Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->IMPRESSÕES DE UM VISITANTE -- 22/10/2007 - 15:37 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


IMPRESSÕES DE UM VISITANTE





Nota de 23 de outubro de 2007. Este artigo foi publicado pelo O Caatinguense, nº 1, Ano 2, correspondente ao primeiro trimestre deste ano, órgão da Alavanca, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em João Pinheiro (MG) jurisdição à qual pertence o distrito Sant´Ana do Caatinga, ativa comunidade quilombola.



L. C. Vinholes



Foi com entusiasmo que cheguei a Sant´Ana do Caatinga para conhecer a comunidade da qual me havia falado minha mulher Helena que ali estivera em outra ocasião.



Desde os primeiros momentos, admirei a urbanidade dos habitantes deste povoado implantado na confluência dos rios Caatinga e Paracatu. Caminhando pelas ruas de calçamento inacabado, imaginei o passado de uma história de acontecimentos marcantes refletidos nas casas de construção tradicional e no arvoredo rico e de sombra acolhedora. Convivi com idosos e jovens, os primeiros guardando a cultura e os costumes de outrora e os outros sonhando em conquistar novos valores e desbravar outros c aminhos que ofereçam melhores condições de vida e de lazer.



Chamam a atenção dos que visitam Sant´Ana do Caatinga a Igreja, o Centro Cultural a Fábrica de Doces, a escola, o Centro de Saúde, o Centro de Arte Popular e Capoeira e a Fábrica de Farinha que, embora inaugurada em 30 de março de 2006,depois de quase um ano ainda não foi entregue para uso pela comunidade.



Selando minha visita, senti saudades e deixei como lembrança ma bengala, símbolo de respeito e autoridade, trazida de Angola em uma das minhas viagens aos Países e Língua Oficial Portuguesa (Palop)



Destaco ainda, a inteligente providência de preparação para a reciclar o lixo urbano para dele tirar proveito e minimizar os danos ambientais.



Seria bom que Caatinga abrisse espaço para empreendedores vindos de fora com intenção de colaborar no seu desenvolvimento, abrindo oportunidades de melhor aproveitamento da mão-de-obra local. Seria bom que os políticos que têm seus nomes desbotados nos muros de Caatinga se lembrassem do povo que os elegeu.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 744 vezesFale com o autor