Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOLCLORE DO BRASIL VIII - CABOCLINHOS -- 12/07/2007 - 14:58 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O solo brasileiro é muito fértil no que se refere ao folclore e às culturas de modo geral. Embora mutas tradições tenham sofrido, com o passar do tempo, certas mutações propositais ou não, ainda pode-se perceber, ao longo do território brasileiro, vestígios e manifestações interessantes.

Em alguns casos são regatados detalhes pequenos de culturas primitivas para dar ênfase a uma outra festividade - é o caso da dança do CABOLCLINHO (ou CABOCOLINHOS). Contam os pesquisadores que a dança de CABOCLINHOS tem origem na Paraíba por volta do ano de 1584, quando um séquito de indígenas catequizados foi visitar os párocos no pátio de uma igreja. Eles, embora convertidos ao cristianismo, usavam vestes e equipamentos que faziam parte de sua cultura primitiva.

Muitos anos depois, quando o Carnaval de Recife se popularizou, a tradição foi incorporada à festa mais popular do povo brasileiro.

A manifestação de CABOCLINHOS, entretanto, tornou-se popular por ocasião das festas de Carnaval de Recife.

Os brincantes pintam os rostos de vermelho, colocam cocares de penas sobre a cabeça. Não há uma coreografia específica para a dança, apenas primam os dançantes por um ritmo salteado, porém comandado pela tradição carnavalesca.

Nas primeiras manifestações de CABOCOLINHOS os foliões usavam flechas e escudos oriundos dos índios e tocavam instrumentos típicos desses povos, como gaita, ganzás e surdos.



JOEL DE SÁ

12/07/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui