Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CULTURA BRASILEIRA- Tambor de mina -- 04/12/2007 - 13:02 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O TAMBOR DE MINA é uma dança brasileira que tem a sua manifestação mais marcante no estado do Maranhão. Surgiu com as características atuais no vale do Rio Itapecuru e na Baixada Maranhense, onde se localiza a capital São Luís. Foi introduzida naquela região pelos últimos elementos importados da África para prestar serviços como escravos nas colheitas de algodão do Maranhão e da Amazônia. Tais elementos eram originários da região conhecida como Mina, localizada no Golfo da Guiné, que atualmente compreendem os países de Gana, Togo e Benin. Os negros que introduziram o TAMBOR DE MINA no Brasil eram de origem nagô e jeje. O nome "tambor de Mina" foi dado pelo motivo de o instrumento de percussão ser diferenciado dos demais e por ter sido inventado em Mina.

A dança do TAMBOR DE MINA foi concebida nos cultos e rituais de umbanda, candomblé e xangô, tendo nuances muito marcantes do batuque e do jarê. Os dançantes rodopiam ao som do grande tambor, ora numa cadência sequenciada, ora em sentido anti-horário ou num descampasso inexplicável, uma espécie de transe que é demarcada pelos orixás a que prestam reverência. O executante da dança dá volteios em torno de si mesmo, executando uma bonita coreografia, recebe uma toalha branca e a amarra em volta da cintura. A dança, por esses detalhes, é mais um ritual religioso do que um simples folguedo.

Os executantes do TAMBOR DE MINA em sua grande maioria são elementos femininos. Fala-se, portanto, na existência de um matriarcado histórico na tradição que remonta as origens da dança.

Há, entretanto, duas modalidades distintas do TAMBOR DE MINA: o Jeje e o Nagô. A dança é executada durante outros festejos como a Festa do Divino, Bumba-meu-boi e Tambor de Crioula, no Maranhão.



JOEL DE SÁ

04/12/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui