Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SEM ESCOLAS, NEM LADRÃO... -- 22/11/2007 - 20:28 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEM ESCOLA, NEM LADRÃO...



Francisco Miguel de Moura*



Não é novidade que o mundo globalizado está levando o tema educação ao primeiro lugar dos debates. Os governos e a sociedade têm que enfrentar o problema com urgência. Não se trata de levantar prédios para novas escolas. O local da escola é interessante, mas uma escola pode antes, pode funcionar com gente boa vontade e planejamento. Ótimo, então, que os educadores revejam também, com clareza, o desenvolvimento social, urbanístico, paisagístico, ecológico, a segurança e o local melhor para os corpos docentes e discentes.

O educador Eric Nadelstern, Secretário de Educação da Prefeitura de Nova Iorque (Veja, 23/11/2007), propõe medidas e estratégias das mais radicais sobre as escolas, para não ficar-se, lá e em todo o mundo, com um tipo de escola criado no século XIX: “As escolas em geral continuam afeitas à velha decoreba, encaixotada em grades curriculares ultrapassadas e incapazes de preparar as crianças para enxergas as questões da atualidade de maneira mais abrangente.” (um destaque). Quase tudo do que é teoria do ensino não vale nada, é preciso que as escolas de pedagogia reciclem seus professores, atualizem suas bibliotecas e se informam com a Informática – resume. Por falar na internet, temos vaga noção do que de melhor ela pode render para a escola, de todos os graus, científica e praticamente. É uma auxiliar formidável do homem, em todos os ramos do conhecimento humano. Mas é preciso que os usuários sejam encaminhados para o futuro da formatura, da profissão, para competir no mundo moderno. A escola deve ser como uma empresa privada, segundo o documento citado, para premiar os melhores e deixar para trás os que nada querem. Empresa privada, mas sob a vigilância e orientação governamental. Os colégios e as classes enormes, ambos são empecilhos, não que devam ser diminuídos simplesmente; podem ser repartidos em várias escolas e classes, independentes, como têm feito alguns países.

O que vou referir é verdade com cara de anedota. Certa mãe, entre nós, perguntou ao filho que profissão iria escolher quando chegasse a hora da decisão (aqui ainda é o vestibular). O menino falou sem titubear:

– Vou ser assaltante, mamãe.

– Que é isto meu filho?

– Ora, mãe, ladrão não tem que ir pra escola e tem muito dinheiro sem ser preciso trabalhar.

Como a dita mãe se revolveu como o filho, já imaginamos. Mas sabe-se que nem ladrão pode escapar da escola, se quiser ter algum sucesso. Há poucos dias a televisão mostrou uma quadrilha onde havia assaltantes e homicidas que fazia a simulação de que eram empregados de uma empresa com o nome de Empório tal. Fizeram uma inscrição no veículo, mas erraram na ortografia, colocando “Impório” em vez de Empório. Claro, não difícil para a Polícia descobrir e prendê-los a todos. Também foi mostrado pelas câmeras de TV. Ainda bem.

___________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora em Teresina – PI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui