Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62168 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O ÚLTIMO TROPEIRO -- 26/05/2000 - 22:17 (MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ÚLTIMO TROPEIRO



"Zé" Geraldo, conhecido como "Zé" Maia lá prás bandas de Serro do Frio, Iviturui, na linguagem indígena, cidade histórica e tombada pelo Patrimônio Histórico, bem pertinho de Diamantina. Conheci ali um tropeiro, o tio "Zé", do "retiro", lugar onde mora, numa grota, na várzea, bem na chegada à cidade de Serro. Cidadão brasileiro, lúcido que sentado no "rabo" do fogão a lenha, na cozinha de chão batido do casarão da terrinha onde mora sozinho, com o olhar perdido no tempo, recorda dos velhos e idos tempos de tropeiro, profissão hoje, inexistente.



Saiu de Serro e chegou até o Estado do Paraná, em sua juventude. Depois voltou e do seu "retiro" nunca mais saiu e, no dia 21 de abril, data de um mineiro, também ilustre, Tiradentes, completa seus bem vividos 85 anos de idade.



Sua irmã, Zaíta, sentada na varanda da casa centenária, resistindo ao tempo, recorda, em voz alta, da saudosa época em que a tropa era o único meio de transporte de carga. "É como se fosse hoje uma frota de caminhões", explica. "Os tropeiros cuidavam com orgulho dos animais, como os "caminhoneiros" zelam por suas máquinas possantes.



"Zé" Geraldo, homem forte, um bravo, tropeiro, mineiro da gema, fala macio, sincero, lúcido, acompanha ativamente a vida política de nosso País, numa demonstração de que o autêntico homem do campo, pequeno proprietário rural, não está alheio ao que acontece com os desmandos políticos ocorridos em sua terra, o Brasil, e, lamenta os lances desonestos e mesquinhos daqueles que, por dever de ofício, deveriam dar exemplo de cidadania.



Esse é o perfil do tropeiro, o último dos moicanos, de uma estirpe honrosa e honrada, que cedeu o seu lugar ao progresso, mas que contribuiu para a grandeza dessas Minas Gerais, de Tiradentes, da liberdade. Parabéns, "Zé" Geraldo, herói desconhecido, exemplo de guerreiro destemido e incansável, cujo exemplo reastaura nos mais jovens o gosto pela vida e, principalmente, pela luta insana de salvaguarda dos valores morais e éticos, sustentáculos do homem de bem, em prol de uma humanidade melhor.



_______________

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui