Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOLCLORE DO BRASIL VII - MARUJADA -- 04/07/2007 - 16:23 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MARUJADA DE BRAGANÇA é de origem essencialmente nortista, concebida em Bragança, estado do Pará. As festas de MARUJADA fazem parte do ciclo das festas de cunho cristão. Sua origem remonta do fim século XVIII, quando um grupo de catorze escravos pretos assumiram compromisso com seus senhores brancos e cristãos de criar uma irmandade em louvor a São Benedito. Para ratificar o compromisso foi criado o festejo que ficou conhecido como Marujada de Bragança.

A Marujada paraense é dançada e cantada respectivamente por homens e mulheres.

A indumentária principal é, para homens: Calça branca, jaqueta. Chapéu com copa alta, coberta de penas de aves e de flores; mulheres: blusa com rendas brancas, saia apertada nos quadris e larga embaixo. As saias são estampadas com cores muito vivas. O vestuário ainda compõe de várias anáguas. As mulheres colocam flores de jasmins sobre a orelha ou enfiadas nos cabelos.

Coreografia principal: Os assistentes formam um círculo, espécie de anfiteatro em volto dos dançantes que no seu centro formam pares. O passo é curto e rápido. Os pares dançam separados enquanto a dançarina tenta passar a saia sobre a cabeça do parceiro, numa espécie de cortejo. No entanto, em seguida ela se esquiva.

O ritmo é acompanhado por tambores africanos e se aparenta com o ritmo do lundu, do chorado e do carimbó.

Alguns versos se destacam durante o batidão:



"Vou fazer uma canção em louvor ao Santo Preto

Canta povo bragantino: bendito, ó bendito!

Quando chega dezembro, qual o santo que está no andor?

É São Benedito nosso Senhor

Marujada de São Benedito

Em louvor ao protetor

Vem vestido de azul ou vermelho

Cartmim nas festa ou no barracão

danço xote, mazurca e chorado

nos duzentos anos de louvação

Mas fico mesmo encantado quando danço o retumbão".



É bom lembrar que há uma outra espécie de Marujada dançada no nordeste. É uma marujada conhecida também como Chegança, de origem ibérica e que tem características náuticas.



JOEL DE SÁ

04/07/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui