Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOLCLORE DO BRASIL II - TAMBOR DE CRIOULA -- 20/06/2007 - 16:21 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O TAMBOR DE CRIOULA é uma dança afro-brasileira que tem forte e quase exclusiva manifestação no estado do Maranhão. Naquele estado, principalmente na capital, São Luis, ainda há nos dias atuais, uma execução intensa do TAMBOR DE CRIOULA.

A principal característica coreográfica da dança é a constituição de um círculo com vários brincantes, inclusive solistas, que dançam alternadamente no centro. O folguedo é acompanhado de cantos e solos de instruementos de percussão. Três tambores de madeira e couro, presos com cravelhas, são percutidos e friccionados. Primordialmente usava-se tambores de madeira, afunilados. Atualmente usa-se também canos de plástico e pvc. Os instrumentos obedecem a uma determinada ordem de comando: o tambor maior é chamado de "tambor grande" e é o solista. Em seguida há o "meião" ou "sucador", é o que estabelece o ritmo básico de 6/8, e o terceiro é o "crivador" ou "perengue" que realiza improvisos em 6/8, é uma espécie de auxiliar.

Após serem tocados por determinado tempo os instrumentos são postos à beira da fogueira para aquecer a afinar o couro. Os tambores são semelhantes aos utilizados nos cultos jejes, do antigo Daomé.

Cada cântigo é iniciado pelo solista e respondido por um coro composto por dezenas de pessoas (homens coreiros) ou por mulheres dançantes (também coreiras). Não se conhece bem a origem da dança, no entanto nela são executados cânticos líricos relacionados ao trabalho, devoção, desafio, recordações amorrosas etc. Por isso supõe-se que o seu enredo é, de modo geral, a negação dos negros à sujeição escravocrata.



JOEL DE SÁ

20/06/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui