Usina de Letras
Usina de Letras
227 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL: MOSTRA A TUA FACE DO PERDÃO -- 12/08/2007 - 13:29 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103323692454800


O Brasil, hoje, é um País que pede PERDÃO, pelos erros cometidos num passado recente. O perdão que todos pedimos aos nossos irmãos, os índios, que foram dizimados nos primeiros tempos da colonização deste gigante, ainda adormecido. Perdão que todos pedimos, ainda hoje, pelos índios que estão sendo aculturados, que perderam a sua identidade maior de serem livres e puros... índios que se suicidam porque não encontram o seu lugar neste mundo moderno. É como se fosse uma outra galáxia, cujos moradores tiveram que ceder o seu lugar e os seus principios para uma Civilização ignorante da sua Missão de Fraternidade, somente.

Por outro lado, festejamos o amor do Povo que batalha por mais humanidade, neste Brasil de várias faces. Festejamos cada dia que passa, e que não provocamos uma guerra civil: festejamos o amor do índio, que compreende a sua situação no mundo, e busca revalorizar a vida que era sua; festejamos, ainda, o futuro que desejamos para as nossas crianças, onde não vai faltar o sacrifício e o trabalho, mas, em compensação, também não haverão de faltar a coragem e a solidariedade.

Geralmente, quando nos tornamos adultos, ou quando envelhecemos, fizemos um balanço do que foi bom e do que foi ruim, nas nossas vidas. Muitas coisas, gostaríamos de apagar de nossa memória, porque erramos, nos enaganamos e não deu certo. Mas, a maior lembrança sempre é aquela que nos renova a força e a fé, aquela que nos permite amadurecer e buscar melhorar no futuro.

Assim, é com a História dos Povos.

Se pudéssemos, gostaríamos de mudar tanta coisa!

Porém, o ciclo da vida não perdoa, vai sempre adiante.

No entanto, como POVO e NAÇÃO, já temos um amadurecimento para compreender que não podemos nos odiar uns aos outros, porque o passado da nossa História também foi cheio de pecados contra as minorias. Precisamos festejar, sim, a vitória da Paz e da Harmonia, que existem no nosso meio, como relicários para que não repitamos os erros do nosso passado político. Como crianças, temos de aprender a nos perdoar e a perdoar os que erraram, no passado. Mas, como adultos, temos de saber respeitar e valorizar as minorias, hoje, para que não sofram as mesmas exclusões e tormentos do passado.

Brasil: mostra a tua Face do Perdão, para que as novas Gerações cresçam sob as colunas do Amor fraterno, do Trabalho e do crescimento intelectual, sem medo de seguir adiante.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 1147 vezesFale com o autor