Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A REVOLUÇÃO DE DONA ZEZÉ E SUAS GUERREIRAS -- 07/02/2008 - 15:46 (Vera Linden) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A REVOLUÇÃO DE DONA ZEZÉ E SUAS GUERREIRAS

Por Vera Linden



A REVOLUÇÃO DE DONA ZEZÉ E SUAS GUERREIRAS



Dona Maria José ou dona Zezé, como é mais conhecida, morou sempre na roça.Trabalhando na lavoura. Criança ainda aprendeu a fazer pão com a mãe. Afinal, ninguém vive sem pão, é um alimento essencial. Assim pensa e faz Dona Zezé. Mas, ela sempre teve um sonho, conhecer o mar. Mulher de tutano, sempre lutou por seus sonhos e foi assim, que acabou se mudando para um terreninho comprado na periferia de Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul. Fez sua casinha e é lógico, um forno no fundo quintal, forno de barro para fazer o seu pão.



Mas, Dona Zezé se entristecia com a pobreza do lugar. Tantas crianças de rostinhos magrinhos, provavelmente sem um pão para comer. Não perdeu tempo com balelas, foi arrecadando aqui e ali e meteu as mãos na massa. Fazendo massa de pão, criou sorrisos nos rostos de muitas crianças, que ao ver aquele pão cheiroso e bonito, se alegrava e se regalava. Sem muito papo ou propaganda, ela faz é muito pão gostoso e ajuda muita gente. Se os braços e as mãos com a idade, vão ficando sem a mesma força e energia, ela vai convocando mais mulheres, que já ajudou, que já deu pão e elas são as novas guerreiras, vão aprendendo, colocando a mão na massa.



É um trabalho fraterno, bonito, criativo, um exemplo de fé em si mesma, na vida, nas pessoas.

Uma revolução gostosa e, certamente, estas crianças ganham pão e exemplo de que com pouco recurso, mas muita vontade de fazer, se consegue chegar lá. É só colocar a mão na massa. Que grande feito a ser seguido por nossos governantes, legisladores e políticos, que com seus cartões corporativos gastam tanto dinheiro e nada fazem. Tanta papelada, burocracia, cabide de empregos, safadezas, desvio de verbas e a quantas pessoas tornaram a vida realmente digna ?



A Dona Zezé e suas Guerreiras a minha homenagem e admiração.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui