho de ANTÔNIO SALERA e MARIA ANTONIA VIGGIANI.

Embarcou em Nápoles no navio francês “Formoza”, com destino ao Brasil, com o passaporte n.o 3101, para aqui exercer a profissão de “calzolaio” (sapateiro), em 4 de dezembro de 1910. Fez escala em Gênova, depois em Marselha, na França, em Barcelona, na Espanha, e em Dacar no Senegal, África. Ancorou na Baía de Guanabara, extasiado defronte da beleza do Rio de Janeiro, em 29 do mesmo mês e ano. Confessou, em depoimento gravado em 1977, aos 85 anos, que nessa noite na chegada não dormiu um segundo sequer, tamanho a emoção, quando decidiu não mais voltar à Itália. Em companhia de UMBERTO, na época com 18 anos, viajaram três pessoas, duas primas com a mãe, esposa do tio, que as esperava no porto.

Na estação D. Pedro II, no Rio, cuja ferrovia tinha também o nome do Imperador, embarcou com destino a Minas Gerais e estabeleceu-se em Honório Bicalho, lugarejo sem as mínimas condições de vida, nem água encanada, nem esgoto, nem luz elétrica, e lá viveu três anos, solteiro e sapateiro.

Para matar saudades da família, começou a construir os bonecos, que utilizou para armar um presépio, segundo velho costume em sua cidade. Honório Bicalho com sua pobreza viu em 1913, a primeira versão da arte de UMBERTO, o presépio estático, como na Itália, pois as figuras não se movimentavam.

Numa terra onde quase todo mundo andava descalço, era difícil a sobrevivência de um sapateiro. Espírito irrequieto, o jovem SALERA tentou a sorte em Rio Acima, onde permaneceu apenas dois meses. Depois, em Vila Nova de Lima (hoje, Nova Lima), lá ficando mais nove meses, quando foi convidado a trabalhar numa casa que vendia couros, em Belo Horizonte.

Em 1916, aconteceu o fato que o trouxe para a jovem Itaúna, ele com 24 anos e a cidade com 15! Outro sapateiro da terra de Sant’Ana, o saudoso JOAQUIM DOS SANTOS, casado com D. ALZIRA (moravam na, hoje, rua Antônio de Matos, defronte aos BEGHINI) fazendo compras na loja de couros, perguntou onde encontraria um bom oficial em Belo Horizonte. O dono da casa apresentou-lhe UMBERTO. Em poucas palavras se entenderam, combinaram o salário de 60 mil réis por mês. Itaúna ganhou um bom rapaz e bom profissional.

Veio de trem-de-ferro, quando a Maria-fumaça descarrilou, o que era comum no Morro Grande, lá ficando retido durante horas. Enquanto esperava, descobriu e conheceu WASHINGTON ALVES DA CUNHA (Quitão), curtidor de couros, amizade que cultivou, enquanto viveram.

Numa quarta-feira, 10 de março, entrou na cidade debaixo de chuva. Jamais se esqueceu daquela tempestade. Caiu tanta água que passou 30 dias sem sair de casa! Foi trabalhar na Rua Silva Jardim, em companhia de outros sapateiros ligados a Joaquim dos Santos.

Falando diferente, boa pinta, simpático, julgava-se um galã. Arranjou logo algumas namoradas. Uma delas, a jovem MARIA BEGHINI, ornamento da sociedade da época. Aconselhado por D. HONORINA, irmã de Nhô Chico (Prof. FRANCISCO DE ARAÚJO SANTIAGO), casada com o Joaninho (GEOVANI BALDISSARA), patrício que aqui morava, procurou uma moca recém-chegada da Itália que morava num sobrado da esquina, no Largo da Matriz. Ela estava à janela e uma “buona sera” (boa tarde) provocou a troca de olhares. Pediu-lhe um copo d’água. Nasceu uma paixão entre os dois, pela quintessência daquela bebida milagrosa.

Casou-se em 29 de junho de 1918, na casa do italiano ALEXANDRINO BURRINI, com a irmã deste, ANA BURRINI, ambos filhos do casal ANTÔNIO BURRINI/DORALICE MARTINI, residentes em Mosciano Sant’Angelo, da Província de Terano, região nobre da Itália, perto de Giulianova na costa do Mar Adriático.

ANA BURRINI, nascida em 2 de janeiro de 1894, dois anos mais nova que UMBERTO, estava com 24 anos. O juiz de Paz ACÁCIO BAETA COELHO e o escrivão SERJOBES AUGUSTO DE FARIA celebraram a cerimônia na presença das testemunhas JOÃO BALDISSARA (o italiano Joaninho), a esposa HONORINA BALDISSARA (a que provocou o casamento), e ainda URQUIZA NOGUEIRA e PALMIRA DORNAS.

Foram residir e trabalhar por conta própria na Rua 15 de novembro, esquina com Mardoqueu Gonçalves, de propriedade de GABINO CAETANO MOREIRA.

De seu casamento nasceram: ANTÔNIO SALERA (11-04-19), JOSÉ SALERA (23-01-21), MÁRIO SALERA (28-01-23), HÉLIO SALERA (03-07-27) e HELI SALERA (30-01-29). A esposa ANA BURRINI faleceu jovem, aos 46 anos, em 8 de dezembro de 1940.

Casou-se novamente com a senhora JOSEFINA LARA RESENDE, não tendo deixado filhos do segundo casamento.

Umberto realizava-se com a montagem de seu próprio presépio, movido a água e que entrou para a história da cidade com o nome de Presépio do Sô UMBERTO. Dava-lhe muito trabalho, gastava muita água, levando a passar até três anos consecutivos sem montá-lo. Gostava de dizer orgulhosa e textualmente (depoimento pinçado da gravação feita em 1977):

_ O presépio é minha criação, tudo feito por mim, sem ajuda de ninguém, desde Honório Bicalho, graças a Deus! Em Itaúna, a mesma coisa, nunca recebi ajuda monetária, nunca, nunca! Cresça e apareça alguém para me desmentir! Muitos companheiros me ajudaram, mas dinheiro, nunca... Nunca... Mão de obra era fácil aqui, não tinha nada pra fazer, um cinema mal-mal, de vez em quando... Fui assim melhorando o presépio até que parei de fazê-lo, há uns 10 ou 11 anos, por volta de 1967. Parei, também, por causa de desentendimento na família, o que tem me aborrecido muito. Vou fazer 85 anos, em abril, se viver até lá. Espero, antes de morrer, deixar a família novamente unida, o que será uma grande vitória para mim... Uma vitória para eu ir sossegado para a eternidade... Se Deus me conseguir, é bom!

UMBERTO tinha um acentuado espírito comunitário. Promoveu duas festas em homenagem à Senhora do Rosário angariando fundos para a Igreja e fazia questão da prestação de contas:

- Tenho todos os papéis que foram apresentados no balanço, aprovados pelo Padre JOSÉ FERREIRA NETO. Ainda sobrou um saldo, depositado na Caixa Econômica Federal.

E repetia:

- Nunca pedi nada a ninguém. Mas como o Dr. AFFONSO DE CERQUEIRA LIMA sempre demonstrou muita amizade pra gente, foi o único que me deu, por duas vezes, dinheiro: a primeira, cem mil réis; no ano seguinte, duzentos mil réis, para a festa de Santo Antônio e para o presépio.

E contava:

_ Há poucos dias, nas bodas de prata do meu filho LILI SALERA, no adro da igreja, o Dr. AFFONSO me viu e gritou: Ô SALERA, como vai? Gosto muito dele. Pois merece o meu gostar, homem prestativo, que Deus o ajude e à família toda. Colocou-se a minha disposição para qualquer coisa, então lhe pedi para o presépio uns sarrafos e uma camioneta de grama, no que fui atendido imediatamente. Foi o único que me ajudou. Ninguém mais!...

E num esforço de memória, acrescentou:

_ Depois, pedi na CEMIG para melhorar a iluminação do presépio, e veio o Quita, que me ajudou, imediatamente, com a maior boa vontade e alegria. E foi só, não pedi ajuda a ninguém... Até agora...

E rindo:

_Tive mais uma ajuda importante, problema de água. A torneira da minha casa sempre aberta atrapalhava a lida doméstica. Meu vizinho, o ZÉ MESQUITA, mesmo que neto meu, casado com minha neta BETE, cedeu água de sua casa, o que atrapalhou a vida dele, da mesma forma. Agora, neste ano, depois de muitos anos, a idéia minha foi pedir água ao SAAE, para o presépio, pois com quase 85 anos, procurei uma solução definitiva: estive com sua Excelência o Senhor Digníssimo Prefeito, HIDELBRANDO CANABRAVA RODRIGUES, e ele se prontificou com o maior boa vontade possível, e mandou imediatamente num bilhete a ordem para ligar uma pena d’água só para o presépio; por isso ele está funcionando muito bem. E não tem outra ajuda de ninguém... De ninguém... Ajuda financeira... Graças a Deus!... O presépio agora não é mais meu, é do meu filho JOSÉ SALERA, que conta com a ajuda de minha neta ANA MÁRCIA SALERA. Eles é que estão gastando com o presépio...

Este depoimento retrata bem o homem UMBERTO SALERA: um italiano de apenas 1,60 m de altura, mas independente, altivo e de personalidade marcante. Faleceu aos 15 de julho de 1979, com seus 87 anos de idade.

Sua maior criação, além dos filhos, netos e demais descendentes não foram os milhares de sapatos fabricados e consertados, mas o presépio, tocado a água, que encantou Itaúna em muitos natais e agora revivido para alegria dos itaunenses amantes da Cultura e das legítimas tradições, por obra da administração HIDELBRANDO CANABRAVA RODRIGUES, com o apoio do Banco do Brasil.”



Vale destacar que apesar da descendência de ANA BURRINI, minha família não adotou o sobrenome BURRINI, pois naquela época não se adotava o sobrenome da mulher. Atualmente todos nós só temos o sobrenome SALERA.



É bom lembrar ainda que outros filhos do casal ANTÔNIO BURRINI e DORALICE MARTINI eram ALEXANDRINO BURRINI e CAETANO BURRINI. ALEXANDRINO BURRINI não teve filhos. CAETANO BURRINI teve filhos e hoje possui descendentes espalhados em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale destacar que os descendentes de CAETANO BURRINI do Rio de Janeiro não adotaram o sobrenome BURRINI. Para saber mais informações sobre essa família basta acessar a “Comunidade Família BURRINI” no site do Orkut, ou ler o artigo "Família BURRINI: um breve histórico", que está disponível nesse mesmo site: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/840088



A segunda esposa de UMBERTO SALERA, a D. JOSEFINA LARA REZENDE (apelidada carinhosamente de “madrinha Zefina”) faleceu no início dos anos 80.



Além desse texto do Dr. GUARACY, transcrevi na integra dois outros textos que foram publicados em Jornais que circulam em Itaúna, e que trazem um pouco da história do presépio do italiano UMBERTO SALERA. O primeiro texto é de autoria do Dr. AFFONSO DE CERQUEIRA LIMA, que foi publicado em 1981 no Jornal Tribuna Itaunense, e o segundo foi publicado em 2006 no Jornal Folha do Povo. Vale mencionar que nos dois textos o nome do meu bisavô foi publicado erroneamente com a letra “H”, mas isso, de forma alguma tira a beleza e importância das informações neles contidas.



Logo a seguir estão os dois textos citados.



“O maravilhoso presépio do Sr. HUMBERTO SALERA”, de autoria do Dr. AFFONSO DE CERQUEIRA LIMA



Certos acontecimentos ficam, para sempre, gravados em nossa memória. São inesquecíveis. De todos, o que mais me impressionou, talvez pela simplicidade dos sentimentos infantis, foi o presépio em casa do Sr. HUMBERTO SALÉRA.

Eu, embebecido, admirava todos os personagens ... Deitado, na pequena manjedoura, estava o pequenino Jesus, cercado por Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, pastores e também alguns animais: jumento, vaca, cachorro, cabra, quase todos com movimentos! Pareciam verdadeiros. Havia, ainda, um monjolo e um moinho, todos dois funcionando com divina perfeição.

E ali ficava, horas e horas, encantado com a genial criação do Sr. SALÉRA.

Imaginava a dificuldade em trazer da Itália aquele presépio, tão grande, num navio superlotado de imigrantes! Talvez ele fosse uma velha relíquia familiar.

Sua apresentação era, sem dúvida, uma promessa – maravilhosa promessa – feita pelo Sr. SALÉRA, para alegria das crianças itaunenses, durante cerca de 4 décadas.

E sempre, quando se aproximava o Natal, lá ia eu correndo, pela velha rua da Alegria, para perguntar ao Sr, HUMBERTO SALÉRA quando poderia ver o presépio.

- E respondia-me, com sotaque fortemente italiano:

- Pode passar aqui em casa, domingo próximo.

E, no dia marcado, ia à missa das 7 com minha mãe. Custava esperar a benção final do padre CORNENO ... Já saía da igreja correndo pela rua da Várzea, virava à direita, tomando a rua da Alegria e só parava diante da casa do Sr. SALÉRA para ver a coisa mais linda da minha infância: o maravilhoso presépio!

Devido às minhas visitas anuais à casa do Sr. HUMBERTO, fiquei, para sempre, um amigo e admirador do velho italiano.

Mas, com o correr do tempo, os papéis se inverteram: eu é que passei a ser visitado por ele, uma ver por ano. E sabem por quê? Para pedir-me, todo mês de junho, uma esmola para Santo Antônio. Como verdadeiro devoto do santo milagroso, o atendia, sempre, com a maior atenção.

Um dia, porém, percebi o engano: a esmola dada, por mim, era para Santo Antônio de Pádua, o velho santo dos italianos!... O meu padroeiro era o simpático Santo Antônio de Lisboa. Mas, vá lá ... continuei dando minha contribuição, pois com santo Antônio não quero brincadeira: nem com o de Pádua, nem com o de Lisboa...

Mas, a grande surpresa, a razão desta pequena crônica, aconteceu outro dia, à entrada da Igreja Matriz de Itaúna. Estava conversando com o Dr. GUARACY, quando aproximou-se o JOSÉ HIGINO CAMARGOS. Conversa puxa conversa e ele nos contou que, na década de 20, fora ele procurado pelo Sr. HUMBERTO SALÉRA. O assunto foi sobre a construção do presépio... O HIGINO poderia contribuir, perfeitamente, pois, apesar de ter apenas 15 anos, já não era ele um excelente carpinteiro?

O jovem procurou, então, o Tuhô (pai do Dr. LAURO ANTUNES DE MORAIS) e o velho ZACARIAS (bisavô do Dr. GUARACY), que possuíam monjolos e moinhos, movidos pela força de uma pequena queda d’água. E assim, conseguiu construir miniaturas do monjolo e moinho, encomendadas pelo italiano. O movimento foi conseguido pela água de uma torneira ...

Aqui ficam, portanto, nossas homenagens a vocês dois: um o idealizador; o outro, o arquiteto.

Vocês proporcionaram imensas alegrias a várias gerações infantis, sem a menor distinção.

Ao bondoso italiano HUMBERTO SALÉRA, nossa mais sentida saudade.

A você, HIGINO, pelo seu trabalho e muito mais ainda, pelo maravilhoso anonimato, nosso sincero muito obrigado.

Essa despretensiosa crônica, assinada por mim, por procuração de todos os itaunenses que, num dia, quando crianças, tiveram a sublime ventura de se extasiarem diante do pequeno, mas maravilhoso presépio do – hoje itaunense – HUMBERTO SALÉRA.



Publicado no Jornal Tribuna Itaunense, edição Especial de Natal, dezembro de 1981. Itaúna – Minas Gerais.



O segundo texto sobre o presépio de UMBERTO SALERA encontra-se logo abaixo.



“Presépio do museu também é atração em dezembro”



Apesar de ficar montado o ano todo e aberto a visitações, o “Presépio HUMBERTO SALERA” recebe um maior número de visitantes justamente nessa época do ano, devido às férias e ao Natal, além de ser diversão garantida para a criançada, o local anda conta com outras peças interessantes. O nome do presépio é uma homenagem a seu idealizador e construtor, o próprio HUMBERTO SALERA, nascido na Itália em 1892 e que veio para Itaúna em 1916. Humberto era barbeiro e aqui no Brasil se tornou sapateiro. A idéia de fazer o presépio partiu dessa época, mas demorou um pouco a ser concebida.

