Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->208 ANOS DE REVOLUÇÃO -- 14/07/2007 - 12:17 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nos últimos duzentos e oito anos o mundo tem passsado por uma transformação de grande relevância. A Revolução Iluminsta que culminou com a tomada da Bastilha veio proporcionar ao mundo uma concepção renovadora de pensamentos e idéias. A data de hoje marca o duocentésimo oitavo aniversário do episódio que veio dar uma nova razão de ser para os acontecimetos políticos, sociais etc.

Que o mundo veio ganhar uma nova conotação em todos os setores é indubitável. Foram as idéias racionalistas de Diderot, Mointesquieu, Voltaire e outras figuras do iluminismo ocidental que forçaram o mundo "chamado moderno" a adotar regimes moderados e humanistas tanto no âmbito governamental como no setor social, trabalhista etc.

O Brasil não foi muito tardio a se adequar aos ideais da Revolução. A independência brasileira aconteceu pouco mais de duas décadas após a deflagração da Revolução Francesa. O regime republicano só foi instituído quase cem anos mais tarde e foi inspirado pelas idéias iluministas mais radicais, as quais foram conhecidas como Positivismo. No entanto, para os positivistas somente após 1889 o Brasil estaria livre dos gilhões mantidos por um governo monarquista oriundo do antigo regime europeu. Consideravam tais positivistas que mesmo depois da proclamação da soberania da nação brasileira, o país permanecia preso às amarras do absolutismo através do Poder Moderador que o imperador do Brasil fazia questão de controlar.

O golpe da República seria a solução. Para os republicanos que ansiavam, havia muitas décadas, a instituição desse regime, seria a solução para todos os problemas pelo qual passava a nação brasil. O país sairia do marasmo desenvolvimentista e se integraria ao grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.

O Brasil está próximo de completar 108 anos de regime republicano. Os ideais própios da "res-publica" talvez ainda não tenham alcançado o seu inteiro objetivo. Aliás, em mais de um século de Repúlica o país passou por pelo menos a metade do mesmo tempo em períodos obscuros em que imperaram os regimes arbitários e ditatoriais. Porém, se hoje a nação vive um momento que podemos chamar democrático, pelo menos no âmbito político, a situação social não é digna dessa denominação.



JOEL DE SÁ

14/07/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui