Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VENCER NA VIDA -- 26/05/2000 - 22:31 (MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VENCER NA VIDA.



Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas



O que é vencer na vida?

É ser dono dos pensamentos?

É eleger os melhores pensamentos e optar por eles?

É aprender a pensar e pensar bem, conscientemente?

É me ajudar para que Deus me ajude? Lembrando aquela máxima antiga referida pelo humanista GONZÁLEZ PECOTCHE que diz: "Ayúdate y Dios te ayudará!...".

É sentir dentro de mim a eternidade?

É permitir que o espírito guie o ser físico?

É não desmaiar diante das dificuldades?

É considerar a vida como a soma de todos os valores e significados que encerra?

O mencionado pensador, PECOTCHE, afirma que: "el error más grave que se comete, y con suma frecuencia, es el de considerar la vida segun sus situaciones y no como la suma de todos los valores y significados que encierra. Así, por exemplo, en la vida de los seres alternan las circunstância fáciles y difíciles, plácidas y tristes, más ninguna de ellas constituye la vida misma, la que se vive a través de sus multiplas variaciones y aspectos, la que se realiza pese a todos los contrastes, contratiempos y luchas de la vida diária."(in Revista Logosofia nº 51-20-3).

É tornar doce o sabor da luta, quando ela me for amarga, fazendo dessa luta um ensinamento?

É extrair de cada fracasso o elemento que me faltou para vencer?

É suavizar as lutas quando elas forem duras, não me tornando pessimista e nem deixando que meu vigor decaia? O pessimismo e a decepção levam ao decaimento, "estado tão absurdo como o da credulidade". (in Revista Logosofia nº 74-4-fev.47)

O pessimista, segundo GONZÁLEZ PECOTCHE, "demonstra que é incapaz de enfrentar as situações tal como se apresentam, e que não tem remota noção do que é a vida nas múltiplas variações de sua complicada configuração física, psicológica e espiritual"(in Revista Logosofia nº 74-4).

É fazer bom uso dos tempos bons, lembrando que os maus tem-pos costumam ser uma consequência do mau uso que se fez dos tempos bons?

É não colocar a vida dentro dos problemas?

É não fugir da luta, pois ela é a que determina a oportunidade de vencer?

É unir ao esforço à inteligência?

É deixar de ser o que sou, para ser o que aspiro?

É realizar o processo de evolução consciente, lembrando que ele é o caminho do reencontro do ser e do espírito?

É estar sempre revendo os conceitos para que não se transformem em preconceitos ?

É não teorizar com a experiência? Teorizar com a experiência, lo-gosoficamente, é não haver recolhido dela nenhum ensinamento.



É saber esperar?

É não incomodar e não se sentir incomodado?

É não cair na inércia mental? Inércia mental significa, falta de atividade; falta de domínio; ausência de responsabilidade e paralisação dos recursos da inteligência.

É corrigir as deficiências até eliminá-las e criar as virtudes se não as tenho?



VENCER NA VIDA SEM FAZER FORÇA, eis um dito popular derrubado pela CIÊNCIA LOGOSÓFICA, a exemplo de outros tantos, como "Querer é Poder", "Que Deus te ajude", "A esperança é a última que morre" , porque o ESFORÇO, o EMPENHO e a CONSTÂNCIA são fatores volitivos que devem reger e promover todas as criações da inteligência.

As leis que regem os processos da vida universal determinam para cada obra que deve cumprir uma função universal, períodos de iniciação, evolução e aperfeiçoamento, nos quais se graduam etapas que no desenvolvimento dos acontecimentos humanos se caracterizam por trechos intensivos, de grandes esforços ou viris entusiasmos.

Outras etapas se particularizam por sua passividade, tendentes a conservar a distância alcançada desde o ponto de partida com sua sequela de benefícios obtidos. Nessas surgem o pessimismo e a decepção.

Existem também etapas nas que de novo florece o entusiasmo e o espírito se enche de renovadas energias, ao igual que a Natureza cuando a primavera renova a seiva das árvores e veste de flores as plantas que permaneceram murchas durante o inverno, aparentemente inertes, esperando o sopro fertilizante da estação.



_______________

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui