Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PRISCILA FANTI NÃO É ZÉ TOLO -- 26/09/2007 - 10:08 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PRISCILA FANTIN NÃO É ZÉ TOLO



Francisco Miguel de Moura*



Depois da tempestade, há de vir a bonança. Por isto não me irritei quando, ao abrir o jornal “Diário do Povo”, 17 de agosto de 2007, li, após a manchete, que “O presidente da Philips para a América Latina, Paulo Zottolo, debochou ontem do Piauí. Ao falar ao jornal “Valor Econômico” sobre o movimento CANSEI, do qual é um dos líderes, ele declarou que ‘não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir, ninguém vai ficar chateado. ’”

Só os Zé Tolos da vida abrem a boca para tal asneira. Falo no Piauí, que, como entidade política, humana, geográfica, histórica, social, se deixasse de existir – hipótese quase absurda – ficaria a história de 60 mil anos ou mais, onde viveu o homem mais antigo das Américas. Felizmente naquele tempo não havia Zé Tolos, senão jamais teriam aqueles homens primevos fundado a civilização humana aqui. Aposto que o atual presidente da Philips nunca veio ao Piauí. E agora pode tirar o cabelo da venta que os piauienses jamais o deixarão desembarcar. O orgulho de nossa gente sofrida, pobre, mas não burra nem tola, é suficiente para evitar um desastre destes. Que os Zé Tolos não venham cá ou nem para cá.

Num tempo já distante, uma revista do Centro/Sul, para fazer sensacionalismo, escreveu que a nossa bandeira era um couro de bode. Veio, foi embora, publicou a reportagem e não voltou. Pela mesma época correu uma gozação com o nosso Estado que dizia: “Vá ao Piauí antes que ele se acabe.” E ele não se acabou, continua progredindo da forma que permitem a política de má distribuição de renda e de péssima discriminação na cobrança e distribuição dos impostos.

Mas o que acontece pode ser uma lição importante. Temos que aumentar nossa auto-estima, escolhendo bem os nossos governantes e representantes junto aos poderes da República, o povo é rico de auto-estima, entretanto, não soube como usá-la. Vai aprendendo ao reconhecer os políticos do Congresso. Nada votam a favor da terra, ficam nas tricas e futricas, corrompendo e sendo corrompidos, desde Brasília até o Sul. Estes, sim, devem ser criticados, para que criem vergonha. Se o Zé Tolo se dirigia a essa classe, tudo bem, a tolice dele ficaria menor. Mas não soube formular sua crítica. Então, continuando sobre aquele tempo que já vai distante, o Governador Alberto Silva, piauiense de quatro costados, engenheiro e engenhoso, idealista e de prodigiosa imaginação (tenha ele os defeitos que tiver), cuidando do nosso turismo, cunhou uma frase lapidar para ser divulgada no Sudeste/Sul/Centro do país:

– Vá ao Piauí, antes que você se acabe! – resposta àquele jornalista que havia debochado do nosso Estado.

Falamos em turismo e já temos um grande começo de auto-desenvolvimento. Nossa praia, a mais linda, calma, arenosa, mansa do mundo – Luís Correia (Amarração) – é visitada por europeus, que não são tolos. “Agora é a vez dos americanos”, assim falou uma autoridade dos Estados Unidos, achando que nossos Governos deveriam incentivar. No eixo Maranhão/Piauí/Ceará, durante o ano inteiro, fica tudo o que os habitantes dos países desenvolvidos de clima frio e temperado precisam: água salgada, areia, sol, coco, cajuína, peixe e tranqüilidade em matéria de segurança. O Piauí tem outras coisas: Além da Serra da Capivara, temos a Serra das Confusões, o rio Parnaíba, as nascentes e o delta, este o segundo maior do mundo em água doce e mar aberto. E as maravilhas de Sete Cidades, também pré-história das Américas, senão do mundo? E os canyons do rio Poti? E a Cachoeira do Urubu, as tradições e antiguidades de Oeiras? Por outro lado, o Piauí exporta saúde. Pacientes de Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Goiás, Tocantins, das fronteiras do Ceará, Pernambuco e Bahia procuram nossos recursos médicos. São iguais aos do Centro/Sul, se comparados determinados setores. Graças a Deus, à Globo e à artista Priscila Fantin, ontem e anteontem, a novela “7 PECADOS” mostrou as SETE CIDADES, uma das maravilhas acima citadas. Foi uma boa coisa que o Brasil conheceu sobre o Piauí.

______________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora no Piauí, em Teresina. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui