Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->os donos do templo -- 11/12/2007 - 00:56 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOAM TONS ESTRIDULANTES DE CLARINS

O CORAL ENTOA:

-Glória ao Deus Todo-Poderoso. Deus está aqui.

As graças sejam benditas.



SURGE A MULTIDÃO DE ANJOS COM BATINAS ALVAS DE DEBRUNS DOURADOS.



[Lindas luminárias]

[Lustres multicoloridos]

[Vitrais que lampejam a abóbada celeste]

[O altar flamejante]

[O púlpito adornado com buquês de flores amarelas e vermelhas. Lírios, violetas e tulipas].



ENTRAM OS PRESBÍTEROS VESTIDOS A CARÁTER.

OS FIÉIS FAZEM UMA QUASE INTERMINÁVEL SALVA DE PALMAS.



UMA VOZ GRAVE E PAULATINA RETUMBA PELOS AUTO-FALANTES:

-Nós vos abençoamos em nome de Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo!

-Aqui é a casa do senhor onde todos que forem ungidos terão o perdão dos pecados.

-Aqui é o Paraíso, a casa do pai. Daqui todos sairão sem mácula, se se arrependerem dos pecados.



OS CANTOS DO CORAL. OS ACORDES DO ÓRGÃO ELETRÔNICO IMITAM OS SONS DOS CLARINS E ECOAM PELO TEMPLO.



AS TARJAS DOURADAS. O CORAL ENTOANDO CANTOS SACROS. O OLOR DOS PERFUMES DÁ UMA SENSAÇÃO CELESTE.



“É aqui o Paraíso. Deus está presente, invocado por seus discípulos, os pastores”!



UMA HORA, DUAS HORAS, TRÊS HORAS E O PANO SE FECHA. ACABA O ESPETÁCULO.

o CIRCO SE FECHA PARA OS QUE NÃO DEPOSITARAM AS NOTINHAS NOVAS E GRAÚDAS NA SACOLA DO OFERTÓRIO, PARA OS QUE NÃO PREEENCHERAM O FORMULÁRIO DO BANCO... TAMBÉM PARA OS QUE O FIZERAM.



[Chega em casa. Abre a porta do barraco. Abre a porta da geladeira tão exígua como o barraco].

[A palafita, o mocambo tão deteriorado quanto sua alma].



O CÉU ABERTO AO ESGOTO E FECHADO AO SEU ESPÍRITO. OS RATOS CORRENDO AFLITOS. OS URUBUS EM VÔOS RAZANTES, ORIENTADOS PELO CHEIRO NAUSEABUNDO.



_E a oferta que eu dei? E o dízimo que eu nunca atrasei? – murmura E a bênção que o pastor invocou com as mãos sobre minha cabeça? Ele garantiu que eu não voltaria ao inferno!



VAI À COZINHA E VÊ PANELAS VAZIAS. O BARRACO SE DESMONTANDO SOBRE SEU CORPO EM FRANGALHOS.



(Com a mão sobre o coração. Desesperado).

-Cadê Deus que vislumbrei há apenas algumas horas?

-Estou outra vez no inferno... eu nunca saí desse inferno!



APANHA O FOMULÁRIO E DEPOIS DE AMASSÁ-LO ATIRA AO MAR. FICA A OBSERVAR A MARÉ VAZANTE CARREGÁ-LO ATÉ AS ONDAS ALTAS.

SOBE A PONTE E DE LÁ SE ATIRA.

(Nem as gotas de águas levantadas pelo peso do seu corpo, nem seus gritos de socorro são ouvidos por quem quer que seja).



JOEL DE SÁ

11/12/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui