Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Concepto de Teologia Bíblica 190302 -- 01/02/2005 - 03:35 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M. Martins 190302

FRANQUESA, Pedro – Concepto de Teologia Bíblica. In: XVII Semana Bíblica
Española. Madrid, Instituto Francisco Osares, 1959. pp. 277-300.


Há grande dificuldade em discernir a teologia bíblica, pois a junção da teologia e da exegese não se dá de forma clara. Para conseguirmos essa clareza, é necessário expor o desenvolvimento histórico de cada uma, para que a natureza da teologia bíblica fique transparente e inteligível.
O nascimento da teologia após o período medieval desembocando no século XIX, apresentou-se de forma raquítica, pois uma teologia bíblica consistente somente é possível quando fruto da leitura conjunta da teológica e da exegese.
A exegese do século XIX era estéril, pois tratava somente do campo racional, sem levar em conta a revelação. Uma teologia bíblica deve partir do dado revelado e ordenar o conteúdo dos textos bíblicos. É a síntese bíblica a partir da exegese. A teologia bíblica não é história. Não se pode confundir teologia com religião.
Teologia – exegese ou história das religiões? Nenhuma das duas, mas sim um sistema bem ordenado onde tudo tem seu lugar.
Depois da longa trajetória, percebemos que a teologia bíblica é o resultado das pesquisas exegéticas e teológicas, relacionando suas respectivas conclusões com suas demonstrações. Ou como cita o autor: “a teologia bíblica é a penetração e a elaboração sistemática do conteúdo bíblico partindo do resultado da exegese ajudada pela função sapiencial da teologia, que é fé e razão. E sua missão principal não é deduzir conclusões por meio de premissas naturais, mas sim explicar as verdades da fé e suas subordinações lógicas.”p.293
Não se pode fazer teologia bíblica sem apreender o sentido sobrenatural empregado por Deus na elaboração dos textos, sendo que os escritores foram seus instrumentos para a construção do que hoje chamamos bíblia, e que esse é o assunto da teologia bíblica.
Para se fazer teologia bíblica deve-se ter alma cristã. É necessário ter fé nos escritos bíblicos, pois são inspirados por Deus. Com a fé chegamos à compreensão da realidade, e com a razão organizamos e sistematizamos nossa compreensão, tornando nossa leitura teologia bíblica, fruto de um meio proporcionado pelo próprio Deus, pois a fé é um dom dEle próprio, e nossa razão também é criação dEle.
Finalmente, percebemos que a teologia bíblica possui um arcabouço que foi construído durante séculos; e ainda está em construção, pois o falar de Deus pautado na Bíblia é tarefa mui árdua. Os estudiosos têm se dedicado para uma teologia bíblica mais consistente, visando proporcionar vida para aqueles que sofrem num mundo que caminha para a escuridão com a luz da salvação em suas costas, simplesmente não conseguindo se virar, enxergar essa luz.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui