Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O silêncio respeitoso -- 27/06/2007 - 10:25 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O silêncio respeitoso

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Em algumas circunstâncias as palavras são insuficientes para expressar todo nosso sentimento. Principalmente em situações de perda ou tragédia. Então, nos calamos. O silêncio é mais eloqüente. O silêncio é mais reconfortante. E a simples presença é fundamental.



Mas, também, em alguns momentos, pretensamente hilários, o silêncio se faz necessário. Nos recentes capítulos da nossa tragicômica e sensual novela política as expressões usadas foram deprimentes, um atentado a nossa inteligência e a nossa paciência. Um descaso com quem trabalha e precisar se deslocar de avião. Um desprezo inconseqüente com os trabalhadores.



Relaxa e goza. Depois a gente esquece dos transtornos. Esse princípio filosófico foi cunhado pela senhora Marta Suplicy, sexóloga e atual ministra do Turismo, para ilustrar a longa espera nos aeroportos.

O ministro Guido Mantega também entrou de sola na jogada. Sendo mais megalômano afirmou Não há caos aéreo. É a prosperidade do país: mais gente viajando, mais aviões e mais rotas. Tenho algumas dúvidas se o ministro estava se referindo ao Brasil.

Gostaria de vê-los no check-in da Gol ou da Varig. Quanto tempo eles levariam para relaxar e gozar?



Minha mãe dizia que em boca fechada não entra mosca. Não vamos mandar o ministro calar a boca. E nem destituí-lo do cargo. Mas deduzimos que o silêncio respeitoso seria muito mais sensato. E extremamente mais generoso. Temos que ter em mente que juiz de futebol bom é aquele que não aparece e ministro também, principalmente, se for da área econômica.



Você tem duas maneiras de participar de uma reunião. A primeira: você entra mudo e sai calado e as outras pessoas pensarão que você poderá ser um idiota ou um imbecil. Incapaz de articular uma frase ou um pensamento. A segunda: você abre a boca e acaba, imediatamente, com essas incertezas. Escolha sua participação.



Nunca na história desse país (sic) o silêncio foi tão desejado. Silêncio e mangas arregaçadas. Nós não agüentamos mais essas elucubrações pseudofilosóficas, fisiológicas, sexuais.

Senhoras e senhores. Façam silêncio, porque eu preciso jogar milho aos pombos.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui