Usina de Letras
Usina de Letras
220 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -- 20/11/2007 - 12:02 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva



Tarciso Coelho

14/11/2005



O redator do processo que desembocou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, o jurista Miguel Reale Jr., afirmou, hoje, à Agência Estado que vai mobilizar o movimento Da Indignação à Ação, encabeçado por ele, para redigir uma petição de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a operação montada pelo Planalto para barrar a prorrogação da CPMI dos Correios, inclusive com promessas de liberação de verbas para parlamentares em troca da retirada de nomes do requerimento, já é motivo mais que suficiente para pedir o impedimento do presidente. Ficou configurada a compra de deputados para conseguir barrar uma CPI que investiga seu governo. O presidente não pode mais comandar a Nação, disse. Reale Jr., entretanto, ainda vai aguardar uma reunião com o movimento Da Indignação à Ação, no próximo dia 22, para definir o pedido. A proposta é firme e já falei com alguns membros do movimento que estão igualmente envergonhados e indignados. Além disso, ainda hoje vou tentar entrar em contato com a OAB e com o Pró-Congresso”.



Para o jurista, o presidente não só quebrou o decoro do cargo ao liberar verbas para barrar a investigação, como mentiu à Nação, o que ajuda a configurar o crime de responsabilidade. Na sua última entrevista, ele falou que não iria interferir nas investigações. Mentiu e agora deve ser responsabilizado com a perda do mandato, afirmou.



Segundo o jurista, o pedido pode apoiar-se exclusivamente na operação montada ontem, pelo fato de o presidente ter se envolvido diretamente nas negociações. Ele deixou suas digitais e assumiu o crime. Os deputados que retiraram suas assinaturas não foram compelidos por alguma ideologia ou raciocínio específico, mas pelo simples suborno patrocinado pelo governo, afirmou.



*Agência Estado



Meu Primeiro e Único Voto



Tenho 51 anos e nunca votei para Presidente da República em outro candidato que não fosse Lula. Poderia ter votado em outros, pois eles existiram, até ganharam as eleições e exerceram seus mandatos, só um deles não conclui o tempo previsto, que mesmo assim foi concluído pelo Vice.



Apostei minhas esperanças no Cidadão Lula até vê-lo triunfante assumir o posto de Primeiro Mandatário da Nação. Enchi-me de orgulho, não teria sido em vão acreditar, sonhar e realizar...



Poetei:



Lula Presidente



No dia seis de outubro

do ano dois mil e dois

voto Lula Presidente

e o resto conto depois



No dia 27 de outubro

do ano dois mil e dois

voto em Lula de novo

e o resto conto depois



Em seis e vinte e sete

Do dez de dois mil e dois

Disse votar em Lula

E o resto diria depois



A eleição foi tranqüila

E o metalúrgico ganhou

Foi tanto voto pra ele

Parece até que sobrou



Que o povo Brasileiro

Tenha um governo bom

Que saiba administrar

E do rumo dar o tom



Não deixe americano

Vir aqui atrapalhar

E com o efe emei

Querer nos assustar



Que seja o governo sério

Como Lula sempre foi

Que pense primeiro em nós

E em gringo pense depois



Não precisa dar calote

Quem deve tem que pagar

Mas só pague a americano

Quando nos alimentar



O nosso grande povo

Que tanto voto lhe deu

Merece um bom Presidente

Por isso lhe escolheu



Que tenha sempre pra nós

Café, almoço e janta

E de barriga vazia

Não durma uma criança



Com fé e esperança

Vai seu povo governar

Sabendo bem distribuir

Para a ninguém vir a faltar



Que fique o Brasil em paz

Como Lula sempre quis

E viva o povo Brasileiro

Sem medo de ser feliz.



Tarciso Coelho, 28.10.2002.



Hoje se fala em IMPEACHMENT do Presidente Lula. Antes de qualquer opinião pessoal sobre o assunto, lembro as ponderações de meu irmão quando me viu apreensivo com os desmandos que ocorrem em nosso querido Brasil:



“Percebo tudo isso da mesma forma. Acredito que toda instituição tem algum grau de corrupção; seja o Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores dos milhares de municípios brasileiros, a Cúria Romana, a associação dos chapeados e carregadores, a associação dos amigos da sé-catedral...



Você, eu ou qualquer outra pessoa (que se julgue) honesta tem apenas duas hipóteses: participar da vida da instituição e, em sendo honesto (na verdadeira acepção da palavra), agir como tal, e entravar os processos de maneira a impossibilitar as ações, ou abrir mão de alguns de seus princípios, pelo menos por algum tempo, e permitir que as engrenagens funcionem “azeitadas” pelo óleo milagroso do poder econômico e das vaidades pessoais.



Uma terceira possibilidade é assumir uma total incompatibilidade com as tais instituições e adotar uma postura de criticidade e cidadania consciente, manifestando-se (como fez você, escrevendo à Lula), observando, sugerindo, à distância. Participando do debate, sem paixões, imparcial, informando e formando os próprios filhos, os irmãos, o vizinho de cada lado, o quarteirão, quem sabe...



Lula representa um grande avanço em relação a FHC; FHC, por sua vez, foi melhor que ITAMAR, que foi melhor que COLLOR, que foi melhor que... Deixa pra lá.



Os avanços, nessa área, são a passos muito curtos e lentos. Somos um país abençoado, mas muito jovem. Há que se ter paciência”...



Acrescento outra ponderada opinião de uma amiga:



“Nós brasileiros precisamos refletir sobre esses deslizes que muitas vezes consideramos insignificantes como, por exemplo: não assinar a carteira da empregada, não exigir a nota fiscal, escapar do leão, receber salário sem contrapartida de trabalho, “molhar” a mão do guarda, se beneficiar/tolerar/apoiar o nepotismo, admirar incondicionalmente o sujeito “bem sucedido”, faltar com a devida austeridade com a coisa pública e por aí vai...Todas essas “pequenas” atitudes juntas contribuem para o caos em que nos encontramos, talvez muito mais do que os chamados “grandes” escândalos”.



Portanto, caros leitores e eleitores, vamos deixar de hipocrisia e deixar o Presidente Lula concluir o seu mandato. Nas urnas e no momento oportuno façamos o nosso julgamento e sem nunca deixar de passar a mão na consciência e pensar: “Será que não sou eu quem está errado?”.



Tarciso Coelho, 12.11.2005



Tarciso Coelho é Brasileiro e não desiste nunca.

Luiz TARCISO Coelho Bezerra

http://garimpo.blig.ig.com.br

http://www.garimpodesabedoria.cjb.net

http://sites.uol.com.br/garimpo

O respeito a si, aos outros e à Natureza é a forma de cidadania de maior singeleza.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui