Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOLCLORE BRASILEIRO I - A DANÇA DO PARAFUSO -- 19/06/2007 - 21:31 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É de uma relevância ímpar o modo como são concebidas as nuances da cultura no Brasil. Em certos momentos o surgimento de tais eventos remete a uma conotação tragicômica.

A DANÇA DO PARAFUSO é um folguedo que surgiu no estado de Sergipe, provavelmente na segunda metade do século XVIII e até os dias atuais está praticamente circunscrito àquele estado, e mais precisamente à cidade de Lagarto. Durante o folguedo os brincantes dançam ao som de atabaques que executam uma espécie de batuque, uma variante do samba. Os foliões dançam executando uma coreografia bem ritmada, executando movimentos circulares em volta de si e ocupando todo o espaço do salão ou do terreiro dos vilarejos. Durante a execução dos passos eles percorrem uma longa extensão. Os rodopios rápidos fazem com que os dançadores se distanciem rapidamente do ponto em que iniciaram os primeiros passos. Uma dos grandes destaques da DANÇA DO PARAFUSO é a indumentária. Os dançadores trajam vestidos brancos com babados e rendas.

A DANÇA DO PARAFUSO foi concebida pelos escravos africanos e seus descendentes. Com o objetivo de fugir da escravidão, ganhar a floresta e formar quilombos ou mocambos, os cativos tinham que usar da artimanha até conseguir driblar seus senhopres e seus espiões. Enquanto empreendiam fuga os negros se apoderavam das roupas íntimas femininas penduradas nos varais. Vestiam as anáguas das sinhás, umas sobre as outras, pintavam o rosto com argila branca para serem confundidos com homens brancos e saíam em desabalada carreira pelos canaviais. Como as anáguas eram ornadas com babados e bicos, os que viam os supostos fantasmas tinham a impressão de que eles executavam movimentos circulares como os parafusos. Durante muito tempo a empreitada furtiva dos escravos sergipanos causou um certo terror em meio à população.



JOEL DE SÁ

19/06/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui