Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRAGA UM PENICO! -- 10/03/2008 - 17:02 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O artigo sobre a feira do rolo editado em 12 de fevereiro levou muita gente curiosa a conhecê-la. Estava lotada no domingo dia 17 e nos domingos subseqüentes. Agradeço a todos que lá estiveram e continuam freqüentando. Além da feira do rolo freqüento também a feira-livre de Igaraçu do Tietê. Lá a feira é livre e não fascista como é em Jaú, que não dá oportunidade ao trabalhador desempregado. A matéria sobre a feira do rolo suscitou-me o artigo de hoje. Vamos a ele:



Trabalhei num clube social em Jaú e quando da mudança do presidente eleito, todos os funcionários foram convocados para uma reunião no intuito de falarmos dos problemas e assuntos de serviços ao novo presidente. Mas, na reunião só o presidente falava. Muitos ergueram a mão, desistindo ao perceber a arrogância do mesmo a todos nós. Ergui minha mão várias vezes e ele acabou por me ceder a palavra. Disse-lhe então que, pelo fato de ter sido demolido o banheiro perto da portaria informatizada não havia opções, senão largar a portaria com filas enormes de sócios reclamando e correr até o banheiro da sauna. E que a solução simples seria... O presidente não me deixou continuar, olhou para mim e disse:



- "Traga um penico da sua casa!" – Fiquei atônito, perplexo e indignado! Um presidente de um clube? Um empresário! Um homem sem nenhuma educação mesmo em frente às senhoras que ali estavam na reunião! Como usar um penico se os sócios me viam do lado de fora através do vidro? Foi um vexame para mim! Isto demonstra claramente como é a "boa parte do empresariado brasileiro": homens sem nenhum escrúpulo, dignidade, ou educação e ainda exigem que seus funcionários sejam pessoas esclarecidas e muito educadas. Não mais suportei viver aquele pesadelo. Dias depois caí fora. Atualmente encontro pelas ruas alguns sócios amigos e eles dizem com todas as letras: "depois que entrou este atual presidente a coisa ficou feia! O clube parece se desmanchar".



Por outro lado fiquei surpreso ao saber que meu amigo o Gil, um humilde trabalhador competente, esforçado e bastante dedicado ao mesmo clube na qualidade de funcionário e de sócio, foi simplesmente mandado embora do serviço porque protocolou sua intenção de sair presidente do clube, nas eleições de maio deste ano. Comportamento autoritário dessa diretoria. Isto fere flagrantemente a democracia e a liberdade de fazer política do trabalhador/sócio. Ora, Gil trabalhava à noite! Durante o dia ele pode gozar das regalias do clube como qualquer sócio e também pode se candidatar! Aliás, ele já é um candidato bem cotado! Ainda não conheço seu slogan de campanha, mas imagino que será: "Gil, mandado embora do serviço porque é candidato a presidente!". Espero que seja este aí mesmo! E quero uma camisa para desfilar por aí. As pessoas devem conhecer de perto as injustiças em toda parte, até em clubes sociais. A vice de Gil é a simpática Sílvia. Só neste item o Gil demonstra claramente sua vocação para a liberdade e a igualdade entre homens e mulheres, ainda no vazio das mentes da atual presidência e diretoria. Uma diretoria, ou uma presidência não pode, nem deve, resumir ou limitar favores em prol de meia dúzia de sócios amigos. Um clube não tem um sócio melhor, nem pior que o outro. É uma questão de igualdade. O carnaval deste ano nesse clube foi algo assim menosprezado. Havia pouca gente conforme vimos pela televisão. Foi algo frustrante. Nunca vi tamanha falta de vontade! As pessoas sorriam um sorriso sem graça e um som também sem graça! Se conheço o Gil, provavelmente fará um carnaval em 2009 inesquecível para todos os sócios. Segundo ele o próximo carnaval terá quatro noites e duas matinês! E o Gil é especialista em festividades, já que sempre foi requisitado para reforçar os bailes, dando-lhes um toque mágico de esplendor! Quanto aos funcionários do clube o Gil os considera reconhecidamente um patrimônio do clube. Eles serão devidamente valorizados e poderão usufruir o clube semanalmente em todas as áreas.



Pois é. Se os sócios realmente desejam melhorar, despertando e inovando o clube, deverão mudar a rotina sonolenta e cafona do mesmo. Meus votos de boa sorte ao amigo e trabalhador Gil e a competente Silvinha! Vocês estão muito bem no "Orkut".









Jeovah de Moura Nunes



(este artigo será publicado no jornal "COMÉRCIO DO JAHU" de amanhã, dia 11.março.2008, esta publicação na Usina é antecipada)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui