Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Relíquia de Sto. Agostinho na Igreja Matriz de Araras (SP) -- 15/11/2007 - 08:23 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






A Relíquia de Santo Agostinho na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, de Araras-SP (Brasil)





O que é uma relíquia?

É uma parte do corpo de um santo, ou de qualquer objeto que a ele pertenceu ou, mesmo, que tenha tocado em seu cadáver. De grande valor afetivo e devocional, a relíquia serve para estimular os fiéis a seguir Jesus Cristo. No caso da relíquia que ficará exposta na Igreja Matriz, trata-se de uma parte do corpo de Santo Agostinho.



Como esta relíquia veio parar em nossa Igreja?

Dom Augusto (Zini Filho), que foi bispo de Limeira (SP) e que faleceu em 16 de novembro de 2006, era o proprietário dessa relíquia. Ele a obtivera quando trabalhava no Vaticano. Desejoso de que tal instrumento de fé pudesse ser venerado em lugar digno concedeu-nos a graça de sermos os guardiões de tal objeto de devoção.



Para que serve uma relíquia?

É um objeto de devoção. Como tal serve para incentivar a fé e estimular os devotos a se inspirarem no exemplo do santo, que foi seguidor de Jesus. No caso, honrar a memória de Santo Agostinho.



Quem foi Santo Agostinho?

Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, ao norte da África e faleceu no dia 28 de agosto de 430, em Hipona. Ele é, sem dúvida, uma das figuras mais conhecidas da Antiguidade. Faz parte dos chamados Padres da Igreja. Plasmou seu pensamento em 113 livros, 247 cartas e mais de 500 sermões. Sua obra mais conhecida é Confissões, onde apresenta a palpitante história de um homem sedento de verdade e de amor. Não é a história de um pecador, mas uma confissão de fé na misericórdia de Deus, que sempre perdoa àquele que se reconhece pecador. Tem também obras importantes no campo da doutrina, filosofia, moral. Agostinho até se converter ao cristianismo e ser batizado é um jovem bastante curioso e tenaz. Tem sede da verdade. É um coração inquieto. Mônica, sua mãe, é paciente e sabe acompanhar seu filho nessas longas buscas. Diz ele que “nasceu” cristão das muitas lágrimas de sua mãe.



Os artistas costumam representar Santo Agostinho com um coração e um livro na mão. O coração é símbolo do amor, o livro simboliza a ciência. Não podemos esquecer o cultivo da inteligência e a educação dos sentimentos. Aprender a pensar e aprender a amar é aprender a viver. “Buscar para encontrar e encontrar para continuar buscando” – dizia Santo Agostinho. Agostinho é mestre do amor. Entendeu que amar é a primeira vocação humana e o resumo de todo o Evangelho de Jesus. Amar a Deus, amar como Deus ama, sentir-se amado por Deus, amar sempre são as marcas fundamentais do cristão. “Ama e faze o que queres”.





________________________________________





AGOSTINHO, POR ELE MESMO




“Reconheço que sou um ser humano, porque assim Deus me fez, e meu cartão de visita não poderia ser outro. Apesar de eu ser frágil, de barro, quis Ele gravar sua imagem no mais profundo de minha alma.



O mais importante de minha história não é o que eu fiz, mas o que Deus fez em mim, lavrando a terra endurecida de minha vida.



Também os artistas fazem obras de arte com o barro mais humilde.



Deus entrou em minha vida, inundou de sol todos seus os rincões e senti a alma crescida como uma lua cheia.



Colecionei sonhos e busquei aplausos, até que a luz de Deus entrou em minha alma confusa.



Deus e eu falamos, de coração aberto, em meu jardim interior.



Meus dias, cobertos de cinzas, receberam a água limpa do batismo numa bendita noite de Páscoa.



Amei, amei muito e sem descanso.



Sempre encontrei gente pelos corredores de meu coração, mas Deus me amou de forma mais intensa.



Sou homem de origem, semeador de esperança, obrigado a gritar que não há noite eterna, que levamos a luz sob a pele e construímos a cidade de Deus com o suor de cada dia.”





________________________________________





CHEGADA DA RELÍQUIA DE SANTO AGOSTINHO NA IGREJA MATRIZ E SUA DEPOSIÇÃO NO ALTAR



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES




Dia 01 de dezembro de 2007



14h30
– Encontro com as Irmãs Agostinianas Missionárias: “Agostinho, um jovem inquieto” – para jovens e adolescentes, crismandos e todos os interessados em conhecer um pouco mais da vida de Agostinho. Local: Sede Monsenhor Quércia.



20h00 – Exibição do filme: Santo Agostinho (Agostino d’Ippona) – de Roberto Rossellini. Convite para todos os interessados em conhecer mais da vida de Santo Agostinho. Local: Sede Monsenhor Quércia.



Dia 02 de dezembro de 2007



Das 8h às 11h30
– Manhã de espiritualidade: Agostinho, mestre do amor. Convite para aqueles que querem passar uma manhã em oração, seguindo os passos de Agostinho no conhecimento do Amor de Deus. Local: INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora). Pedimos aos interessados que se inscrevam na Secretaria da Igreja Matriz até o dia 30 de novembro.



19h00 – Missa solene da deposição da relíquia de Santo Agostinho na Igreja Matriz. Presença das Comunidades, todo o Povo de Deus e das Irmãs Agostinianas Missionárias – Província Cristo Rei.



Fonte: Jornal “Nossa Igreja Católica”, Informativo Mensal da IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, Araras (SP), Novembro de 2007, Ano VII, &
8470; 74, Páginas 8.






________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui