Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARADOXO -- 26/05/2000 - 22:26 (MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARADOXO



Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas





Os editoriais dos jornais contribuem em muito para refletirmos sobre temas transcendentais, como por exemplo, a origem do homem, seu destino. Refiro-me especificamente a um editorial que li sob o título: "PARADOXO DA HUMANIDADE".



É indubitável que o homem com sua brilhante inteligência vasculha o cosmos e intimamente desconhece as causas de suas tristezas.





Vale aqui recordar o que afirmou o humanista González Pecotche em seu livro "Biognose": "O investigador mede a trajetória dos astros e desconhece a de sua própria vida; segue as modificações do átomo e descuida as de seu pensamento; estuda e analisa tudo, menos o que diz respeito ao próprio conhecimento da mente, que é a que lhe permite discernir e pensar, enquanto se capacita para conhecer a origem e evolução de seu próprio pensamento; lê e comenta mil biografias e treme pensando como terminará a sua; descreve maravilhas sobre a organização das formigas e das abelhas, e quando é instado à organização de seus valores pessoais, vacila ante cem conselhos antagônicos."





Nesse final de século evidencia-se com mais eloquência o desequilíbrio entre os avanços da ciência, as misérias materiais e especialmente a ignorância do ser frente a si mesmo. E diante disso, necessário se torna cada vez mais questionarmos: "de onde viemos, para onde vamos e quem somos?"



________________



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui