Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RUBENIO lança LIVRO em João Pessoa -- 22/12/2007 - 19:45 (José de Sousa Dantas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RUBENIO MARCELO lança LIVRO em João Pessoa



O livro “GRAAL DAS METÁFORAS - Sonetos e Outros Poemas”, de autoria de Rubenio Marcelo, será lançado às 18:00 horas do dia 11/01/2008 (sexta-feira), na Fundação Casa José Américo de Almeida, em João Pessoa - PB, em grande estilo com a presença de autoridades da literatura e a plêiade dos grandes bardos da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias (Presidente), Ronaldo Cunha Lima, Damião Cavalcanti, Altimar Pimentel, Luiz Nunes, Flávio Sátyro, além de outros escritores, poetas, músicos, artistas, jornalistas, convidados, Fernando Cunha Lima, Astênio Fernandes, Regina Lyra, Zilma Ferreira, João Nunes, Maria do Socorro Xavier, Astier Basílio, Ricardo Anísio, Linaldo Guedes, Manuel Augusto, Daudeth Bandeira, Oliveira de Panelas, Os Nonatos, Jatobá, Pedro Fernandes, Orlando Camboim, Celso Soares, José Dantas, Medeiros Braga, Irani Medeiros, Heriberto Coelho, Hildeberto Barbosa, Tarcísio Pereira, Paulo Abrantes, João Paulino, Bebé de Natércio, Jaqueline Alves, Benedito Honório, Carlos Aranha, André Cananéia, Adriana Rodrigues, Adelton Alves, Edmilson Pereira, Chico Noronha, Humberto Fonseca, Magno Nicolau, Daniel Duarte, Marcos Lacerda, e outros.



Além das autoridades locais, estarão presentes no lançamento do livro o Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, escritor e historiador Reginaldo Araújo (Campo Grande/MS); Noêmia Araújo - professora e musicista (Campo Grande/MS); Escritor/compositor e romancista Anísio Moreira - da Academia Municipalista de Letras do Brasil (Campo Grande/MS); Escritor, jornalista e crítico de arte Adelaido dos Anjos (colunista da Revista Destaque) - Campo Grande/MS; Jaime Tolentino Aguiar - membro da Ordem Maçônica das GLMMS (Campo Grande/MS); Poeta, compositor e cordelista Jorge Sales (Vila Velha/ES); Cecitônio Coelho - músico/compositor e cantor (Vila Velha/ES); Rogerinho Borges músico e compositor e cantor (ES); e a escritora e professora universitária Eliane Guaraldo (São Paulo/SP).



Será uma noite de autógrafo com pronunciamentos, declamações, improvisos, coquetel e atração musical.



O livro “GRAAL DAS METÁFORAS” com 152 páginas tem o prefácio de Jorge Siufi, apresentação de Enilda Mougenot, posfácio de Adelaido dos Anjos, além de comentários e orelhas de José Frazão e Ronaldo Cunha Lima.

É o sétimo livro do poeta/escritor Rubenio Marcelo, que é Membro e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, membro da Academia Maçônica de Letras de MS, patrono da Academia Mª Ester de Leitura e Escrita (Fortaleza/CE) e filiado à União Brasileira dos Escritores (UBE/MS).



Falando sobre o livro supramencionado, a ilustre escritora e professora Maria da Glória Sá Rosa enfatiza: “Rubenio Marcelo envereda por novos caminhos, surpreende o leitor com uma linguagem enxuta em que o uso de símbolos dá nova cor e brilho às idéias e sensações que ressurgem no espelho mágico da poesia”.



O renomado poeta Ronaldo Cunha Lima afirma: “Ouvir Rubenio Marcelo, assim liberto em livro, é como escutar cantigas do vento à beira-mar, apascentando os olhos da gente com a sutilidade parnasiana de seus versos”.



O poeta e escritor Fernando Cunha Lima, ressalta: “Fôssemos músicos, leríamos Rubenio Marcelo na força dos bemóis ou na suavidade de um Chopin. Sua arte de escrever verso (livres ou providos de rimas) nos emociona, distrai e arrebata. Suas idéias, advindas de seu generoso estado d’alma, enriquecem o espírito, em escritos subjetivos ou reais, dádivas da sua consciente imagem emocional.”



O professor e poeta Joaquim Moncks afirma: “O poeta Rubenio Marcelo congemina o verso clássico e a contemporaneidade. Busca o som e o ritmo das palavras e burila o verso como um ourives. Para ele, a palavra é desafio e novidade. Em cada poema há palavras incomuns. Não há lugar para o rebarbativo, para a mesmice.”



O poeta José Pedro Frazão (Vice-Presidente da AMSL) declara: “Rubenio Marcelo escreve, canta e toca sonetos e outros poemas, e sua obra em pauta nos traz poesias temáticas de reflexão social, histórica e cultural, ao sabor da arte literária.”



O escritor, professor e doutor Honoris Causa pela Unigran, José Pereira Lins, destaca: “As palavras do escritor Rubenio Marcelo são guardadas em casulos (construídos por filamentos de sua sensibilidade poética) e são sentidas pelos que têm alma nobre, irmã gêmea da que anima o espírito versátil e construtivo do artista que o nordeste nos legou.”



O poeta repentista Daudeth Bandeira assim se expressa:



“RUBENIO MARCELO é um cearense

de nome, de fibra, de arte e cultura,

um grande destaque da literatura

na Academia Sul-Mato-Grossense;

seu GRAAL DAS METÁFORAS se firma e pertence

a duas colunas: Divina e didática:

“Santo Graal” - a fé doutrinária e prática,

nas terras do Lácio, Tuscania e Viterbo;

e parábola, pronome, metonímia e verbo...

riquíssimas figuras da nossa gramática.”



O poeta cordelista, José Dantas, afirma:



“RUBENIO MARCELO, poeta e autor

de frases, sonetos, artigos, poemas...

vem lançar o livro, GRAAL DAS METÁFORAS,

com interessantes e distintos temas,

descritos com zelo e com maestria,

esbanjando arte, cultura e poesia,

transformando em versos os mais íntimos lemas.



Poemas que falam de Deus e Milagre,

Humus Sapiens e Reflexão,

Espera esse Instante, Jesus, Meu Amigo,

Instinto, Ao Trabalho e Inspiração,

Parcela, Taverna, Paz e Elegia,

Infinito Vôo e Alegoria,

Distância Infinita e Contemplação...



Destaco um POEMA constante do livro,

mostrando o valor do vate RUBENIO,

que sente, se inspira, contempla e escreve,

revela e se expressa como grande gênio

da arte da música, da literatura,

do verso, do canto, da poesia pura...

brilhando no palco à luz do proscênio.”



GRAAL DAS METÁFORAS

Rubenio Marcelo



Nestas cálidas tardes peregrinas,

Se estiveres já sem inspiração,

Ante espelhos da desfiguração

Que perverte o céu das tuas retinas ...



Se estas horas infaustas de rotinas

Demudarem teu ser, tua alegria;

E se vires fugir a primazia,

Devido - deste mundo - à avareza ...



Vem saciar tua sede de beleza

Nas sagradas águas da poesia! ...



No devir deste cetro venerando,

Um clarão logo exclui os ignotos.

Na rota dos indômitos pilotos,

Os mistérios azuis vão rebrotando ...



O GRAAL DAS METÁFORAS vai doirando

Os brasões do Verbo, com sutileza;

E a Arte, esta divina alquimia,

Vai transfazendo sonho em realeza.



Nas sagradas águas da poesia,

Vem saciar tua sede de beleza! ...



RUBENIO MARCELO é natural de Aracati/CE, crescido em Fortaleza, está radicado há vários anos em Campo Grande (MS), tem formação superior em Ciências Jurídicas (Direito) e em Engenharia, é poeta, escritor, músico, compositor e revisor.



É autor das seguintes obras literárias publicadas:



1 - “Fragmentos de Mim";

2 - "Cantar pra Viver";

3 - “Estigmas do Tempo”;

4 - “O Metrô de São Paulo - Literatura de Cordel”;

5 - “Reticências... Sonetos & Outros Poemas”;

6 - "O Reino Encantado do Cordel - A Cultura Popular na Educação";

7 - "Graal das Metáforas" –



Tem expressiva participação também em várias antologias poéticas nacionais e regionais, como os livros: - “Seleções Poéticas Nacionais” (RJ); - “Poetas Brasileiros de Hoje” (RJ); - “Nas Águas da Poesia” (PB); - "Palavras em prosa e verso: do erudito ao popular" (DF); - “Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras” (ASL); - “Caminhos”; e "Novos Talentos”.

É autor de Prefácios de obras literárias de outros escritores.



Recebeu, por votação, e ostenta o título de Poeta Excepcional conferido pela Comunidade Internacional Poesia Pura – Fóruns poético-literários.

Também compositor, predominantemente de MPB estilizada, já lançou dois CDs musicais (1 - "A Música de Rubenio Marcelo", e 2 - "A Arte Maior de Rubenio Marcelo & Jorge Sales", 2005 - gravado em Vitória/ES - nas vozes de Cecitônio Coelho, Mara Veloso, Barbosa Lima e Johnny Paz). Participou de várias outras produções, dentre as quais atuou como músico/arranjador do CD "Pai Nosso" do cantor lírico José Bernardes.

Ativista cultural e defensor da Arte eclética, possui músicas de sua autoria gravadas por outros artistas, e é detentor de premiações em festivais e concursos literários, como as mais recentes:

- Festival Nacional Andorinha de Poesia (RJ);

- Prêmio Nacional Directv “A Liberdade em Suas Mãos”;

- Prêmio Nacional Metrô de São Paulo/CPTM (I Concurso de Literatura de Cordel);

- Troféu Ouro do Concurso Nacional “Mural de Poesia”;

- Prêmio do Concurso Internacional de Poemas promovido pelo Reservaer e AVBL;

- 1º lugar em valor literário/conteúdo poético do concurso “XVII Noite Nacional da Poesia” - UBE/FUNCESP - maio/2004 - com o seu poema "Frígida Efígie" (cuja premiação e troféu de campeão Rubenio Marcelo recebeu das mãos da jornalista e escritora da ABL, Nélida Piñon);

- 3º lugar em declamação da XVII Noite Nacional da Poesia;

- Finalista e 3º lugar em declamação do concurso "XVIII Noite Nacional da Poesia" (UBE/FUNDAC - maio/2005), com o seu poema "Atos Nunca Mais!", que foi aplaudido de pé pelo poeta Thiago de Melo;

- Um dos vencedores do Prêmio Belmonte 2005 [oito mais (8 +) do Concurso de Literatura de Cordel promovido pela Biblioteca Benedito Bastos Barreto - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo/SP].

Escreve para sites de cultura do Brasil e do exterior; é um dos membros fundadores da Academia Virtual Brasileira de Letras (AVBL).

Escreve para o Jornal impresso "Arauto" - Campo Grande;

para o Suplemento Cultural (Caderno B) do Jornal Correio do Estado;

e como colunista da Revista Destaque (página/seção Cultura em Foco).

Ministra palestras na área cultural e oficinas literárias em Campo Grande e em outras localidades.

Já participou várias vezes – a convite – do Projeto “Conversa com o Escritor”, que é promovido pela Fundac e ASL e que proporciona a presença do poeta nas escolas e universidades para uma interação artístico-pedagógica com o público presente (alunos e professores).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui