Usina de Letras
Usina de Letras
233 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que é "UM CURSO EM MILAGRES" * -- 17/03/2008 - 10:32 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que é "Um Curso em Milagres"?





Por que é tão difícil responder esta pergunta? Finalmente descobri o por que. Quando você pergunta o que é algo, você espera que a resposta se encaixe em uma categoria familiar. Por exemplo, digamos que você não saiba o que é Jainismo. E quando você pergunta o que é, te falam, "Jainismo é uma religião". Isso o ajuda porque religião é uma categoria que você já construiu em sua mente. Em algum lugar em sua mente há um arquivo onde na pasta "religião" você armazena tudo o que é associado com religião. Agora, simplesmente você aplica esta categoria familiar a esta palavra nova e pouco conhecida chamada Jainismo. E você logo raciocina, "Ora, então Jainismo é uma religião, que provavelmente tem uma crença em Deus ou algum princípio espiritual, provavelmente tem escrituras e formas de adoração, talvez tenha templos ou santuários, talvez algum tipo de sacerdócio", etc.



É por isso que é complicado responder a pergunta, "O que é Um Curso em Milagres?" É extremamente difícil de colocá-lo em uma categoria específica. De fato, enquanto estava escrevendo este artigo, lembrei-me de uma entrevista na qual Richard Smoley, antigo editor da revista Gnosis, lutava com este mesmo assunto, discutindo se o Curso era uma forma de Vedanta, ou Cristianismo esotérico, filosofia da Nova Era, ou Gnosticismo. O motivo desta questão ser tão difícil de especificar precisamente, talvez seja este: O Curso não se ajusta a nenhuma categoria. Não há nada no mundo que seja igual a ele. Dessa forma, não há nenhuma pasta mental na qual podemos arquivá-lo.



Em lugar de encaixar-se em uma categoria, o Curso na verdade cai em várias. E, em geral, estas categorias simplesmente não combinam em nosso mundo. Por exemplo, se você descrever Um Curso em Milagres como um curso educacional, a pessoa nunca imaginaria que ele também parece ser uma escritura canalizada. Em nosso mundo, essas duas categorias não combinam. Estando dentro de ambas as categorias, o Curso estendeu os limites ao redor e entre eles. Isto é algo que ele faz habitualmente. O Curso se encaixa em uma categoria que logo transcende, unindo-a com categorias consideradas diferentes da anterior, e assim dissolvendo as barreiras que o cercam.



Estas são poucas palavras sobre o que o Curso é e de onde veio. Eu comentarei isso depois. Agora, eu quero apresentar as nove categorias que eu vejo como necessário para descrever o Curso. Essa é a minha resposta à questão o que é Um Curso em Milagres?



1. Um Ensino Espiritual Canalizado



Esta provavelmente é a categoria principal na qual as pessoas citam o Curso. As pessoas o vêem como uma coleção de ensinos espirituais, supostamente originários de um ser não físico, canalizado por uma pessoa viva. Esta é a razão para grande parte da popularidade do Curso. As pessoas ficam fascinadas ante a possibilidade de adquirir sabedoria diretamente de um plano mais elevado. Ainda assim esta categoria também é a razão por que o Curso tem sido praticamente ignorado por respeitáveis instituições. O interesse acadêmico (de psicólogos, filósofos ou teólogos) por um ensino espiritual canalizado é praticamente igual ao interesse acadêmico pelas histórias de revistas de fofocas.



O Curso ajusta-se nesta categoria; ele é um ensino espiritual canalizado. Embora gostemos de dizer que foi "escrito" por Helen Schucman, é igualmente correto dizer que foi canalizado através dela, porém, infelizmente esta categoria não diz muito sobre o Curso. Não esclarece o que o Curso diz, o que ele ensina. Em vez nos esclarecer, esta categoria pode nos enganar facilmente. "Ensino espiritual canalizado" traz automaticamente a nossa mente a Nova Era e personagens como a da Ramtha e Lazaris, contudo os ensinos do Curso não devem ser classificados como Nova Era. Embora o Curso coincida com a Nova Era, seus ensinos se chocam diretamente com muitos termos básicos da Nova Era.



2. Um Moderno Curso Educacional



O Curso assemelha-se claramente a um moderno curso educacional. É por isso que se chama "curso." Tem um Texto que é para ser estudado; um Livro de Exercícios com exercícios práticos; e um Manual de Professores elaborado para estudantes avançados que vão de algum modo ensinar este curso aos seus "alunos". O Curso conduz seus estudantes por uma série de lições (um conjunto chamado de "currículo"), usando várias "ferramentas de aprendizagem" que confrontam o que chamamos de "resistências de aprendizagem". A meta final é que o estudante aprenda um conjunto particular de idéias, ou seja, um sistema de pensamento, e o ensine aos outros. Finalmente, como qualquer curso educacional, o Curso surgiu por intermédio de dois educadores profissionais.



Porém, Um Curso em Milagres não é como nenhum outro curso educacional jamais imaginado. Quantos cursos educacionais também são ensinos espirituais canalizados?





O Texto do Curso está escrito de uma forma que não existe em nenhum livro do mundo, sendo também (como veremos adiante) uma escritura e uma obra de arte.



Fazer as lições do Livro de Exercícios, significa exercer uma prática espiritual, tanto quanto uma pessoa faria no Oriente. Embora ensinar o Curso para os outros, muitas vezes signifique transmitir conceitos intelectuais, ele significa principalmente ser um exemplo vivo de amor e perdão.



O Curso critica, portanto a educação convencional, dizendo que somente ensina "à mente milhares e milhares de nomes estranhos" (LE-pI.184.5:2), nomes que dividem a realidade em lugar de revelar a sua unidade básica. Em contraste, o Curso quer reeducar nossa mente no nível mais profundo, redespertando nossa consciência da unidade de todas as coisas.

O que nós "adquirimos" com o Curso é uma nova lente pela qual nós vemos o mundo. Esta lente, ao transformar nossa percepção, também transforma nossa condição de experiência básica. Quantos cursos educacionais visam nos liberar da escravidão da limitação humana?



3. Uma Comunicação Pública de Jesus



Claro que jamais podemos provar que o Curso foi escrito de fato por Jesus. Mas é assim que ele se caracteriza. Esta é uma categoria na qual se coloca. O autor do Curso escreve claramente de modo a deixar claro que ele é o indivíduo que a história conhece por Jesus. Ele refere-se ao nascimento, aos ensinamentos, aos milagres, aos seus Apóstolos, experiência no jardim de Gethsêmani, crucificação, a ressurreição, e ao modo como a história o tem visto.



Eu digo "comunicação pública" porque o material foi claramente elaborado com um propósito de ir além de seus "receptores" originais. Foi planejado para uma população futura de estudantes a quem o autor se dirige ocasionalmente como um grupo:



"Meus irmãos na salvação, não deixem de ouvir minha voz e de escutar minhas palavras" (T-31.VIII.8:1); "Meus irmãos, unam-se a mim nisso hoje" (LE-pII.264.2:1).



Como há muitos livros canalizados que reivindicam ser de autoria de Jesus, esta categoria pode parecer como uma repetição da primeira categoria ("ensino espiritual canalizado"). Contudo minha intenção nesta categoria não é colocar o Curso ao lado de outras comunicações canalizadas supostamente de Jesus, mas colocá-lo há 2.000 anos ao lado do ministério de ensino de Jesus.



Ao contrário de qualquer outra coisa que eu já vi, o Curso, em minha opinião, merece ser totalmente comparado ao ministério de ensino original de Jesus.



Em 1990 no livro "O Irmão Mais Velho", escrevi que o autor do Curso e o Jesus histórico (como revelado por modernos estudos acadêmicos) são personagens surpreendentemente semelhantes. O paralelo entre eles, no meu ponto de vista, é impressionante. Aqui faço um breve relato deles (baseado nos estudos de Marcus Borg sobre o relato do Jesus histórico): No lugar de focalizar eles e suas funções, ambos personagens (o Jesus histórico e o autor do Curso) são na verdade professores, professores de um caminho de transformação. Ambos falam de dois modos opostos de ser. Um é o modo de vida convencional, que está centrado em nossas preocupações, com apego ao ego e seu desejo de ser especial, rico, "amado", e seguro. O outro é o caminho de Deus. Este caminho está centrado em Deus, Aquele que não é conhecido como um punidor de pecados, mas como um Pai de generosidade e amabilidade extraordinárias.



O ponto central do caminho de Deus é a noção de perdão. Da mesma maneira que Deus perdoa nossos pecados livremente, assim nós temos que perdoar os pecados dos outros livremente. Esta se torna a base para um novo modo de convivermos em qualquer tipo de relacionamento.



Ambos os professores desviam-se dos líderes religiosos e dos formadores de opinião pública e fazem uma comunicação direta com as pessoas comuns. Eles procuram nos alcançar no meio de nossa absorção do caminho do mundo, para nos conduzir para o caminho de Deus. Eles fazem isto usando nossas formas familiares (seja verbal, social, ou religiosa), mas preenchendo essas formas com conteúdos radicalmente novos.



Ambos são os mestres criativos das palavras, que usam para efetuar uma transformação de percepção, para nos trazer um novo modo de ver. Ambos pegam suposições humanas universais e as invertem completamente em suas cabeças. Por estes meios, ambos buscam efetuar em nós uma reversão interna, muito além do que poderíamos imaginar. Esta reversão interna, através de um novo código de comportamento, é a meta do caminho que eles ensinam. Uma vez que experimentamos esta reversão, ambos pedem para sairmos como professores e curadores, estendendo este novo caminho a outros.



Como eu disse, não podemos afirmar categoricamente que Jesus de Nazaré é o autor do Curso. A semelhança é tão impressionante, que a alegação chega ao domínio do possível. Para mim, "Uma Comunicação Pública de Jesus" é talvez a categoria principal pela qual eu vejo o Curso.





4. Um Sistema Psicológico, Teórico e Terapêutico





Uma das características mais visíveis do Curso é sua natureza psicológica. Está repleto de termos psicológicos como: projeção, separação, sistema delusório, sonhos, alucinação, negação, defesas, insanidade, ego, fantasia, culpa, e percepção. Estes não são termos isolados, mas parte de um vasto sistema inter-relacionado de psicologia. Não importa o que dissermos sobre este sistema, temos que admitir que é brilhante.



Este sistema claramente explica os processos mentais cotidianos como pensamento, desejo, crença, emoção, e percepção. Mas nos explica à luz das dinâmicas ocultas do inconsciente, e no final, a luz da nossa natureza divina fundamental.



Esta psicologia, portanto é a ponte entre a mente na terra e a mente no Céu. Diz que nossa principal doença não tem suas raízes em traumas de infância, mas na crença da separação de Deus. Nós experimentamos uma ruptura psicótica, diz, não da realidade percebida, mas da realidade transcendental. Como resultado, entramos em um estado delusório e ficamos alucinados num mundo cruel de separação de Deus, mundo esse que na realidade não existe.



Este sistema não é somente teórico, ele também é terapêutico. Sua meta, como descreve várias vezes o Curso, é nos restabelecer a sanidade. Portanto a teoria só existe para apoiar o programa prático do Curso de cura de mente. Para este propósito, o Curso oferece centenas de exercícios mentais para curar uma mente cicatrizada pelo passado e destruída pela culpa. O Curso também sugere que seus estudantes avançados se tornem curadores mentais, e que sejam capazes de fazerem milagres nas mentes dos seus pacientes.



A natureza psicológica do Curso não deveria nos surpreender. Ele surgiu onde surgem a maioria das teorias psicológicas, ou seja, em um departamento universitário de psicologia. Ele também se originou da moderna psicologia. O Curso não é de autoria de dois psicólogos acadêmicos, mas ditado para eles por uma voz interior. E esta voz interna expressou fortes críticas em relação à psicologia moderna, dizendo que ela (referindo-se ao significado de "psicologia") não é o estudo da mente, mas o estudo do ego, e que a natureza ilusória do ego é de fato reforçada por ser estudada, e que o ego na realidade é o professor do empreendimento inteiro (veja T-14.X.8:4-9).





5. Uma Escritura Inspirada de Linhagem Bíblica





Todos estamos familiarizados com o conceito de "escritura inspirada". Trata-se de um livro revelado por inspiração divina através de um mensageiro, (ou mensageiros) humano especialmente escolhido. Este livro é visto como uma comunicação da Vontade divina, e assim assume autoridade elevada sobre seus seguidores, e tornando-se também a base para as suas vidas espirituais.



Para um livro se tornar uma escritura revelada, precisa de duas coisas: a história de sua origem "sobrenatural", e pessoas que o adotam como a base sagrada de suas vidas espirituais. Um Curso em Milagres claramente tem ambas.



Eu acredito que o Curso não só é um tipo de escritura, como ele também parece se ver como uma nova Bíblia. Se percebe claramente a sua descendência da Bíblia. Como Allen Watson mostrou no livro "Vendo a Bíblia de Outra Maneira", o Curso freqüentemente recorre à Bíblia (contendo mais de 800 passagens bíblicas ), usa termos e símbolos da tradição bíblica (particularmente contei trinta e cinco), e tem o mesmo personagem principal (Jesus). Como na Bíblia, o Curso conta a história de nossa viagem coletiva, do nosso começo em harmonia com Deus até nossa queda ou separação Dele, do processo de redenção sob o plano do Espírito Santo até o fim do mundo e nossa reunião com Deus. E da mesma maneira que a Bíblia foi considerada tradicionalmente como vindo do Espírito Santo, assim, o Curso se considera inspirado pelo Espírito Santo (isto é citado no LE revisão III-VI).



O Curso também afirma claramente possuir uma autoridade mais alta que a Bíblia, por corrigir suas passagens, e uma autoridade para dizer "realmente" o significado de alguns versículos (geralmente um significado totalmente diferente do que os escritores bíblicos pretendiam), e, o mais importante de tudo, a autoridade para fundar um novo caminho espiritual. Em resumo, o Curso se vê como uma nova Bíblia, que está na linhagem da Bíblia mas que tem uma autoridade que supera a Bíblia.





6. Um Caminho de Iluminação



Embora o Curso esteja arraigado na tradição religiosa Ocidental, ele também compartilha padrões profundos da espiritualidade Oriental. As religiões do Oriente têm se infiltrado em nossa cultura há mais de um século, e assim a maioria de nós está familiarizada com pelo menos alguns dos seus temas básicos.



No Ocidente, o padrão clássico para o nascimento de uma tradição religiosa é a idéia de que Deus falou através de um mensageiro escolhido. No Oriente como podemos perceber, o padrão clássico é bastante diferente, ou seja, é uma pessoa que rasgou o véu de maya, que enxergou além das aparências ilusórias do mundo, que se livrou do sonho profundo da humanidade e despertou para o que é real. Tal pessoa foi liberta da condição humana.



Agora ela pode ensinar o caminho para outros. Os seguidores vêm a ela e ela lhes ensina o novo caminho, o seu caminho de iluminação. Este caminho consiste em ensinamento e prática. Os ensinamentos reeducam o modo de ver o mundo do seguidor, lhe falando que as causas dos seus sofrimentos está no seu ego pessoal, e que a cura é a compreensão da sua verdadeira natureza. A prática consiste em treinar e disciplinar a mente, especialmente na arte da meditação, que lhe permitirá se separar do mundo dos sentidos e se identificar com quem ele realmente é. O ensinamento e a prática servem para liberar o aspirante da ilusão e o colocá-lo num estado mental de iluminação, ou seja, o mesmo estado mental que o seu professor atingiu.



Não há nenhuma dúvida de que o Curso segue este padrão. Cada frase descrita acima pode ser aplicada ao Curso. Estranhamente, então, o autor do Curso se assemelha ao mestre iluminado do Oriente, e também assume ser Jesus Cristo, o salvador pessoal do Ocidente.





7. Um Sistema Filosófico de Idéias





Filosofia é notoriamente uma coisa difícil de definir. Antes de responder ao chamado para ensinar o Curso, eu havia planejado ter uma carreira de filósofo, mas ainda não posso propor uma definição boa sobre o que é filosofia. Assim, consultei a Enciclopédia Britannica: "a consideração racional, metódica, e sistemática desses tópicos que são de maior preocupação humana.



A Filosofia usa um processo reflexivo e meditativo de lógica, raciocínio e especulação (ao invés de um processo científico baseado em evidência empírica) para buscar respostas às grandes perguntas:



O que é real? (o ramo da filosofia conhecida como metafísica)?

Quais são as nossas verdadeiras responsabilidades em relação a nossos irmãos (o ramo da ética)?



O que é conhecimento, e como nós podemos conhecer algo (o ramo da epistemologia)?



Como podemos viver uma vida sábia e boa?



Definido deste modo, o Curso é certamente um sistema filosófico. Usa argumento bastante lógico para apoiar um sistema vasto de idéias. Este sistema dá respostas às perguntas mais profundas da vida, inclusive respostas nas áreas filosóficas tradicionais de metafísica, ética, e epistemologia. Ele se apoia na visão do que é real (metafísica), dizendo que só o espírito informe, unificado é real, e que o tempo, espaço, forma, e mudança são ilusões. Fala extensamente da nossa responsabilidade com outros (ética) que é ignorar as aparências externas que os mostram como pecadores, para estender o perdão a eles, e reconhecer nossa unidade com eles. Ensina que nós somente conhecemos verdadeiramente uma coisa (epistemologia) quando nos unimos completamente a ela e apagamos as idéias que dizem sermos diferentes uns dos outros. Então, o conhecimento não é atingido no plano da percepção, que é o plano do sujeito e do objeto.



Embora seja profundamente filosófico, o Curso discorda fortemente da filosofia tradicional. Vê feitos intelectuais como dispositivos para inflar o ego (C-In.3:6-7). Vê nas intermináveis discussões da filosofia, controvérsias, e definições complicadas, uma defesa sutil contra a Verdade, e o fato é que este processo nunca chegou à verdade que alega buscar (veja LE-pI.66.3). O Curso simplesmente não se interessa por buscas intelectuais para sua própria causa. Só está interessado nas verdades que podem nos trazer a uma experiência da verdade.



Portanto ele se descreve abertamente, "Este não é um curso de especulação filosófica" (C-In.1:1).





8. Uma Obra de Arte Literária





O ensino do Curso é expressado de uma forma estranha para um sistema intelectual. Em vez de ser escrito numa forma fria com termos técnicos, seu sistema é composto de personagens (Deus, o ego, o Espírito Santo, você) interagindo entre si e movendo-se em lugares (Céu, o mundo, a região fronteiriça, o portão do Céu) e eventos (a separação, a Segunda Vinda, o Último Julgamento, o passo final). Portanto este sistema intelectual também tem alguma semelhança com uma história épica.



Estas descrições também nos ajudam a situar o Curso nesta categoria. Como disse Greg Mackie, o Curso é uma grande obra de arte. Não posso descrever melhor do que ele fez no seguinte parágrafo: "Em vez de linear, como Ken Wapnick mostrou, o Curso é escrito sinfonicamente: Introduz temas, os explora, os coloca de lado, e depois os reúne explorando suas correlações como uma sinfonia. Em vez de frases simples, o Curso é escrito poeticamente: grande quantidade de frases são escritas em pentâmetro iâmbico, e até mesmo as partes não escritas neste método, têm uma qualidade poética, ocasionalmente usando até aliteração e rima. Em vez de uma linguagem direta, o Curso recorre freqüentemente a linguagem literária de símile, metáfora, símbolo, personificação, imagem, e alusão. E em lugar de definir cuidadosamente seus termos, o Curso, como muita literatura e poesia, usa termos que são mais sugestivos que definitivos. Raramente os termos escritos são estritamente definidos. Ao invés disso têm significados flexíveis que dependem do contexto das palavras. Todas estas técnicas ressaltam a profundidade do Curso; elas revelam camadas profundas de significados e beleza, palavras livres das limitações de definições rígidas, e essas técnicas até abrem conotações e conexões mais profundas". Greg nos mostra que o Curso usa as técnicas da arte literária, porque compartilha os objetivos da arte. Como arte, nos move emocionalmente para um novo jeito de ver. O Curso vê nossas mentes mudando para uma nova percepção como a própria essência da salvação.





9. Um Manual Sobre Como Curar Pessoas, Curar Relacionamentos, e Salvar o Mundo





Esta categoria final é uma mistura de algumas categorias familiares. Por exemplo, há livros sobre como ser um curador espiritual ou como ajudar pessoas. Há cursos sobre como curar relacionamentos.



Eu estou voltando um pouco atrás nestas categorias específicas para criar uma categoria geral a qual eu poderia reformular deste modo: um manual para se transmitir aos outros algo que cura, salva e une.



O Curso coloca uma ênfase profunda nos relacionamentos. Eu nunca vi um caminho espiritual (especialmente um caminho que vê o mundo como uma ilusão e que aponta para uma união mística além deste mundo) enfatizar tanto os relacionamentos humanos. Na visão do Curso, o assunto central de nossa vida é o que nós passamos para as outras pessoas. Disso depende a liberação de nosso sofrimento e o despertar para Deus.



O Curso nos ensina constantemente como estender nossa luz aos nossos irmãos. Seu principal ensinamento o perdão, não é só um remédio para nossas próprias mentes. É também um remédio para curar as outras pessoas.



Ele perdoa o que eles acham que fizeram contra nós, e que na verdade era causa secreta de suas aflições. O perdão pode até mesmo curar seus corpos, pois de acordo com o Curso, a doença é a uma manifestação externa da culpa reprimida.



O perdão também cura relacionamentos, abrindo o verdadeiro caminho para a união. Reconcilia as pessoas, derrubando as paredes que foram construídas com os tijolos do ressentimento. Perdão pode até mesmo salvar o mundo. Afinal o que mantém nosso mundo em sofrimento e uma milenar antipatia entre os países por séculos?



Portanto, as metas do Curso vão bem além do estudo individual do Curso. Mas o estudante individual é o agente destes objetivos maiores.



O propósito do Curso é transformar seus estudantes em operadores de milagres, salvadores do mundo, cujo perdão cura e também muda tudo que entra em contato com ele. Na realidade, o título, Um Curso em Milagres, significa "um curso para aprender a estender milagres a outras pessoas. A palavra "milagre" no Curso refere-se principalmente a um evento interpessoal, uma cura que estende de minha mente para a sua. Então, Um Curso em Milagres é realmente um curso sobre como curar pessoas, curar relacionamentos, e salvar o mundo. Isto não deveria parecer surpresa, pois esta foi a necessidade imediata que o Curso veio suprir. Veio como uma resposta para duas pessoas que estavam buscando "uma maneira melhor" de se relacionar, um modo para curar suas relações conflituosas, uma maneira que permitiria que as pessoas simplesmente pudessem conviver em harmonia.



Nossas mentes ficam sempre fascinadas, quando algo foge dos moldes antigos e novos horizontes se abrem. É o sinal dos gênios. É a definição da verdadeira criatividade.



Como um livro pôde sacudir tantas formas de pensamentos?



Você pode até perguntar "Como pode haver no planeta um livro como este"?



Para nós, as categorias que nós herdamos de nossa cultura começam como pastas de arquivo úteis, enquanto nos permitem classificar o que nós vemos e entender coisas novas. Mesmo assim eles representam uma armadilha inerente.



Nós os aceitamos sem nenhum questionamento e começamos a viver dentro destes sistemas, raramente questionando suas limitações. No final, essas limitações se tornam as grades da nossa prisão. Nunca nos ocorre que podemos deixar estas pequenas celas.



O autor do Curso chegou até as nossas categorias familiares de um modo completamente diferente. Ele entrou nestas categorias com muita boa vontade. Ele fez o Curso à maneira de um curso educacional; colocou o livro na linhagem da Bíblia; concebeu um sistema filosófico; projetou um sistema psicológico; etc. Isto a princípio pode levar a pessoa a supor que ele naturalmente aprova todas estas categorias.



Mas essa suposição é logo desfeita. Ele pode usar o padrão de um curso educacional, mas tem críticas ao método de educação que conhecemos. Ele pode colocá-lo como sendo um livro que reflete a Bíblia e usar citações bíblicas, mas ele nos oferece muitas correções de passagens bíblicas, conceitos bíblicos, e a tradição bíblica inteira. Ele pode ter concebido um sistema filosófico, mas faz declarações contestando os métodos, objetivos, e resultados da filosofia. Ele pode ter elaborado o seu próprio sistema de psicologia, mas afirma que o empreendimento inteiro da psicologia comum é controlado pela nossa doença psicológica central: o ego.



Em outras palavras, toda vez que o Curso se encontra com uma de nossas categorias familiares, ele a reformula.



Ele joga fora tudo que é velho e ultrapassado, e o mais importante, derruba todas as paredes que separam essas categorias. Como resultado, sua pequena célula é conectada a outras células que pareciam ser isoladas umas das outras. Um curso educacional se torna um caminho de iluminação espiritual. Uma escritura inspirada se torna um trabalho de filosofia sistemática. Um sistema psicológico se torna uma obra-prima artística. Nove pequenas células se convertem numa sala grande e arejada onde todas elas coexistem harmoniosamente.



Mas como isto pode ser ?



Minha única explicação é que o Curso veio de uma mente muito mais evoluída que a nossa, uma mente que transcende todas as nossas pequenas categorias separadas, uma mente que não divide a vida em pequenos cercados. Ao invés disto, esta mente tem uma visão mais longínqua, cheia de conexões, com fluxos que correm desimpedidos por todos os nossos limites de propriedade. Em resumo, esta mente parece ser exatamente o que o Curso descreve sobre a mente de seu autor: uma mente sem limites.



Embora a mente do autor transcenda nossas categorias familiares, ele está sempre disposto a trabalhar dentro delas para nos localizar. Elas não são suas categorias. Ele não vive dentro delas, nem obedece suas fronteiras. Mas ele sabe o que eu disse no começo deste artigo, que categorias familiares são ferramentas úteis para localizar a mente humana. Embora estas não sejam as suas categorias, ele as utiliza para atingir nossas mentes.



E quando ele utiliza estas categorias, mostra-se um mestre delas. Embora ele não raciocine como na cultura humana, ele é um mestre no uso de suas formas. Como podemos ver, onde coloca suas mão, ele é o mestre. Sua lógica é infalível. Sua arte é empolgante. Suas observações psicológicas são incontestáveis. Sua instrução prática funciona. Tudo o que ele toca traz a marca do seu domínio.



Quando eu contemplo tudo isso, naturalmente penso em Deus. Fico imaginando como Deus seria se Ele fosse se expressar em nosso mundo (o que, de acordo com o Curso, Ele faz através do Espírito Santo e Jesus). Sua Mente, com Sua Infinitude, tem que transcender as pequenas gavetas mentais que construímos dentro da cultura humana. Ele nunca poderia se ajustar em nossos minúsculos compartimentos mentais. Ainda assim Ele usaria alegremente nossas gavetas, nossas formas culturais, e assim fazendo Ele poderia nos localizar de modo que pudéssemos entender. Sendo Deus, Ele claro que seria um mestre no uso destas formas. Ainda sendo seu mestre, Ele vai criativamente reformulá-las segundo Seu propósito. E Ele faria tudo isso simplesmente porque Ele quis nos localizar, para nos "beijar através das trevas", como disse uma vez o poeta. Em minha opinião, Um Curso em Milagres é um claro exemplo de que Ele o faz.





Qual é propósito

de um Curso em Milagres?





O propósito do Curso é nos ajudar a lembrar quem ou o que nós somos (T-9.I.2:4) através da prática do perdão.



Somos Filhos inocentes de Deus, totalmente amorosos, totalmente amáveis, a criação perfeita de Deus que nunca esteve separada de Deus por causa do pecado. Perdoar os outros é perceber que, embora eles possam ter cometido erros que precisam de uma correção amorosa, eles não são culpados por nenhum pecado, nem merecedores de castigo, ou desmerecedores de amor.



Perdoar os outros me permite perdoar a mim mesmo. Desaprendendo a nutrir pensamentos baseados na culpa e no medo, e aprendendo a ter pensamentos amorosos, eu ganho paz de espírito e lembro a minha verdadeira Identidade.





O que é um Milagre?





No significado tradicional, milagre é um evento natural ou sobrenatural no qual a pessoa vê um ato ou uma revelação de Deus.



Na terminologia do Curso, milagre é uma intervenção de Jesus ou do Espírito Santo em nossas mentes que muda a percepção, de modo que possamos ver a inocência em vez da culpa. A definição principal de "milagre" no Curso é a extensão curativa de uma mente de amor para outra mente.



Um milagre é uma correção. Ele não cria, e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação, e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. No entanto, prepara o caminho para a volta da intemporalidade e do despertar do amor, pois o medo tem que desaparecer com o gentil remédio que ele traz. (LE-pII.13.1).



Por que o título "Um Curso em Milagres"?



A Voz escolheu o título acima, e começou o ditado com as palavras:



"Este é um curso em milagres, por favor faça as anotações." As palavras individuais do título significam:



"Um"



O Curso é um ensino que ilumina um caminho de volta para Deus. Não alega ser o único caminho. Na visão do Curso, outros caminhos espirituais, conduzem para a mesma meta, que é unidade com Deus, cada um a seu próprio modo.

"No final todas as tentativas terão sucesso por causa do seu propósito" (T-18.VII.5:9).



"Curso"





Os livros apresentam um curso de estudo e de prática elaborados para que os seus estudantes possam realizar milagres. Como um curso ele é para ser estudado e praticado. Outro termo para o "curso" é "caminho"; este conjunto de livros apresenta um caminho que conduz à Deus.



"Milagres"





Milagre é o ato do Espírito Santo estender o Amor de Deus da nossa mente curada para curar a mente das outras pessoas. Portanto este é um curso que nos ensina como permitir que nossas mentes sejam curadas, para que tais milagres possam acontecer.



Cristianismo e o Curso



Quais as Diferenças do Curso e do Cristianismo Tradicional?



UCEM diferencia-se da doutrina Cristã nos seguintes pontos:



1 - Deus não criou o mundo. O mundo físico é ilusório e é o resultado da projeção do ego que é a idéia de separação. Nos Esclarecimentos de Termos lemos : "O mundo que você vê é uma ilusão de um mundo. Deus não criou o mundo, pois o que Ele cria tem que ser eterno como Ele" (manual, p.81; C-4.1).



A principal doutrina dos cristãos é que o mundo físico é real, e que Deus criou o mundo. O Credo Cristão começa com as seguintes palavras: "Creio em Deus-Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da TERRA".



2 - Jesus não é o único Filho de Deus; no Curso o termo "Filho de Deus" inclui todos seres humanos. Jesus não é uma deidade para ser adorada, mas um irmão mais velho, diferindo de nós somente no tempo, dado que ele foi o primeiro a se lembrar da sua verdadeira Identidade como o Cristo, uma Identidade compartilhada por todos nós.



No Cristianismo tradicional, Jesus foi "O filho unigênito de Deus", e o restante de nós somos filhos adotados." (conforme o Apóstolo Paulo escreveu na Epístola aos Gálatas, Ga 4:5)



3 - O sistema de pensamento do Curso é Monoteísta e não Dualista. Ou seja, o Curso advoga a existência de somente um poder, Deus, sem oposição de qualquer força maligna ou diabólica.



4 - No Curso não há nenhum inferno, a não ser aquele criado por nossos próprios pensamentos como uma auto-punição. O Curso ensina que no final todo mundo se lembrará de Deus e retornará a Ele, e que, na realidade, estamos separados Dele somente em nossa imaginação.



5 - O Curso contesta categoricamente a idéia de expiação substitucionária ou "salvação vicária"; ou seja, o conceito de que quando Jesus morreu na cruz, Deus o estava castigando pelos pecados de toda humanidade, e que ele sofreu e morreu por nós, para que recebêssemos a Vida Eterna. Para o Cristianismo o pecado é real, e Jesus pagou um preço bem alto pelos nossos pecados.



Para o Curso o pecado é irreal, um erro a ser corrigido, em vez de castigado, e a salvação não exige nenhum sacrifício. A expiação não é o preço pago pelo pecado, mas simplesmente a correção de nosso erro em acreditar que a separação de Deus é real.



Por que a Mensagem Universal do Curso Emprega o Simbolismo Cristão, Usando Palavras Como "Cristo", "Espírito Santo", e "Salvação"?



Por uma razão ou outra, quase todo mundo tem problemas com a linguagem do Curso. Pessoas influenciadas por alguma ramificação do Cristianismo como os protestantes ou os católicos têm um tipo de problema. Judeus, ateus, e pessoas de religiões não-cristãs podem ter resistências com relação às palavras cristãs. E as pessoas, como eu, que tiveram momentos felizes no círculo evangélico, podem ter dificuldade de se livrar de algumas definições bíblicas que aceitaram por muitos anos.



Basicamente o Curso redefine todos os termos. Jesus fez praticamente a mesma coisa com os escritos religiosos do seu tempo.



Os judeus pensavam que o "Reino de Deus" era um reino político, militar; e Jesus ensinou que o Reino de Deus está dentro de nós. Ele usava as mesmas passagens e símbolos, mas os ensinava em um novo contexto, e ele faz a mesma coisa no Curso.



Todos esses termos cristãos recebem novos significados no Curso, e é importante não ler os antigos significados, mas deixar que o Curso os redefina para nós.



Opinando sobre o UCEM



"De todos os milagres da vida, que são eventos não inteiramente compreendidos ou previsíveis, o milagre da transformação moral e espiritual é o mais duradouro e importante. Este Curso em particular aborda este caminho à sua própria maneira. O Curso indica que não é apenas para ser lido, e sim realizado. Seus valores para o indivíduo, portanto, deveriam ser medidos pelos resultados pessoais de uma vida dessa forma transformada. Aqueles que conheço e que empreenderam este estudo neste espírito, podem testificar a sua transformação".





Glenn A. Olds, PhD, 56, Presidente da Universidade De Kent, ex-embaixador dos Estados Unidos no Conselho Econômico das Nações Unidas

________________________________________

"Será um terreno muito bom para aqueles que atuam no movimento da paranormalidade. Provavelmente é moderado para pessoas muito envolvidas com o fenômeno psíquico. Este curso me deu uma visão melhor para enxergar o espectro psíquico como um todo. Ele ensina como usar sua própria conduta como um ensinamento, e lhe dá os meios de examinar sua própria programação e de apagar velhas gravações. O curso provavelmente acabará sendo incluído entre os dez maiores clássicos espirituais de todos os tempos."



Ralph Blum, escritor, romancista e roteirista

________________________________________

"Fiquei extremamente surpresa com os aforismos das duas primeiras páginas. São muito poderosos. Me impressionei com os efeitos dos exercícios. Jamais vira algo assim antes. Não acho que seja para todas as pessoas mas é autêntico, seja lá de onde veio. Tendo conhecido a Dra. Helen pessoalmente, não consigo imaginar que tenha se originado nela."



Marilyn Ferguson - Editora do Brain/Mind Bulletin, autora de "A Conspiração Aquariana".

________________________________________

"Tive uma experiência gestáltica interna de ver o todo enquanto fazia as partes. Ele integrou uma porção de coisas na minha vida. Reconheci muitas coisas que vinha tentando fazer e fiz conexões com coisas nas quais estava trabalhando. Passo por experiências difíceis de uma maneira transcendental."



Eleanor Criswell, PhD, Presidente da Associação para a Psicologia Humanística, professora associada de Psicologia na Faculdade do Estado de Sonoma, gerente editorial da Revista Somatics, e fundadora do Instituto de Psicologia Humanística.

________________________________________

"Vi uma porção de livros assim, a maioria fracos e banais, mas quando vi o material do Curso, achei bastante gracioso e elegante. É bastante direto, claro, vivaz, e redigido de uma forma intelectual. Acho que é cheio de insights psicológicos."



John White, jornalista, escritor, editor e professor.

________________________________________

"Eu ouvira dizer que o autor se dizia Jesus. Achei que pudesse ser, pela natureza do texto, e por algumas meditações. Este não é o único caminho, mas um que você pode entender intelectualmente. Tem afetado toda a minha vida."



Stanley Lamb, PhD, professor de Linguística na Universidade de Yale.

________________________________________

"O material de Um Curso em Milagres se adequa nas hipóteses cientificas atuais de que há uma inteligência criativa no universo. Ele providencia o elo que faltava para unir todos os sistemas de meditação. Temos tido tantos professores do oriente e do ocidente. Praticamente todos tem enfatizado que você pode fazer estas coisas, mas nenhum disse exatamente como. Este é o único material que realmente cria uma realização. Eliminou minhas úlceras e hipertensão... nunca vi nada com tamanha marca de autenticidade."



John Fetzer, presidente dos Detroit Tigers, proprietário de emissora de Rádio e TV. Presidente do Comitê de planejamento da liga americana.

________________________________________

"Para mim ele pega todas as idéias da Bíblia, dos sistemas espirituais tanto do Ocidente quanto do Oriente e mostra como eles devem ser aplicados no cotidiano. Estou absolutamente surpreso. Tenho mais paz agora. Este é um aprendizado inacreditável do amor incondicional. Fazer isso por si mesmo é incrível. Com bagagem científica, deveria ser difícil para mim negar o que os meus sentidos me dizem. Mas em holografia, por exemplo, você descobre que tudo é ilusão, de qualquer forma. Nada é sólido, apenas uma ilusão de desconsideração dos espaços ente os átomos e as moléculas. O Curso também me mostrou o que fazer com os efeitos psíquicos, e como integrá-los em um tipo de religião."



Douglas Dean, Químico, professor de programação e estatística. Antigo pesquisador associado à parapsicologia, curas e fotografia Kirlian na Faculdade de Engenharia Newark.

________________________________________

"O Curso veio até mim no momento em que precisava de uma orientação interior. Senti que minhas atividades externas deveriam ser guiadas por uma voz interior que eu vinha ouvindo por anos. Quando me abri para o Curso pela primeira vez, reconheci a voz que eu vinha ouvindo. Hoje me encontro em um profundo estágio de desenvolvimento espiritual, e o Curso é um dos meus maiores orientadores."



Barbara Marx Hubbard, Presidente do Comitê para o Futuro

________________________________________

"Tenho estado envolvido com o Zen e outras abordagens. O que é bastante significativo a respeito deste Curso para a nossa cultura é que ele chega à mesma meta, mas o faz em um contexto da religião cristã. Os outros membros da nossa organização o leram e ficaram bastante impressionados. Estamos estudando o Curso em grupo, e as mudanças que temos observado tem sido particularmente gratificantes para mim. Atualmente há 12 grupos na área com o total de 432 participantes."



Willian Roll, PhD, diretor de projetos da Fundação Para Pesquisas Psíquicas

________________________________________

"É algo que pode ser feito em pleno acordo com meus horários. Ficou mais fácil lidar com aborrecimentos diários e frustrações. A pessoa se sente capaz de transcende-los e enxerga-los como experiências de aprendizado. Para mim, é muito semelhante ao que Don Juan diz sobre apagar sua história pessoal. Funciona. Quando estava no hospital com uma úlcera hemorrágica, li a seção sobre a cura. Acho que por isso minha estada foi tão breve. Quando fizeram um raio-x, ela havia praticamente desaparecido."



Stanley Krippner, PhD em parapsicologia, escritor, e coordenador de programa no Instituto de psicologia humanística.

________________________________________

"Eu dou sete aulas gratuitas sobre o Curso por semana. O aspecto mais importante a este respeito para mim é que tenho um guia de confiança dentro de mim que me tem trazido mais paz e cura do que qualquer outra coisa que fiz nos últimos 13 anos. Eu o vi tocar as vidas de muitas pessoas mais radical e rapidamente do que qualquer outra disciplina que já ensinei. Parece-me que usa a mente para transcender a própria mente. É uma abordagem que leva a pessoa além do ponto onde é possível retornar, onde se percebe a própria natureza como sendo algo espiritual, e a própria função como a de ser o Filho de Deus. Meus irmão a minha volta são agora a fonte de minha salvação, em vez de serem uma influência negativa ou obstáculo ao meu crescimento. O curso fez a vida ser um processo espiritual orgânico."



Bruce Gregory. Instrutor do Método Silva de Controle Mental, ex gerente da CBS, presidente em Nova York da Spiritual Frontiers.

________________________________________

"Tenho usado o Curso o tempo todo em minha prática, especialmente com crianças com doenças graves ou terminais. Gostaria de compartilhar a essência da experiência excitante do Curso. Uma das coisas que ele faz é proporcionar um sistema que nos permite abrir mão do paradigma passado-futuro. Não é que nossas memórias sejam erradas, mas nosso apego emocional ao passado é irrelevante. .. De forma inesperada você começa a experimentar um senso de paz e uma extensão da vida. E difere muito da experiência religiosa em termos de instituição. Coisas que não deveriam ocorrer de acordo com as leis humanas acontecem de uma forma linda."



Gerald Jampolsky, psiquiatra, consultor do Centro para Cura das atitudes, em Tiburon California.



Fonte: http://www.umcursoemmilagres.com/oquee.html (enviado por Suely Costa)



Já foram, produzidos mais de 2.000.000 de exemplares em 16 línguas: Inglês, Alemão, Espanhol, Português, Hebraico, Russo, Chinês (Mandarim), Francês, Italiano e, recentemente, em: Holandês, Noroeguês, Polonês, Sloveno, Sueco, Croata, Czech e estão em processo de tradução novas línguas. No Brasil, a venda ultrapassou os 15.000 livros.



O Curso já inspirou a publicação de mais de 700 livros baseados em seus ensinamentos, alguns de seus estudiosos fundaram Centros de Estudos e Vivências, Clínicas e Métodos de Psicoterapia por todo os Estados Unidos e vários outros países.



O estudo e prática do Curso: Como Eu Posso Fazer o Curso Ser Prático?





Muitas pessoas desejam saber como tornar o Curso prático, como realmente coloca-lo em suas vidas. Foram oferecidas muitas respostas a esta pergunta, e assim muitas propostas diferentes de aplicação do Curso em nossas vidas resultaram.



O próprio Curso diz que primeiramente ele é um ensino, e que compete a nós achar os meios para aplicá-lo em nossa vida. Porém para mim creio que a resposta para esta pergunta está no próprio Curso. O próprio Curso sugere isso na seguinte passagem:



"Podes reclamar que esse curso não é suficientemente específico para a tua compreensão e uso. No entanto, talvez não tenhas feito o que ele pleiteia de forma específica. Este não é um curso sobre o jogo das idéias, mas sobre suas aplicações práticas". (T-11.VIII.5:1-3).



Então, o que o Curso especificamente pleiteia?



Nós acreditamos que além dos seus ensinamentos, o Curso tem mostrado em suas próprias páginas um programa completo e muito específico para a aplicação dos seus ensinos. Este programa pode ser amplamente resumido em três passos, cada um representado por um volume particular do Curso.



O Texto = Estudo



O Texto apresenta o sistema de pensamento do Curso; o restante do Curso se baseia nele. O estudo intelectual do Texto é a base para nossa viagem inteira com o Curso. Portanto o estudo é prático, e, quando aliado ao espírito apropriado, é em si mesmo uma prática. E através do estudo do Texto, as idéias se tornarão o nosso novo sistema de pensamento e ficarão em nossa consciência onde serão consideradas pela primeira vez.



O Livro de Exercícios = Prática



O Livro de Exercícios é um manual de treinamento do método da prática espiritual do Curso, o mesmo método de prática recomendado no Texto. A prática do Livro de Exercícios é a aplicação do sistema de pensamento do Curso; ele nos alivia da responsabilidade de ter que achar um modo para fazer com que o Curso seja prático. O Livro de Exercícios é um começo, não um fim, que pretende cristalizar para a vida inteira o uso freqüente e aprofundado dos princípios do Curso. Através da prática dos exercícios, as idéias que primeiro encontramos no Texto penetram profundamente nas nossas mentes e se tornam mais nossas.



O Manual de Professores = Extensão



O Manual de Professores representa o aspecto final do programa do Curso: de extensão aos outros. Nós estendemos aos outros através da comunicação, - pelo pensamento, palavra, e ação - todas as percepções curadas que nós permitimos entrar em nossas mentes.



Esta é a definição principal do Curso para milagre, e assim o Manual representa a última aplicação prática deste curso; afinal de contas, é um curso em milagres.



Embora o Manual possa trazer benefícios a qualquer estudante, é principalmente para estudantes experientes que já passaram pelo Texto e Livro de Exercícios e que agora estão prontos para estender aos outros. Esta extensão pode ser de muitas formas, mas o Manual discute duas em particular: o de um professor que ensinará os alunos pessoalmente selecionados no estudo e prática de Um Curso em Milagres, e um curador baseado no Curso que irá até as pessoas que precisam de cura (incluindo doença física) e estender os milagres da cura.



Por esta extensão, as idéias que vieram às nossas mentes no Texto e que foram aprimoradas através da prática do Livro de Exercícios são reforçadas mais adiante; é através da extensão que estas idéias se tornam completamente nossas próprias idéias.



Assim, uma resposta simples para a pergunta de como fazer do Curso algo prático é: siga o próprio programa do Curso. Fazendo isso, o Curso promete aos seus estudantes que alcançarão a verdadeira elevação espiritual e no final estarão libertos da limitação humana.



O livro tem sua representação e distribuição através da FOUNDATION FOR INNER PEACE (1275 Tennanah Lake Road. Roscoe, New York 12776 - USA.



Após 5 anos de importação do livro impresso nos EUA, agora é editado no Brasil, com os direitos para língua portuguesa, pela Editora Abalone em São Paulo.



Alguns autores e obras que receberam influências dos ensinamentos do livro "Um Curso Em Milagres".



"Um Retorno ao Amor"

Mariane Williawson / Editora Best Seller



"Respondiam questões que eu começava a considerar irrespondíveis. Falava sobre Deus em termos psicológicos brilhantes, desafiando minha inteligência e sem jamais insulta-la. Pode parecer lugar comum, mas senti como se voltasse ao lar".





"Cura e Paz Interior"

Michael Dawson / Editora Pensamento





"O propósito do "Curso" é que alcancemos um estado de paz interior, uma alegria calma, não importa o que estejamos fazendo ou onde estejamos. E ele o consegue ensinando-nos uma nova maneira de ver o mundo.



"Mude sua Mente e Transforme sua Vida"

Gerald G.Jampolski / Editora Cultrix





"...é um guia para auto-conhecimento e transformação interior, que já nasceu como um clássico da filosofia perene. Embora use uma linguagem cristã, aborda temas espirituais universais. Não se trata de uma religião nem uma teologia, mas de um meio muito pessoal que permite a cada pessoa encontrar seu próprio mestre interior."



"Psicologia da Alma"

Joshua David Stone / Editora Pensamento



Um Curso Em Milagres, é como luz no final do túnel, mas 98% das pessoas ainda não estão no final do túnel de sua evolução, portanto, considero necessária uma ponte, uma ajuda."

Livros, fitas de vídeo e áudio e outros Kenneth Wapnik, Ph.D - Obras publicadas pela Foudation for Course in Miracles / NY. USA.



"Do meu ponto de vista, Um Curso Em Milagres é a melhor integração que eu jamais vi de psicologia e espiritualidade. Naquela época eu não sabia que havia algo faltando na minha vida espiritual, mas quando vi o "Curso" compreendi que, de fato, era aquilo que eu estava buscando."



A História do Curso



Um Curso em Milagres foi primeiramente publicado em junho de 1976. Portanto como ensinamento espiritual, é um documento muito recente. Muitas pessoas que estudam o Curso acham que ele está no mesmo nível ou até mesmo num nível superior de outros escritos que freqüentemente são chamados de escrituras. Eu, particularmente, acredito que a influência do Curso apenas está começando, e que as pessoas estarão estudando e discutindo seus escritos durante muitos séculos por vir.



O Que Levou à Redação do Curso



Em 1965, Helen Schucman, uma mulher de 56 anos, trabalhava como Professora de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Columbia, na cidade de Nova Iorque. Helen fora contratada em 1956, por William Thetford que era conhecido como Bill. Em 1965, Bill, que era chefe e colega de Helen tinha 42 anos.



No departamento deles havia muita competição e hostilidade entre os colegas de trabalho, e a mesma situação existia em relação a um departamento, onde Helen e Bill eram os consultores. As reuniões da equipe normalmente eram cenas de discussão e competição entre os orientadores, apesar do fato de todos eles serem psicólogos. Em particular, havia muita tensão entre Helen e Bill.



Um dia, a caminho de uma reunião na universidade, eles se encontraram no apartamento de Bill. Ambos estavam tensos. De uma maneira atípica, Bill fez um tipo de apelo comovente para Helen em que ele declarou, "deve haver outra maneira", querendo dizer outra maneira de lidar com as reuniões, os relacionamentos e suas vidas "e eu estou determinado a encontra-lo". Declarou que estava determinado a não ficar tenso na reunião e nem atacar as pessoas.



Em vez de focalizar as falhas e mostrar os erros, ele ia procurar o lado construtivo do que as pessoas dissessem, e iria cooperar em vez de competir. Incidentemente, de acordo com a versão mais confiável da história, Bill disse, "Deve haver outro jeito", e não, "Tem que haver um jeito melhor".



Para a surpresa de Bill, Helen o interrompeu para dizer que ele tinha plena razão, e que se uniria a ele para tentar esta nova abordagem e encontrar uma outra maneira de lidar com as pessoas.



Este evento foi o nascimento do Curso. Ele continha as sementes de Um Curso em Milagres.



Era um momento, numa relação, em que duas pessoas se uniam a um propósito comum, ou seja, a chave para aquilo que o Curso chama "um relacionamento santo". Era um "milagre", ou um momento para deixar a antiga maneira de pensar e abrir a mente para "uma maneira melhor". Se eles perceberam isso ou não, era um momento decisivo de mudança do medo e ataque para o amor, que permitiu que o Espírito Santo de Deus atuasse em suas mentes.



Embora fosse o nascimento do Curso, o Curso em si não começou a aparecer naquele exato momento. Durante três meses, Helen teve uma série de sonhos e experiências psíquicas que a estavam conduzindo para a redação do Curso. Duas vezes ela teve visões de um livro grande e foi dito a ela, que era de alguma maneira o "seu livro". Ela começou a ter conversações mentais com uma voz que identificou como sendo de Jesus.

Helen faria perguntas a Jesus sobre a vida dela, de Bill, e escreveria as respostas, embora esse processo estivesse lhe perturbando. Os sonhos e visões a deixavam apavorada; sendo uma psicóloga, ela temia por sua própria sanidade. Começou, então a falar com Bill sobre tudo o que estava acontecendo.





A Redação do Curso - 1965-1972





Finalmente, um dia (21 de outubro de 1965), a "voz" de Helen começou a dizer:



"Este é um curso em milagres. Por favor anote."



Ela escreveu uma página de anotações antes que percebesse que não ia ser algo curto; a voz estava pedindo um compromisso a longo prazo.



Em pânico, ela chamou Bill para pedir conselho. Bill a encorajou a fazer o que a voz pedia, as anotações, inclusive. Disse-lhe que se reuniriam na manhã seguinte antes do trabalho, iria ler as anotações, e juntos examinariam o texto. Após analisarem os escritos, Bill ficou tão impressionado com o que leu que a incentivou a continuar escrevendo as anotações. Eles reconheceram que os textos que formariam o Curso eram suas respostas para aquele "outro jeito" que juntos tinham concordado em encontrar.



E foi assim que tudo começou. Durante os próximos sete anos, eles se encontraram quase que todas as manhãs. Helen lia todas as suas anotações, Bill as datilografava, e depois discutiam os textos.



Ambos eram renomados psicólogos. Nenhum dos dois teve coragem de mencionar publicamente o que eles estavam fazendo; recearam ser chamados de insanos e até poderiam perder seus respectivos empregos. Finalmente compartilharam o material com alguns amigos íntimos. Primeiro com um padre católico que trabalhou com eles, depois com Kenneth Wapnick, e em seguida com Jon Mundy. Atualmente os dois últimos são famosos professores do Curso. Helen e Bill estudavam as anotações, encadernavam os textos datilografados e guardavam em uma estante.



Embora ficasse claro nas anotações que era para os escritos serem compartilhados, Helen e Bill chegaram a pensar em não publicar o livro antes de ambos falecerem.



Com o passar do tempo, as relações no departamento de Helen e Bill melhoraram consideravelmente, quando começaram a aplicar o que estavam aprendendo.



Helen nunca se considerou a autora do curso. Na realidade, muitas vezes ficava transtornada pelo que ela escrevia, ou até mesmo discordava das anotações. Para ela ficou evidente que o verdadeiro autor era Jesus, embora parte da sua mente ficava tão assustada com Jesus, que ela raramente o chamava pelo nome, e por muito tempo simplesmente referia-se a Ele como "a Voz" com um V maiúsculo. Quando ela perguntou à Voz, "Por que eu? Eu nem mesmo sou religiosa", a resposta que ela obteve foi, "Você é uma escolha excelente, e por uma razão muito simples. Você fará este trabalho."



A maneira como o Curso foi escrito foi semelhante, mas não idêntica ao que se conhece hoje por "canalização" entre os adeptos da Nova Era. Kenneth Wapnick escreveu no livro "Absense From Felicity" uma biografia de Helen, que o Curso foi ditado, e não escrito. Ele diz no livro:



Helen chamava as anotações de "ditado interno", quer dizer, ela não entrou em um estado alterado, em transe, ou de escrita automática (psicografia). Ela estava sempre atenta ao que fazia, mesmo se optasse por não prestar atenção. Independentemente da sua atitude, as anotações continuariam.



Helen disse que o processo parecia mais com a redação de um ditado do que com uma escrita automática; isso requeria uma cooperação consciente dela. Às vezes ela tentou resistir, tendo ficado certa feita um mês sem escrever, mas sempre sentia uma pressão para redigir as anotações que surgiam. Sua resistência a deixava deprimida. Às vezes ela ia para cama sem escrever, mas se sentia incapaz de dormir enquanto não se levantasse para fazer as anotações.





obs: recebido da educadora Suely Costa



postado por Heleida Nobrega

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui