Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIA DO FOLCLORE -- 22/08/2007 - 12:57 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Hoje, 22 de agosto, é o dia mundial do folclore.

Grande parte da população ainda está alheia à importância do folclore, e em muitos casos sequer entendem o que quer dizer.

O folclore tem um significado vital quando se trata das relações humanas enquanto sociedade e no tocante às manifestações espirituais, íntimas.

O estudo do folclore vem sendo assinalado desde a antiguidade, realçando o valor dos mitos, das lendas dos contos populares, das fábulas e de outras manifestações, como folguedos e danças. No passado clássico o folclore manteve-se circunscritas à literatura oral, ou seja, somente a chamada psicologia dos povos tinha importância.

No séc. XIX, com a influência do positivismo, o mundo científico começou a se interessar também pelas reminiscências resultantes dos fatos sociais, e depois do surgimento do Romantismo muitos estudiosos resolveram estudar com mais entusiasmo as manifestações populares. Num artigo publicado pela revista Athenaeum, de Londres, em 22 de agosto de1846 pelo arqueólogo William John Thoms, ele solicitava que se chamasse a todas as manifestações populares de Sabedoria do Povo (Folk Lore). Foi, pois essa data que marcou o Dia do Folclore.

No Brasil, os primeiros estudos folclóricos começaram como interesse à literatura popular. Couto de Magalhães, José de Alencar e Sílvio Romero foram os pioneiros nesse âmbito. E é, este último, considerado o pai do folclore no Brasil, pelo fato de ter ele recolhido contos, poesias e cantos populares para torná-los célebres.

Só mais tarde, depois que a área sociológica descobre a importância das manifestações populares, é que a expressão passa a adquirir um sentido mais amplo. A sociologia e a antropologia cultural incluem em seus currículos, considerando o folclore como possuidor de relevância para o entendimento das mais diversas peculiaridades humanas, e ele é incluso no estudo etnológico. As artes passam a integrar o quadro que abrange o campo folclórico e as manifestações populares nas suas mais diversas modalidades passam a serem olhadas com mais seriedade e consideradas próprias das várias classes sociais. Vários nomes se destacam no Brasil quando se trata do estudo folclórico. Nina Rodrigues, Amadeu Amaral, Mário de Andrade, Luis da Câmara Cascudo entre muitos outros, são os nomes mais destacados.

O folclore brasileiro é rico em manifestações nos seus vários aspectos. Os bens imateriais brasileiros, no entanto, sofrem uma degradação muito forte, não obstante ainda se possa assistir, pelo país afora, a execução de muitos ritos ligados à tradição.

Mas sabe-se que os órgãos culturais ligados aos governos podiam fazer muito mais no sentido de salvar os costumes e as tradições do povo brasileiro.

É necessário entender que a manutenção das tradições e costumes levam o homem e seu grupo a fixar muito mais fácil e melhor a sua auto-estima.



JOEL DE SÁ

22/08/2007.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui