Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Essa gente -- 04/11/2007 - 19:26 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Essa gente

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Aproximadamente 600 Sem-terras cruzaram por Santa Maria. Homens, mulheres e crianças que fazem de suas vidas uma marcha pela terra.

Há algo de estranho nessa gente. Querem um pedaço de chão para o cultivo. Algumas mães dessa marcha sonham com os filhos em uma escola de turno integral. Desejam plantar feijão, milho e hortaliças para pôr na mesa. Alguns homens dessa marcha possuem um desejo incomum, querem produzir leite, vinho colonial e comercializar alimentos orgânicos de forma cooperativada. Para muitos de nós, parece estranho.

Nós estamos acostumados com corrupção, desvios de verbas públicas e uma publicidade fugaz nas capas de revistas. Nesse cotidiano de aloprados não há espaço para a cooperação ou para uma mão estendida.

Os homens e mulheres dessa marcha possuem um sentimento de solidariedade que achamos anormal nesses tempos em que o nosso umbigo é o centro do universo.

Essa gente... muito estranha a capacidade de luta dessa gente. Muito estranha a capacidade de sonhar dessa gente.

Ouvi um discurso que essa gente não é bem-vinda em nossa cidade. A cidade da Mãe Medianeira. A mãe do cara que entrou no templo e botou os vendilhões para correr. A mãe do cara que andava pregando a paz, vestia-se humildemente e calçava sandálias rotas. Afinal, quem decide quem é bem-vindo, ou não, em nossa cidade?

Essa gente que marcha é formada por excluídos. Suas vestes são humildes e muitos nem sandálias rotas possuem para calçar. Mas na marcha dessa gente eles desfraldam suas bandeiras, carregam filhos nos colos e a esperança ao sabor do vento. Essa gente dorme sob lonas pretas ou ao relento, e, por vezes, possuem apenas uma vela para iluminar o sono de um piá.

Estranha a atitude dessa gente. Possuem umas virtudes não muito comuns: solidariedade, companheirismo, perseverança e, a maior delas, a luta por um mundo melhor. Seriam esses os motivos que provocaram a ira de alguns?

Os Sem-terras seguem seu caminho e deixam uma lição de vida na frase de uma das muitas mães da marcha. – Quando eu acordo de manhã e vejo meu filho sorrindo, eu busco forças para continuar na luta.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui