Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->JOGOS PAN-AMERICANOS! -- 18/06/2007 - 17:37 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jogos Pan-americanos



Estamos nos aproximando do dia de abertura dos Jogos Pan-americanos. Os atletas das mais diversas modalidades vão procurar mostrar que o Brasil não tem só corrupção e violência, mas tem competência esportiva, alegria e o amor.



O Rio de Janeiro sofreu as devidas “cirurgias plásticas da engenharia” e encomendou os melhores produtos “cosméticos da arquitetura” para se maquiar, escondendo as cicatrizes sociais e policiais, tentando mostrar aos povos das Américas a sua alegria. É triste que não possa ser verdade o que será apresentado pela mídia.



Bem perto dos palcos iluminados e dos estádios lotados estarão em confronto; policiais e marginais. Longe dos holofotes, crianças continuarão sendo atingidas por balas perdidas e seus familiares continuarão chorando.



Apesar do efetivo policial destinado a segurança dos atletas, será difícil atender as necessidades dos turistas e visitantes que adentrarem a cidade para participar e torcer por seus compatriotas, pois o Rio de Janeiro está vivendo uma verdadeira batalha armada.



Próximo do “Engenhão” (Bairro do Engenho de Dentro) está o complexo do alemão (Bairro da Penha) com suas perigosas favelas, foco de traficantes que enfrentam policiais com armas de grosso calibre. Não muito longe do Maracanã localizam-se as comunidades da Mangueira, o Morro de São Carlos e outros.



O acesso do aeroporto Tom Jobim (Galeão) para o centro da cidade e zona sul oferece um perigo grande (complexo da maré) ao transitar, pois necessariamente os visitantes terão que passar pela “Linha Vermelha” ou “Avenida Brasil”, as vias de maior incidência de assaltos em todo o Rio de Janeiro.



Entretanto sabendo de todos esses riscos, os governos estadual e municipal optaram por fazer acontecer esse “mega” encontro esportivo das Américas. Coragem, muita coragem!



Sei também que não seria confortável deixar de viabilizar um evento agendado com a antecedência necessária para que a cidade pudesse estar preparada, mas entendo que as decisões de sua realização podem provocar uma grande repercussão negativa caso aconteçam problemas de ordem e segurança pública.



Vamos torcer! Torcer para que tudo transcorra dentro da mais absoluta paz. Quero me enganar por pensar de forma pessimista quanto aos riscos que corremos. Mas o evento me preocupa!



Antes mesmo de torcer por qualquer atleta brasileiro, torço pela paz!

Dos atletas tenho a maior confiança em suas brilhantes atuações. Posso antever as medalhas de ouro, prata e bronze que serão colocadas no peito de cada atleta brasileiro (será record).



Ainda assim, quero parabenizar os esforços realizados pelos organizadores e principalmente aos trabalhadores que incansavelmente superaram o sono e a fome para deixar próximo do ideal as obras realizadas em toda a cidade do Rio de Janeiro.



Nós brasileiros esperamos que os Jogos Pan-americanos sejam um sucesso para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil! Esperamos que a paz mais uma vez vença, e que os turistas torcedores possam levar mais do que medalhas, mas o respeito, o amor e o carinho de todos os brasileiros.



18/06/2007

Paulo M.Bernardo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui