Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->EEducação para o Reino de Deus 011001 -- 01/02/2005 - 03:32 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M. Martins

Fichamento: Educação para o Reino de Deus 011001

GROOME, Thomas H. Educação religiosa cristã: compartilhando nosso caso e visão. São Paulo: Paulinas, 1985.


Por que ser cristão? Sugiro que nosso metapropósito, como educadores religiosos cristãos, seja guiar as pessoas para o Reino de Deus em Jesus Cristo. Ofereço três argumentos:
a) o RD é para todos;
b) Jesus viveu e pregou para o RD;
c) A maioria dos estudiosos tem o RD como tema central dos evangelhos e que o viver dos cristãos deve fazer-se em reposta a esse Reino.

O que significa o símbolo Reino de Deus para se viver realmente uma vida cristã? E Quais suas implicações na maneira de educarmos as pessoas para um tal modo de vida?

Para os israelitas o RD se refere à atividade concreta de Deus na História, estabelecendo a soberania de Deus. uma realidade concreta. Pelo poder de Deus, o Reino está se realizando, não está simplesmente sendo imaginado. O RD já é uma realidade, já que é Javé que governa as coisas e pessoas. E no entanto a consecução final do Reino ainda está por vir. Deus é um Deus que deseja a equidade para todos. Conseqüentemente, o que Javé espera deles é o que javé deseja para eles.

Jesus e o RD

A cristologia parece ser o foco primário de atenção da teologia cristão contemporânea. A cristologia o alto é tradicional, enfatiza a natureza divina de Cristo e a iniciativa de Deus ao vir ao mundo em Jesus – encarnação. A cristologia de baixo enfatiza a vida e natureza humanas de Jesus, sua vida terrena – vida publica, a morte e a ressurreição.
Para Jesus, o símbolo Reino de Deus significa o que significava para sua família antes dele: a vontade de Deus sendo feita e toda a criação sendo levada à plenitude e perfeição. Ele disse que o Reino estava presente e apontou a si mesmo e à sua obra como seu agente efetivo. Ocasionalmente, ele parece falar do Reino como presente e futuro, na mesma afirmação. Ele, pois, radicalizou a lei do Reino, tornando claro que não se trata de amor a Deus e amor ao próximo, mas sim de amor a Deus pelo amor do próximo, sem limites ao conceito de próximo.
A proclamação do Reino, por Jesus, é uma manifestação do amor de Deus por nós, manifestamos o reino amando a Deus em nosso próximo. Jesus, pois pregava o Reino como um símbolo de esperança e comando.
Se é tão obvia a centralidade da pregação do Reino por Jesus, por que, invectivo aqui a questão? Pelo motivo de que o RD perdeu sua centralidade na pregação da Igreja. E mais ainda, na educação religiosa, favorecia-se a expressão Reino dos Céus, de Mateus, ao se fazer referencia ao RD, propondo-se para a primeira um significado exclusivamente do outro mundo.

A heresia docetista, na Igreja primitiva, negava a humanidade de Jesus Cristo, dizendo que ele apenas parecia ser uma pessoa humana.
Há um laço essencial entre a pregação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador e a do RD, de forma que pregar a Jesus como o Cristo requer que preguemos o que Jesus pregava – o Reino. Em conseqüência, o símbolo RD deve ser reposto no centro de nosso entendimento do que significa viver uma vida cristã, e assim., face aos nossos interesses aqui, ser entendido como símbolo de nosso propósito básico em educação religiosa cristã.

O RD na teologia cristã contemporânea

Quando o ponto de partida para a reflexão cristológica é a vida, a obra e a pregação do Jesus histórico, a centralidade do Reino em seu ministério torna-se óbvia e incita-nos claramente a conceder-lhe o centro temático, ao pregarmos o que ele pregava.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui