Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62184 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4758)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Música Erudita Nos Ônibus de Curitiba -- 25/11/2007 - 12:17 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Música Erudita Nos Ônibus de Curitiba



Sempre quando eu pegava os ônibus nos finais de tarde eu percebia que as pessoas estavam com caras de cansadas e estressadas . Por isto sempre pensei que dentro dos coletivos deveriam existir músicas suaves . Pois segundo alguns médicos as melodias eruditas acalmam o cérebro e possuem efeitos contra o stress , facilitando os funcionamentos de órgãos como pulmões e coração .

Em outubro deste ano , ao entrar num biartuculado , sentei – me num banco e tive uma surpresa quando escutei uma música de Paganini dentro do ônibus . Ao olhar para os lados , notei que as pessoas não tinham mais aquelas expressões nervosas e cansadas em seus rostos . Pois era como se a melodia invadisse as almas dos passageiros .

Depois , ao assistir um noticiário pela televisão , descobri que a Urbanização de Curitiba S.A. elaborou um projeto de música erudita para tocar nos 195 ônibus do transporte coletivo curitibano . Além disto , a cada mês será homenageado um compositor de renome . Em novembro músicas de Handel tocarão nos coletivos e em dezembro obras de Bach serão ouvidas nestes mesmos ônibus . A escolha do músico Sebastian Bach para o mês de dezembro foi sensacional , pois este compositor criou obras maravilhosas em homenagem ao Natal , entre elas está a música : Jesus , Alegria dos Homens .

Aqui , concluímos que este projeto da Urbanização de Curitiba é uma maneira para divulgar a arte erudita para as pessoas mais simples da nossa população . Pois , segundo uma pesquisa 80 % da população nunca escutou a obra de um compositor erudito . Portanto , além de fazerem bem para a saúde , as melodias eruditas dentro dos coletivos trazem cultura .

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui