Usina de Letras
Usina de Letras
309 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MERCADEUS X MERCADIABO -- 07/06/2007 - 21:53 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Todas as discussões político-econômicas, em que estejam sendo avaliadas as ações dos Governos no mundo globalizado, passam necessariamente pela interpretação e análise do comportamento do mercado universalizado, suas virtudes e defeitos, seus resultados positivos e suas conseqüências negativas, principalmente quando se trata de distribuição de renda, de divisão de riquezas.



Nesse prisma, há os que colocam o mercado como uma força autopropulsora da economia e que deve ser livre, gerido pela Lei da Oferta e da Procura. Para estes o mercado é um verdadeiro ser superior, é o Mercadeus. Outros duvidam dessa divindade e expontaneidade do mercado, questionam seriamente a teoria de que, sponte sua, ele distribua a renda, pelo contrário, afirmam que o mercado, ou melhor, seus operadores, concentram a renda gerada nas mãos de poucos e a maioria fica literalmente chupando o dedo. Aí o mercado é satanizado, é o Mercadiabo.



Muitos pensadores dizem que a verdade das idéias "está no meio", distante dos extremos. Assim, em matéria político-econômica, a verdade está no centro, equidistante do Mercadeus e do Mercadiabo. Por esse caminho, aceita-se que o mercado seja competitivo, gere as riquezas, mas há que existir um árbitro, um mediador, para que o mercado não vire Mercadiabo.



Esse mediador do conflito é o Poder político de qualquer nação democrática, seus chefes e dirigentes. O papel dos governos é fundamental para estabelecer o equilíbrio, dentro das leis, respeitanto a iniciativa privada e as liberdades, mas impondo-lhes normas que evitem a puxada de brasa, do operador de mercado, sempre para a sua sardinha.



No Brasil, essa mediação não existe, o governo é leniente diante das forças do mercado explorador, as rendas são distribuidas de baixo para cima, com um comportamento robinroodiano às avessas, tirando das camadas inferiores e transferindo para as camadas superiores. O caso da transferência de renda para o poderoso sistema financeiro é uma clamorosa distorção do fluxo de renda intermembros da sociedade, principalmente pelos vários extratos sociais e econômicos de suas populações.



O equívoco é considerável, não há força motriz capaz de reverter o panorama e, assim, o Brasil demorará muito para ser um país justo e igualitário.



Além do mais, a corrupção e os desvios são uma praga que graça como HIV no tecido social e moral do país, acarretando a imunodeficiência adquirida pelo corpo da nação, fraquejada, vulnerável a qualquer surto virótico que venha atingir a economia mundial.



É esse o panorama nacional, são essas as perspectivas, estamos longe de ver uma solução adequada para a latente crise sempre a ameaçar a tranqüilidade nacional.



O resto é sandice, é cegueira diante do quadro negro, é tapar o Sol com peneira, é acolitar-se à insensatez e omitir-se diante da cruel realidade que atinge, dos 200 milhões de habitantes, 160 milhões de brasileiros, de pobres a miseráveis, ou seja, 80% de sua população.



Aplaudir isso é um escárnio.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui