Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O BRASIL NA GRAVURA INGLESA DO SÉCULO XIX -- 22/06/2007 - 16:08 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GRAVURAS SOBRE O BRASIL NA IMPRENSA INGLESA DO SÉCULO XIX



Nota de 22 de junho de 2007 - Em novembro de 2002, paralelamente ao curso de cooperação técnica realizado em Paramaribo, Suriname, pela Agência de Cooperação Técnica do Itamaraty, organizei uma exposição, com vinte gravuras inglesas de minha coleção, na Galeria do Centro de Estudos Brasileira da Embaixada do Brasil naquela capital. A título de subsídio, preparei o texto abaixo, com versões em ingês e holandês, que foi utilizado na divulgação da mostra e distribuído à imprensa e ao público.



L. C. Vinholes



Texto:



As gravuras apresentadas nesta exposição são, provavelmente, um dos últimos exemplos do uso de blocos de madeira para produzir as matrizes das ilustrações das notícias publicadas nos jornais do século XIX.



O The Illustrated London News (Notícias Ilustradas de Londres), um dos mais prestigiosos semanários ingleses, foi importante fonte de informação para o público no que diz respeito não só aos acontecimentos diários na Inglaterra mas, também, ao envolvimento do país nas atividades do governo no além-mar.



Além do fato de que a Inglaterra e Portugal eram aliados contra as ambições de Napoleão na Europa, os dois países mantinham intensa colaboração no desenvolvimento do Brasil. De 1845 a 1893, para despertar interesse no público e justificar a participação econômica e técnica da Inglaterra em projetos de construção de estradas de ferro, docas secas, pontes, etc., o The Illustrated London News dedicou significante espaço ao Brasil mostrando paisagens, vistas panorâmicas das principais cidades e dos novos povoados e registro visual dos eventos importantes. Em ocasiões especiais, as ilustrações mostram os últimos mandatários do Brasil imperial, D. Pedro II e a Imperatriz Thereza Cristina de Bourbon e Bourbon, como, por exemplo, na edição de 31 de dezembro de 1864, quando Sua Majestade foi eleito membro honorário da Sociedade Real de Geografia de Londres.



As ilustrações eram publicadas em preto e branco, mas muitos assinantes do semanário, depois de receber seus exemplares, pediam a um artista independente para colori-las. Exemplo disso é a gravura intitulada “no Mercado de Frutas do Rio de Janeiro”, baseada em croqui por J. Gilbert, gravada por George C. Leighton e publicada em 16 de maio de 1856.



Infelizmente, são poucas as informações disponíveis a respeito da maioria dos artistas que participaram das diversas fases do processo para criar as matrizes finais de blocos de madeira para as gravuras a respeito do Brasil: B. Mulock, “um artista especial, contratado pelo construtor para fazer vistas”; Daniel M. Fox, C.E., “o engenheiro residente da estrada de ferro”, e Mora “de 707, Broadway, Nova York”. Entre os autores dos croquis usados para as gravuras estão C. G. Nicolay, “capelão inglês na Bahia”; David Powell e Melton Prior “artista exclusivo”; W.J. Steains e A. Foresther. A etapa final de preparação das matrizes para as gravuras das ilustrações era feita pelos gravadores. Poucos têm seus nomes nas matrizes das gravuras: P. Neumann, M. Jackson e Smith. Raros artistas usavam monogramas.





BRAZIL PRINTS OF THE XIX CENTURY ENGLISH PRESS

L. C. Vinholes



The prints presented at this exhibition, are, probably, one of the last examples of the use of woodblock to produce plates to illustrate the news published by the newspapers of the XIX century.



The Illustrated London News one of the most prestigious weekly magazines was an important sources of information for public, regarding not only the daily events in England but, also, the involvement of the country with the activities of the government overseas.



Besides the fact that England and Portugal were allies against the Napoleonic ambitions in Europe, the two countries had a very close cooperation in the development of Brazil. From 1845 to 1893, to create awareness among the public and to justify England’s economical and technological participation in projects of construction of railways, dry-docks, bridges, etc., The Illustrated London News dedicated significant spaces to Brazil depicting landscapes, panoramic views of the principal cities and of the new settlements and visual register of important events. In special occasions, illustrations presented the last rulers of the Imperial Brazil, Dom Pedro II and Empress Thereza Cristina Maria de Bourbon e Bourbon, as in the edition of December 31, 1864, when His Majesty was elected as honorary member of the Royal Geographic Society of London.



The illustrations were in black and white, but many subscribers of the magazine after receiving their paper asked private artists to put color on them. An example of it is the print untitled “in the Fruit Market at Rio de Janeiro” based on a sketch by J. Gilbert, engraved by George C. Leighton and published on May 16, 1856.



Unfortunately, is scarce the information available about most of the artists that participated in the different phases of the process to create the final woodblock plates for the prints on Brazil: B. Mulock, “an artist specially engaged by the constructor for taking views”; Daniel M. Fox, C. E., “the resident engineer of the railway”; and Mora, “from 707, Broadway, New York”. Among the authors of those sketches used for the prints are C. G. Nicolay “English chaplain in Bahia”, David Powell and Melton Prior “special artist”; W. J. Steains and A. Forestier. The final stage of the preparation of the plates for the printing of the illustrations was done by the engravers. Few of them have their names on the plates for the prints: P. Naumann, M. Jackson and Smith. Few artists used a monogram.



GRAVURES OVER BRAZILIE IN DE ENGELSE PERS VAN DE XIX- de EEUW

L.C. Vinholes



De gravures in deze expositie, zijn waarschijnlijk één van de laatse voorbeelden van het gebruik van houtbokken voor het maken van sjablonen voor de illustraties van berichten gepubliceerd in de kranten van de negentiende eeuw.



De “The Illustrated London News” één van de meest aanzienlijke engelse weekbladen, was een belangrijke bron van informatie voor het publiek, met betrekking tot niet alleen maar de dagelijkse gebeurtenissen, maar ook de betrokkenheid van het land in buitenlandse activiteiten.



Behalve het feit dat Engeland en Portugal geallieerden waren tegen de Napoleonistische ambities in Europa, onderhielden de twee landen een intense samenwerking in de ontwikkeling van Brazilië. Van 1845 tot 1893, met het doel interesse op te wekken bij het publiek en de economische en technische particpatie van Engeland in constuctie projecten van spoorwegen, havens, bruggen, enz.., te rechtvaardigen, besteedde de “The Illustrated London News” veelbetekenende aandacht aan Brazilië door middel van landschappen, panorama’s van de voornaamste steden en de nieuwe woongebieden en visuele registratie van belangrijke gebeurtenissen. Bij speciale gelegenheden werden de laatste regeerders van het Braziliaans Keizerrijk, Dom Pedro II en Keizerin Thereza Cristina de Bourbon e Bourbon vertoond, zoals in de editie van 31 december 1864, toen Zijne Majesteit werd gekozen als erelid van de Koninklijke Geografische Societeit van Londen.



De gravuren waren gepubliceerd in zwart – wit, maar vele abonnees van het weekblad vroegen na ontvangst van hun exemplaar, een onafhankelijke artiest deze te kleuren. Een voorbeeld hiervan is de gravure getiteld: “Op de fruitmarkt in Rio de Janeiro” gebaseerd op de tekening van J. Gilbert, gegraveerd door George C. Leighton en gepubliceerd op 16 mei 1856.



Jammer genoeg, is er weinig informatie beschikbaar omtrent de meeste artiesten die hebben deelgenomen aan de verschillende fasen van het proces ter vervaardiging van de sjablonen voor de gravures over Brazilië: B. Mulock, “een artiest speciaal aangetrokken door de bouwkundige voor het maken van afbeeldingen”; Daniel M. Fox, C.E., “de gevestigde ingenieur van de spoorwegen” en Mora “van 707, Broadway, New York”. Enkele van de makers van de schetsen gebruikt voor de gravures, gepresenteerd tijdens deze expositie zijn C.G. Nicolay, “engelse kapelaan in Bahia”; David Powell en Melton Prior “speciale artiest”; W.J. Steains en A. Foresther. De laatste fase ter voorbereiding van de sjablonen voor de gravures van de illustraties werd gemaakt door de graveerders. Er zijn weinigen wiens naam voorkomt op de sjablonen van de gravures van deze tentoonstelling: P. Neumann, M. Jackson en Smith. Zelden gebruikten de artiesten monogrammen zoals, bijvoorbeeld.





RELAÇÃO DAS GRAVURAS POR ORDEM CRONOLÓICA COM SEUS RESPECTIVOS TÍTULOS



1852 November 6

- Commencement of the works of the Petropolis Railway by the Emperor of Brazil.

- Início dos trabalhos da construção da Ferrovia de Petrópolis, pelo Imperador.

- Het begin van de bouwwerken van de Petropolis Spoorweglijn door de Braziliaanse Keizer.



1854 June 24

- Opening of the Imperial Petropolis Railway, Brazil -Benediction of the Locomotives.

- Inauguração da Ferrovia Imperial de Petrópolis, no Brasil - Benção das locomotivas.

- De opening van de Keizerlijke Petropolis Spoorweg in Brazilië – Zegening van de locomotieven.



1854 September 9

- Brazilian Sugar-mill.

- Engenho de açúcar brasileiro.

- Braziliaanse suikermolen



1856 May 10

- A sketch in the Fruit Market at Rio de Janeiro, by J. Gilbert.

- Esboço no mercado de frutas no Rio de Janeiro, por J. Gilbert.

- Een sckets van de fruitmarkt in Rio de Janeiro, door J. Gilbert.



1857 April 11

- Site of the station at Bahia - from a photograph by B. Mulock.

- Local da estação ferroviária na Bahia - de uma fotografia por B. Mulock.

- Local van het spoorwegstation in Bahia – van een foto door B. Mulock.

- Paripe Valley, in Bahia - from a photograph by B. Mulock.

- Vale do Paripe, na Bahia - de uma fotografia de B. Mulock.

– Paripe Vallei, in Bahia – van een foto door B. Mulock.



1857 April 11

- A mid-day halt on the Rio Trombetas, Brazil.

- Uma parada ao meio-dia no Rio Trombetas, no Brasil.

- Een middagstop aan de Trombeta Rivier in Brazilië.



1860 October 20

- The Arsenal and part of the city of Rio de Janeiro, Brazil.

- O Arsenal e parte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

- Het Aersenal en een deel van de stad Rio de Janeiro in Brazilië.



1861 November 23

- The Imperial Dock, Rio de Janeiro - showing the entrance closed by the Caisson.

- A Doca Imperial, no Rio de Janeiro - mostrando a entrada fechada pela ensecadeira.

- De Keizerlijke Havendam, in Rio de Janeiro – uitzicht van de sluisdeur.



1863 August 22

- View of Petropolis, near Rio de Janeiro.

- Vista de Petrópolis, perto do Rio de Janeiro.

- Uitzicht van Petropolis, dichtbij Rio de Janeiro.



1864 October 29

- The port and city of Rio de Janeiro.

- O porto e a cidade do Rio de Janeiro.

- De Haven en de stad van Rio de Janeiro.

- Mount Corcovado and Botafogo bay, Rio de Janeiro.

- O monte Corcovado e a baía de Botafogo, no Rio de Janeiro.

-Corcovado berg en de Botafago baai, in Rio de Janeiro.



1864 November 19

- View of Bahia from the public gardens.

- Vista da Bahia, dos jardins públicos.

- Uitzicht van Bahia,vanuitr de openbare tuinen.



1864 December 10

- In a Brazilian Forest: waiting for a shot.

- Na floresta brasileira, esperando para um tiro.

- In het Braziliaans bos, wachtend op een schot.



1865 February 18

- The Sugar-loaf mountain, Rio de Janeiro.

- O monte Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

- Suikerbrood, Rio de Janeiro.



1865 August 19

- The Quay of Boa Vista, at San Pedro de Rio Grande do Sul, a seaport of Brazil.

- Cais da Boa Vista, em São Pedro do Rio Grande do Sul, um porto marítimo do Brasil.

- De Boa Vista Kade, in San Pedro, in Rio Grande do Sul, een Braziliaase zeehaven.



1868 January 16

- The Friar´s Head, in the Organ Mountain, near Theresopolis, Rio de Janeiro.

- A Cabeça do Frade, na Serra dos Órgãos, perto de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

- Het Fraters Hoofd, in de Orgaan Heuvel, dichtbij Teresopolis, Rio de Janeiro.



1868 April 18

- The town of Cameta, in Para, South America.

- A cidade de Cameta, no Estado do Pará, na América do Sul.

- De stad Cameta, in Pará, Zuid Amerika.



1868 August 8

- Cachoeira, Province of Bahia, in he Empire of Brazil.

- Cachoeira, no Estado da Bahia, no Império do Brasil.

- Cachoeira, in de Staat Bahia, in het Keizerrijk van Brazilië.



1868 August 15

- Iron Lattice Girder Bridge at Pernambuco.

- A ponte de treliças, em Pernambuco.

- Ijzerwerk Brug, in Pernambuco.



1892 March 5

- Street Primeiro de Março, Rio de Janeiro.

- Rua Primeiro de Março, no Rio de Janeiro.

- Primeiro de Março (1 maart) straat, in Rio de Janeiro.



1892 March 19

- The fish market, Rio de Janeiro.

- O mercado do peixe, no Rio de Janeiro.

- De vismarkt, in Rio de Janeiro.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 1541 vezesFale com o autor