Parentes com problemas, o que fazer?
Texto Elias Torres
Quantas pessoas estão nesse exato momento, sofrendo por algum parente? São pessoas com problemas de saúde, prisão, drogas, decepções, desemprego, relacionamentos, falecimentos e outros...
Eu sei que não é fácil passar por tais dificuldades, é nobre sentir misericórdia pelos sofrimentos dos outros, acompanhados de boas palavras e caridade. O que não podemos é deixar que tais sofrimentos se tornem íntimos de nós.
Não podemos deixar que seus conflitos afetem o nosso viver. Há pessoas que transformam sua vida num inferno, vivenciando a vida dos outros e deixando de gozar a sua, carregando os problemas dos parentes nas malas e outras se sentindo culpadas.
Tire todo peso da consciência, vocês não são culpados de nada! Temos sim, que amar as pessoas como a nós mesmo, é uma ordem divina, mas não podemos deixar todos os infortúnios dos outros atrapalharem nossa existência.
Você já se imaginou enterrando um ente querido e pelo pensamento viver com ele enterrado lá no cemitério? Isso é triste e perturbador, nessas horas temos que orar e pedir a Deus que Ele venha nos socorrer e entregar nossas dores e fraquezas nas mãos Dele.
Não sinta que está sendo inútil, a tua misericórdia em sentir compaixão pelos outros , oferecendo piedade e amor já é grande de tua parte! O que temos que ter mais cuidado é com nossos velhinhos, esses sim, merecem toda a nossa atenção redobrada, mas temos que ter cuidado para não envelhecer com eles.
Temos que dar apoio e suportá-los, o que não podemos é deixar suas doenças, desatinos, amarguras, sentimentos de culpa, tristezas e conflitos se manifestarem em nós, e se eles conhecerem a palavra de Deus ela é bem clara: “Nós não podemos ser peso para os irmãos”.
Temos que ajudar na medida do possível, o impossível temos que entregar nas mãos de Deus ou ficaremos desequilibrados, doentes , com sentimento de culpa e ainda vivendo a vida deles.