Todas as peças na época foram feitas pelo sapateiro, assim como toda a obra. São cerca de 20 bonecos e alguns deles tem movimento próprio. Esse movimento é realizado graças a um mecanismo complexo que fica no interior, provocado pela água que passa por suas engrenagens. A obra sempre ficou montada na casa de seu dono, por muitos anos. O local sempre ficou aberto para visitação do público, e principalmente para as crianças. O professor MIRANDA, presente no museu no momento em que a reportagem da FOLHA o visitava contou um caso engraçado. “Nós ficávamos doidos com os bonecos. Aí, o HUMBERTO, com a promessa de nos dar um, pedia para que fôssemos até uma fazenda cortar grama para ele. Com isso, juntávamos aquela turma, fazíamos o serviço, mas nunca ganhávamos a recompensa. O engraçado é que todo ano era a mesma coisa”, comentou entre risos.

HUMBERTO faleceu no dia 15 de julho de 1979, com 87 anos, mas ficou eternizado em sua obra. Já em 1993, todo o presépio foi transferido para o museu, local em que se encontra desde então. Porém, conforme as explicações das funcionárias, JANETE RODRIGUES e TALITA ALVES DE MORAIS, a obra vem passando por dificuldades. “O presépio sempre ficou montado o ano interior, e sempre que alguém pedia ligávamos o mecanismo para que os visitantes pudessem apreciar. Só que a partir de junho desse ano, os problemas começaram a aparecer. Como muitas pessoas se encarregaram dos reparos após o falecimento de HUMBERTO, muitas partes não receberam a devida manutenção. Já no mês de julho conseguimos consertá-lo, mas o serviço funcionou apenas por dois meses”, contou JANETE. E ela continuou, “hoje em dia, quando o presépio está ligado, após alguns minutos a sala fica toda alagada. Está vazando muita água”, conclui. Depois disso foi feito um projeto para restauração, que ficou sob responsabilidade de SAMUEL HERCULANO. Orçamento total do conserto para deixar o projeto como novo ficou em cerca de R$ 6 mil. Mas conforme explicou TALITA, o museu já não tinha essa verba para realizar o projeto esse ano. Pedimos auxílio da Prefeitura, que não teve como nos atender e também da iniciativa privada, que deu a mesma resposta, por se tratar de final de ano.



Publicado no Jornal Folha do Povo, edição nº 564, pág. 04, de 16/12/2006. Itaúna – Minas Gerais.





Outra recordação marcante da passagem desse italiano pela cidade de Itaúna trata-se do nome dado à Viela onde ele morava, que passou a ser chamada pela presença de sua família como “Vila UMBERTO SALERA”. Há também na mesma cidade uma rua chamada “ANA BURRINI SALERA" em homenagem à sua primeira esposa, e outra rua chamada "CAETANO BURRINI”, em homenagem ao seu cunhado. É importante recordar que, conforme citado anteriormente, há também em São Paulo ruas em homenagem à Família SALERA, que são a saber: "Rua MODESTO SALERA" no Jardim Thelma, São Bernando do Campo e "Rua GUILHERME SALERA", no Guarujá, São Paulo - SP.



Logo abaixo apresento informações sobre cada uma das famílias dos "05 filhos adultos" do casal, ANA BURRINI e UMBERTO SALERA, por ordem de idade: ANTÔNIO SALERA (11-04-1919), JOSÉ SALERA (23-01-1921), MÁRIO SALERA (28-01-1923), HÉLIO SALERA (03-07-1927) e HELI SALERA (30-01-1929).



Mas antes de ir diretamente apresentado a história dessas famílias, vale à pena mencionar um fato curioso que pouca gente sabe: "ANA BURRINI e UMBERTO SALERA não tiveram apenas esses 05 filhos, pois, na verdade, esse casal italiano teve 10 (dez) filhos. Mas, infelizmente, por diversos motivos, só a metade deles chegou à vida adulta". A alta mortalidade durante a gestação ou logo nos primeiros anos de vida era fato comum naquela época em Itaúna, assim como é, ainda hoje, em diversas partes do Brasil. Dessa forma, depois do nascimento do “tio Mário”, nasceu (06-06-1924), a primeira filha do casal, que se chamava DIVA SALERA, que viveu aproximadamente 1 ano de idade. Logo em seguida, nasceu também GERALDA ou GERALDO SALERA (15-11-1925) natimorto. Depois do nascimento do "tio Hélio" e do “tio Lili”, nasceram natimortos, CARLO SALERA (01-07-1931), outro filho (12-08-1932) e, por fim, o décimo filho do casal, uma segunda garotinha (06-08-1933). Estes dados foram registrados a próprio punho numa Bíblia Sagrada italiana de UMBERTO SALERA que hoje está sob posse de SILVANA RAIMUNDA SALERA MALTA, filha do “tio Zezé”.



Vale lembrar que a família do “tio Zezé” por residir também na “Vila UMBERTO SALERA” sempre esteve mais próxima do “vô UMBERTO SALERA” e da sua segunda esposa “madrinha Zefina”, especialmente nos seus últimos anos de vida, o que justifica a posse dessas informações importantes contidas nesse exemplar da Bíblia Sagrada, além de estarem sob a guarda de inúmeras fotos e alguns documentos originais antiqüíssimos.



Após esclarecer esses interessantes detalhes, finalmente apresentamos a seguir o registro das informações sobre cada uma das famílias dos "05 filhos adultos" do casal italiano, UMBERTO SALERA e ANA BURRINI, por ordem cronológica: ANTÔNIO SALERA ("vô Toninho"), JOSÉ SALERA ("tio Zezé"), MÁRIO SALERA ("tio Mário"), HÉLIO SALERA ("tio Hélio") e HELI SALERA ("tio Lili").



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.2.1 A Família de ANTÔNIO SALERA (“vô Toninho”)



O meu avô, ANTONIO SALERA (11-04-19), funcionário da “KOSMOS CAPITALIZAÇÃO S.A”. e agropecuarista, casou-se em Itaúna (Minas Gerais) com ALZIRA SANTOS SALERA, nascida em Estrela do Indaía (Minas Gerais), filha de LIZANDRO SANTOS e LUCRÉCIA SANTOS. ANTÔNIO SALERA faleceu em julho de 1998 e ALZIRA SALERA em 02 de março de 2002. Desse casamento tiveram 06 filhos: (1) ANTONIO SANTOS SALERA (“tio Tony”), (2) ELIZABETH SALERA (“tia Beth”), (3) HUMBERTO SALERA NETO, (4) ELIANA SALERA, (5) GIOVANNI SALERA e (6) ELAINE SALERA. Todos os filhos nasceram na residência que moravam em Itaúna, com acompanhamento de parteira.



O “vô Toninho” teve diversas atividades profissionais ao longo de sua vida. Foi "padeiro" e empresário do ramo alimentício, construindo assim sua própria distribuidora de secos e molhados, aonde ele fazia o empacotamento e engarrafamento de seus produtos com marca própria. O nome de sua empresa era “DISTRIBUIDORA SAMINAS-SALERA E MINAS”. Por causa disso, o “vô Toninho” sempre manteve em casa diversos doces (especialmente doce de leite) que era oferecido às suas visitas, filhos e netos. “Lembro bem que, após as refeições, principalmente quando a casa estava cheia, meu “vô Toninho” tirava uma porção de doces que ficavam guardados em grandes latas bem acondicionados num armário da cozinha e servia a todos os presentes”.

Após sair do ramo de gêneros alimentícios, tornou-se “industriário”, construindo uma das maiores Siderúrgicas do Centro-oeste mineiro, que se chama “SIDERÚRGICA ITAMINAS”, local que trabalhavam com outros dois irmãos (“tio Lili e tio Zezé”) e seu filho primogênito “tio Tony”. Depois de alguns anos, seu filho assumiu a direção da mineradora, pertencente à Siderúrgica.

Após se aposentar como funcionário da “KOSMOS CAPITALIZAÇÃO S.A.”, passou a dedicar-se exclusivamente à atividade de agropecuarista nas suas fazendas localizadas no município de Itaúna, criando gado, porcos e galinhas, além de fornecer leite para a COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE ITAÚNA LTDA.

A VEX ENGENHARIA LTDA. construiu em BH um edifício em homenagem ao meu avô, Antônio Salera. Essa empresa de construção e incorporação de imóveis vem atuando no mercado mineiro desde 1994 e fica localizada na Av. Prudente de Morais, nº 44, conjunto 602, Cidade Jardim, Belo Horizonte, MG. Para saber mais basta acessar o site da empresa: VexEngenharia.com.br.



Logo abaixo estão relacionadas as familias de cada uma dos 06 filhos do casal, ANTÔNIO SALERA e ALZIRA SANTOS SALERA.



ANTONIO SANTOS SALERA, empresário, graduado em Direito, casou-se com MARIA HELENA AMARAL e tiveram 02 filhos: (1) TONY SALERA PRIMEIRO (“Tony pequeno”) e (2) CAROLINE SALERA (todos residentes em Itaúna). ANTONIO SANTOS SALERA casou-se pela segunda vez com ESTHER GONÇALVES (“Estherzinha”). O primeiro neto, TONY SALERA casou-se com CLAUDIA LIMA DE SOUZA com quem teve uma linda filha: PAOLA SALERA (a primeira bisneta do casal ANTÔNIO SALERA e ALZIRA SANTOS SALERA). PAOLA SALERA nasceu na “Casa de CARIDADE MANOEL DE SOUZA MOREIRA”. CLAUDIA LIMA é filha do Eng. TELMO TÚLIO GONÇALVES DE SOUZA e MARIA ALICE CERQUEIRA, e sempre trabalhou no ramo de moda. Atualmente TONY SALERA está casado com PAULETE. CAROLINE SALERA casou-se com DÉRCIO em Itaúna, e teve 02 filhos: LEONARDO SALER e LUIZA SALERA. PAOLA SALERA reside com a mãe e os avós em Itaúna, onde é professora de inglês. Ela está cursando o terceiro período do curso de Direito e também faz trabalho voluntário na "Associação Cultural e Assistencial do Projeto Usina de Sonhos", que está sob a coordenação da Dona BEL DE ABREU e conta com o apoio da "Prefeitura Municipal" e da “COMPANHIA DE TECIDOS SANTANENSE” (CTSA). Cabe ressaltar que PAOLA, juntamente com suas primas, TALITHA, JANAÍNA, TACIANA, GABRIELA e ANA PAULA são alguns exemplos de mulheres de exuberante beleza na nossa família.



ELIZABETH SALERA, professora, graduada em Direito pela Universidade de Itaúna, casou-se com JOSÉ DE ARAÚJO MESQUITA (“tio Zé”) e tiveram 04 filhos: (1) RODRIGO SALERA MESQUITA, (2) MARCELO SALERA MESQUITA (04/07/19...), (3) ALESSANDRA SALERA MESQUITA e (4) LEONARDO SALERA MESQUITA (10/03/197...) (morando ora em Toronto no Canadá, ora em Itaúna e Belo Horizonte – Minas Gerais). RODRIGO SALERA, professor de inglês, teve 02 filhas. A primeira delas é IASMIM ROCHA SALERA MESQUITA, apelidada carinhosamente de “Mima” (nascida em 05/11/1991), filha de JANE LILIAN ROCHA que é irmã de RITA DE CÁSSIA ROCHA SALERA, esposa de ELOY SALERA. JANE e IASMIM freqüentam a Igreja Assembléia Internacional de Deus em Toronto. A segunda filha de RODRIGO SALERA é MARIANA SALERA (nascida em 01/10/1993). MARCELO SALERA tem 03 filhos: GUSTAVO SALERA, GABRIEL SALERA e RAFAELA SALERA. ALESSANDRA SALERA casou-se em Toronto e tem 03 filhos: ELIZABETH SALERA, JOAQUIM SALERA e GILBERTO SALERA. LEONARDO SALERA tem 01 filha: NATASHA SALERA.



HUMBERTO SALERA NETO, médico graduado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), casou-se com MARIA CÉLIA DE OLIVEIRA tendo 03 filhas: (1) TACIANA DE OLIVEIRA SALERA, (2) ANA PAULA SALERA (“Paulinha”) e (3) GABRIELA SALERA (“Gabi”) (Todos residindo em Belo Horizonte – Minas Gerais). TACIANA SALERA é advogada formada EM 2003 na UFMG. Possui pós-graduaçao em Controle Externo da Administração Pública pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (2004). Atualmente faz parte da equipe da "Azevedo Sette Advogados", em BH. ANA PAULA é graduada em Belas Artes e Direito. GABRIELA é graduada em Direito.



ELIANA SALERA (30/06/1951), dentista, casou-se com JANOT ANTUNES PARREIRAS (15/06/1947), engenheiro civil, e conceberam 02 casais: (1) FABIANO SALERA PARREIRAS (11/02/1976), (2) GISELLE SALERA (14/03/1980), (3) LUCAS SALERA (21/11/1981) e (4) BRUNA SALERA (06/02/1983). FABIANO SALERA casou-se em Itaúna com INGRID e teve 04 filhos: ALEXANDRE, LAURA, MARIA JÚLIA e GABRIELA. LUCAS SALERA está solteiro e atualmente reside em Toronto. GISELLE SALERA casou-se em Toronto, onde reside atualmente. BRUNA SALERA permanece solteira residindo também em Toronto.



GIOVANNI SALERA (25/02/1953), graduado em medicina veterinária pela UFMG, casou-se com RITA DE CÁSSIA APARECIDA LACERDA, nascida em 10/10/1952, na cidade de Paraguassu, sul de Minas Gerais, filha de CUSTÓDIO PEREIRA DA FONSECA e ILDA LOPES DA FONSECA. Dessa união tiveram 04 filhos: (1) FLÁVIO SALERA (29/11/1974), (2) BRUNNO LACERDA SALERA (20/10/1975), (3) GIOVANNI SALERA JÚNIOR (10/01/1977) e (4) VINÍCIUS LACERDA SALERA (12/09/1978). Os três primeiros filhos do casal nasceram na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira em Itaúna e o último nasceu no Hospital da Cruz Vermelha em BH. Todos os quatro filhos foram registrados em Itaúna. FLÁVIO SALERA teve 02 filhos com a técnica em nutrição MARIA HELENA BRITO SILVA: ITALO BRITO SALERA (nascido em 22/02/1997, em Imperatriz, Maranhão) e CLARICE BRITO SALERA (nascida em 29/06/2002, em BH, Minas Gerais). ITALO e CLARICE SALERA residem com a mãe em Betim, Minas Gerais. BRUNNO LACERDA SALERA casou-se com a administradora, graduada pela FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi), JACKELINE MOREIRA NOLETO SALERA, em Gurupi, Tocantins, e atualmente residem em Miami, Estados Unidos. Hoje, FLAVIO, GIOVANNI JÚNIOR e VINICIUS estão solteiros e residem em Gurupi. GIOVANNI JÚNIOR é graduado em Matemática (1998-2001) e possui Mestrado em Ciências do Ambiente (2003-2005). VINÍCIUS é graduado em Educação Física pela UNIRG (Universidade Regional de Gurupi). Ambos são funcionários públicos do Governo do Tocantins.



ELAINE SALERA, bancária, graduada em Direito pela Universidade de Itaúna, casou-se em BH com o agropecuarista GUALTER DE CARVALHO FILHO e tiveram 03 filhos em Itaúna: (1) JANAÍNA SALERA DE CARVALHO (26/12/1976), (2) GUALTER SALERA NETO “Gualtinho” (26/01/1980) e (3) MARCO ANTONIO SALERA (13/06/1983). Em 1994, JANAÍNA SALERA, aos 17 anos, recebeu o título de Glamour Girl na cidade natal de seu pai, Dores do Indaía, Minas Gerais. Ali, ela residiu com sua família até se mudar para Itaúna, onde se graduou em Direito, e atualmente está em BH. GUALTER é graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, onde se casou. O filho caçula, MARCO ANTÔNIO SALERA está solteiro e reside na Espanha.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.2.2 A Família de JOSÉ SALERA (“tio Zezé”)



JOSÉ SALERA (23-01-21) casou-se em Itaúna com ROSA MOTA, filha de JOAQUIM MOTA e MARIA ROSA DA SILVA. JOSÉ SALERA faleceu em 21 de agosto de 2000. Deste casamento tiveram 08 filhos: (1) CÉLIA REGINA SALERA MOTA, (2) ZÉLIA SALERA MOTA, (3) ANA MÁRCIA SALERA MOTA, (4) JOSÉ ROBERTO SALERA, (5) MARIA VILMA SALERA, (6) HELIO SALERA SOBRINHO, (7) IVANI SALERA e (8) SILVANA RAIMUNDA SALERA. Quase todos os irmãos moram em Itaúna, Minas Gerais, exceto ANA MÁRCIA SALERA MOTA e SILVANA RAIMUNDA SALERA que moram em Vitoria, Espírito Santo.



Saiba mais sobre cada um dos 08 filhos do casal, JOSÉ SALERA e ROSA MOTA.



CÉLIA REGINA SALERA MOTA casou-se com, HELENO MARQUES DA CRUZ, e tiveram 02 filhos: HUMBERTO DE ALENCAR MARQUES SALERA e ROBSON MARQUES SALERA.



ZÉLIA SALERA MOTA e ANA MARCIA SALERA MOTA são solteiras.



JOSÉ ROBERTO SALERA MOTA é casado com TEREZINHA DE FÁTIMA PADILHA SALERA e tem 04 filhos: LEONARDO ANTONIO PADILHA SALERA, GABRIEL ANTONIO PADILHA SALERA, GUILHERME ANTONIO PADILHA SALERA e LUCIANO PADILHA SALERA.



MARIA VILMA SALERA MARQUES foi casada com MAURILIO PINHEIRO MARQUES e deste casamento tivemos 03 filhos: FLÁVIA SALERA MARQUES, MAURILIO PINHEIRO MARQUES JÚNIOR e ROSAMARIA SALERA MARQUES.



HÉLIO SALERA SOBRINHO casou-se com HENEIDA LUCIA MACHADO SALERA e tiveram 03 filhos: PEDRO HENRIQUE MACHADO SALERA, VIRGINIA MACHADO SALERA e JOAO VINICIUS MACHADO SALERA.



IVANI SALERA também é solteira.



SILVANA RAIMUNDA SALERA MALTA casou-se com FAUSTO MALTA com que teve 02 filhas: LILIANE SALERA MALTA e NAYARA SALERA MALTA.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.2.3 A Família de MÁRIO SALERA (“tio Mário”)



MÁRIO SALERA (28-01-1923), funcionário da Rede Ferroviária, casou com IOLANDA MOREIRA, com quem teve 12 filhos: (1) ARNALDO MOREIRA SALERA, (2) MARIO MOREIRA SALERA, (3) ARMANDO MOREIRA SALERA, (4) ANA MOREIRA SALERA, (5) RONALDO MOREIRA SALERA, (6) NEUZA MOREIRA SALERA, (7) RÔMULO MOREIRA SALERA, (8) MARCOS MOREIRA SALERA, (9) MAFALDA MOREIRA SALERA, (10) ROSANGELA MOREIRA SALERA, (11) IOLANDA MOREIRA SALERA e (12) APARECIDA MOREIRA SALERA. MARIO SALERA faleceu no final da década de 1970.



Algumas informações sobre os 12 filhos do casal, MÁRIO SALERA e IOLANDA MOREIRA.



ARNALDO MOREIRA SALERA (in memorian) casou com ANITA ALVES SALERA e tiveram 03 filhos:

GLECE SALERA, GLECIA SALERA e GLÊNIO SALERA.



MARIO MOREIRA SALERA (apelidado de “Neném”) casou com NOEMIA VICENTINA GUIMARÃES e tiveram 03 filhos: WASHINGTON SALERA, WALLACE SALERA e WILSON SALERA.



ARMANDO MOREIRA SALERA (in memorian) casou-se com JUVENILA BATISTA e tiveram 02 filhos: ROBSON SALERA e WELLINGTON SALERA.



ANA MOREIRA SALERA casou-se com JOSE LÚCIO LOPES e teve 01 filha: SANTHUSSA SALERA (09/07/1975). E do 2º casamento teve outra filha: ANA FLÁVIA BRANDÃO.



RONALDO MOREIRA SALERA (apelidado de “Zá”) casou-se com maria rosa de andrade e tiveram 5 filhos: RENATA, RONALDO, ZULEICA, PATRÍCIA e RICARDO.



NEUZA MOREIRA SALERA casou-se com GERALDO DOS SANTOS e tiveram 03 filhos: ALESSANDRA, WELLINGTON e MAGDA.



RÔMULO MOREIRA SALERA casou-se com MARIA ANTÔNIA e teve 01 filha: ANA PAULA SALERA.



MARCOS MOREIRA SALERA é solteiro.



MAFALDA MOREIRA SALERA casou-se com EDSON DE SOUZA e tiveram 02 filhos: VIVIANE e RICARDO.



ROSANGELA MOREIRA SALERA casou-se com ÉDER DUCARMO e tiveram 03 filhos: SHEILA, KELIAE e KELVIN.



IOLANDA MOREIRA SALERA (in memorian) teve 04 filhas: ALINE, ADRIANA, ANGÉLICA e ALEXSSANDRA.



APARECIDA MOREIRA SALERA casou-se com GERALDO APARECIDO FONSECA e tiveram 02 filhos: ANDRESSA SALERA e MATHEUS.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.2.4 A Família de HÉLIO SALERA (“tio Hélio”)



HÉLIO SALERA (03-07-1927), comerciante, casou-se com GABRIELA OLIVEIRA SALERA (apelidada de “Zizinha) com quem teve um casal: (1) MARIA DE FÁTIMA SALERA (29/06/1957) e (2) ELOI SALERA DE OLIVIERA (26/10/1959). O “tio Hélio” era dono de um açougue e também possuía um bar que se chamava “Bar SALERA”. Ele gostava muito de tocar violão, cantava muito bem, e adorava preparar guloseimas e aperitivos gostosos para servir aos filhos, netos, sobrinhos e amigos. GABRIELA OLIVEIRA SALERA faleceu em 07/04/1979 e HÉLIO SALERA faleceu em 1994.



Algumas informações sobre os 02 filhos do casal, HÉLIO SALERA e GABRIELA OLIVEIRA SALERA.



MARIA DE FÁTIMA SALERA tem 02 filhas: LUCIANA SALERA (nascida em 09/04/1982, na Maternidade Otaviano Neves em BH) e AMANDA SALERA (nascida em 29/08/1985, na Maternidade Odete Valadares em BH). Em 27/09/1999, ela e as duas filhas mudaram-se para Toronto. Lá, AMANDA SALERA casou-se com VITOR ALMEIDA (brasileiro nascido no Rio de Janeiro e naturalizado canadense) e teve 01 filha: SARA SALERA ALMEIDA. Hoje, FÁTIMA, a filha caçula e sua neta residem em Toronto e freqüentam a Igreja Assembléia Internacional de Deus em Toronto. LUCIANA SALERA retornou para o Brasil em 2002 e atualmente reside em Macaé, Estado do Rio de Janeiro.



O seu filho caçula, ELOI SALERA DE OLIVEIRA, comerciante, é casado com RITA DE CÁSSIA DA ROCHA SALERA (21/09/1962) de BH e tem 04 filhos: RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA (14/04/1983), GUILHERME HENRIQUE DA ROCHA SALERA (28/03/1985), THIAGO SALERA (08/03/1990) e BRIAN SALERA (28/11/1991). O primeiro filho, RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA, nasceu em BH; o segundo filho, GULHERME SALERA, nasceu em Itaúna. Em 1986, ELOI SALERA mudou-se para Toronto e, algum tempo depois, sua esposa e os dois primeiros filhos também foram para lá. No Canadá, o casal teve os outros dois filhos. RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA é casado com MICHELLE FIGUEIREDO SALERA (de origem portuguesa, nascida em 30/05/1984) e possui 01 filho: ADRIANO LUCA FIGUEIREDO SALERA (01/09/2007). GUILHERME SALERA é casado com DÉBORA SALERA (27/03/1984). Toda a família reside em Toronto, onde freqüentam o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



3.2.5 A Família de HELI SALERA (“tio Lili”)



HELI SALERA (30-01-1929), empresário, casou-se com TEREZINHA com quem teve 03 filhos: (1) ROSANGELA SALERA (nascida em 07/12/19...), (2) ROSELI SALERA e (3) JOSÉ RAIMUNDO SALERA. Atualmente, HELI SALERA está casado pela segunda vez, com ELIZABETH, sempre mantendo contato com outras famílias de italianos em BH. No final da década de 80, o “tio Lili” teve a oportunidade de visitar os nossos parentes da família SALERA que estão na Itália.



Algumas informações acerca dos 03 filhos do casal, HELI SALERA e TEREZINHA.



ROSANGELA SALERA casou-se em 1976 com WANDERLEY DE OLIVEIRA ANJOS, e passou a assinar ROSANGELA SALERA DE OLIVEIRA ANJOS. Em 1983 tiveram uma linda filha do coração que se chama TATIANA SALERA DE OLIVERA ANJOS. Em 1984 tiveram outra filha TALITHA SALERA DE OLIVERA ANJOS (25/07/198...), e no ano seguinte tiveram outra linda garotinha, que chamaram de THASSIANA SALERA DE OLIVERA ANJOS. Por fim, em 1989, tiveram outro filho do coração que se chama THIAGO SALERA DE OLIVERA ANJOS, assim completando 04 filhos. Em 1990, toda a família mudou-se para Toronto, Estado de Ontário, Canadá. TATIANA SALERA é professora de Ginástica Olímpica, e juntamente com NELSON ASSUNÇÃO tem hoje uma filha de 4 anos que se chama BRIANNA ROSA SALERA DE OLIVEIRA ANJOS ASSUNÇÃO. TALITHA é gerente comercial. THASSIANA é estudante de culinária. THIAGO é estudante secundarista e gosta muito de jogar futebol. Hoje, todos moram em Toronto.



ROSELI SALERA PEDERIVA é casada com WILSON PEDERIVA e vive em São Paulo com os 03 filhos: (1) MARCELO PEDERIVA, (2) PATRÍCIA PEDERIVA e (3) AUDREY PEDERIVA. Todos vivem em SP. PATRICIA PEDERIVA é professora de inglês.



JOSÉ RAIMUNDO SALERA vive em BH.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





4. Fontes de consulta



AFFONSO DE CERQUEIRA LIMA. 1981. O maravilhoso presépio do Sr. HUMBERTO SALERA. Publicado no Jornal Tribuna Itaunense, edição Especial de Natal, dezembro de 1981. Itaúna – Minas Gerais.



GUARACY DE CASTRO NOGUEIRA. 1992. Umberto Salera. Itaúna (MG). Disponivel em: http://www.emporiodahistoria.com.br/pages/recentes.html. Acessado em 28/12/2007.



FOLHA DO POVO. 2006. Presépio do museu também é atração em dezembro. Publicado no Jornal Folha do Povo, edição nº 564, pág. 04, de 16/12/2006. Itaúna – Minas Gerais.



VEX ENGENHARIA LTDA. 2008. Edifício Antônio Salera. Disponível em: http://www.vexengenharia.com.br/imovel.asp?imovel=43. Acessado em 13/01/2008.



http://www.consbelohorizonte.esteri.it/Consolato_BeloHorizonte



http://www.ferias.tur.br/informacoes/3267/itauna-mg.html



http://www.jornalspasso.com.br/descobrindo_itauna_cultura.php



http://www.orkut.com – “Comunidade Família Salera”





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





5. Agradecimentos



Agradeço imensamente aos meus pais, irmãos, tios, primos e demais familiares que contribuíram para que essa antiga proposta de resgatar informações de nossa família se concretizasse. A essas pessoas devem ser dados os créditos desse singelo trabalho, e qualquer eventual erro ou omissão correm por minha conta.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





Gurupi – TO, Dezembro de 2007.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui