Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O INSONDÁVEL IDEAL DO NEOPETISMO -- 02/10/2007 - 14:00 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aguerrida agremiação surgida nos anos 80, na forja da proximidade da queda do regime militar, na contrapressão do caldeirão que começava a explodir pela saturação do regime de força, o Partido dos Trabalhadores foi criado e conseguiu rápido a simpatia e o apoio da intelectualidade, das universidades, dos profissionais de imprensa, dos servidores públicos, não sendo, por incrível que pareça, unanimidade nas camadas menos favorecidas, dominadas e controladas pelo coronelismo político.





Lutando pela ética, pela moralidade, apresentando denúncias e forçando apurações de corrupção, prometendo um país novo e diferente se chegasse ao poder, o partido foi adquirindo confiança e seduzindo as massas, quando seu líder principal, Luis Inácio Lula da Silva, depois de quatro disputadíssimas eleições finalmente chega à presidência e com expressiva votação. Era a esperança no poder. O brasileiro votou na esperança e ganhou uma lambança.





O tal processo de mudança, para trás, começou logo após a apuração, nos conchavos para formação do governo, fazendo acordos com Deus e o Diabo, sob pretexto de obter condições de governabilidade. Os tradicionais expertos da política viram aí a oportunidade de continuar mamando e até mandando. Misturando jacaré com cobra d!água, o governo entrou num terreno lamacento e são conhecidos os sucessivos episódios de escândalos, de forma até então inédita.





Mas, diga-se a bem da verdade, no apagão aéreo, depois de muita zorra, o presidente escolhe um xerife para botar ordem no setor, nomeando Nelson Jobim para Ministro da Defesa, um cidadão que, como ex-presidente do STF e político experimentado, mostrava-se adequado para o momento. E Jobim é do PMDB, da base do governo.





Entretanto, a coisa ficou complicada de entender. Quando eu pensava que o PT ficara satisfeito com a escolha de Jobim, na condição de Xerife, para botar ordem na casa, eis que Valter Pomar, petista histórico e ortodoxo, faz sérias restrições ao Ministro, arrolando-o como tucano.





Mas, acho que há um equívoco. Jobim não é tucano. É figura de proa do PMDB, que é da base de apoio do Governo, onde pontuam José Sarney e Renan Calheiros. E, entre essas duas citadas figuras e Nelson Jobim, ainda prefiro aceitar o recém-nomeado Ministro da Defesa, para, se não acabar, reduzir a bagunça em que estava se transformando o setor aéreo.





Assim, o Governo perde muito mais com essa disfarçada proteção e blindagem à sujeira de Renan Calheiros, uma fruta caindo de podre da apodrecida árvore da corrupção, do que com a nomeação de Jobim.

O que é difícil de entender é o fato de não ter o PT exercido pressão e dado um belo chute em Renan por salpicar de lama o Governo, o Congresso, o ambiente político e, por decorrência, a nação. É essa a idéia e o caminho de defesa do trabalhador?





E por quê o medo de Renan? Ele é alguma caixa-preta que guarda revelações bombásticas? Será?







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui