Usina de Letras
Usina de Letras
193 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62150 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eu não cansei - ENJOEI de parte da elite brasileira -- 31/07/2007 - 22:30 (Tânia Cristina Barros de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu não cansei, mas enjoei – aliás, ENOJEI





Cansei não. E olha que saí do Nordeste aos 16 anos para tentar a vida em Brasília. Aos 17 comecei a trabalhar com carteira assinada, já tenho mais de 30 anos de contribuição para a previdência, criei dois filhos, construí uma casa, plantei umas duzentas árvores, fiz bico vendendo calcinha, perfume, bijuteria, escrevi uns mil poemas e... não estou cansada, gente.



Posso até estar querendo me aposentar, para fazer outras coisas, uma casa nova e ecológica, publicar meu cd de poemas, dar mais atenção para minha mãe que está linda e maravilhosa aos 82 anos – e não está cansada também -, talvez acompanhar minha filha num mestrado fora de Brasília, escrever um livro de dicas para mulheres que viajam de carro pelo Brasil. Nossa, vou fazer tudo isso, podem apostar. E muito mais. A lista é enorme!



Mas entendo que muita gente deva estar cansada. Cansada de bater num Governo democraticamente eleito, que trouxe estabilidade econômica ao País, manteve a inflação sob controle, reduziu a pobreza, fez o maior programa de inclusão social que se tem notícia, colocou dezenas de milhares de pobres na Faculdade, iniciou a construção dos presídios federais e a reforma dos aeroportos, planejou um programa para acelerar o crescimento em parceria com Estados e Municípios, inventou uma coisa chamada subsidio para habitação popular que deu casa a gente que jamais sonhou possuir uma, aumentou o emprego, reduziu o risco Brasil a níveis jamais imaginados entre 95 e 2002, desdolarizou a divida externa, pagou o FMI, fortaleceu os bancos públicos, mudou a política de relações exteriores buscando a soberania, reduziu os juros, tirou comunidades inteiras da invisibilidade como os quilombolas, diminuiu as queimadas na Amazônia, aumentou as exportações, construiu políticas públicas para as mulheres com participação da sociedade civil, colocou milhares de crianças no esporte e reforço escolar no contra turno, etc., etc., etc. E vai revolucionar a educação nos próximos anos.



Deve dar muita canseira mesmo ficar espreitando as janelas do palácio para flagrar pessoas do Governo comemorando – muito justamente – o golpismo da mídia ao tentar imediatamente culpar o Presidente da República por uma tragédia, um ACIDENTE que tirou a vida de dezenas de seres humanos. Pois eu faço toc toc e falo palavrão. Até tenho tentado evitar, mas... escapa. E aí?



Deve ter muita gente cansada, porque a riqueza neste País sempre foi destinada a uma minoria e agora tem pobre comendo, estudando, andando de avião e... sonhando.



Deve ter muita gente cansada porque apesar de todas as acusações feitas ao Governo, de toda uma campanha para interromper o primeiro mandato do Presidente, ele, além de cumpri-lo, se reelegeu.



Deve ter muita gente cansada porque o patrimônio do Brasil parou de ser vendido, porque nunca se viu tanto concurso público acontecendo, porque a CGU e a Policia Federal funcionam.



Deve ter gente cansada porque o Governo não privatizou a previdência oficial, reduzindo o teto para três salários mínimos.



É, esse Governo dá uma canseira para uma parte da elite. Mesmo sem a prejudicar, mesmo sem criar o imposto sobre as grandes fortunas, mesmo sem radicalizar na Reforma Agrária, mesmo deixando o empresariado crescer num ambiente de segurança e regulação.



Quem está cansado, é apolítico? Não tem lado? Tem sim. E não é o meu lado, nem o da maioria da população brasileira. ENJOEI, isso sim. ENOJEI, aliás. Mas não cansei. Estou a postos, lúcida e pronta pra lutar. Nem vem que não tem, eu sou do bem.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui