Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62330 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50709)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140845)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6220)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Qualidade versus ética -- 13/11/2001 - 16:24 (Benigno de Lima Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUALIDADE SIGNIFICA ÉTICA OU ÉTICA SIGNIFICA QUALIDADE?



Revendo os meus conceitos, deparei-me com um ponto que merece uma reflexão mais profunda, qual seja: qualidade significa ética, ou ética significa qualidade?



Entendo que ética é a capacidade que o indivíduo possui para distinguir entre o bem e o mal, logo, no campo profissional, o certo e o errado.



Por qualidade, entendo que é fazer as coisas da maneira certa, isto é, de acordo com os requisitos necessários; é desenvolver uma atividade dentro das normas técnicas baseadas nos princípios e convenções, aceitos universalmente pelos profissionais das diversas áreas de atuação.



A partir dessas premissas cheguei ao “Código de Ética” das profissões e me questionei: - por que são eles tão prolixos e de difícil entendimento pelos membros de uma profissão?



Analisei alguns, e fiquei com a impressão de que o “Código de Ética” não é ético, é corporativista. Acaba por propiciar chances para que maus profissionais se “escondam atrás da ética” em detrimento da sociedade.



A meu ver o “Código de Ética” profissional deveria ter apenas dois artigos, quais sejam:



1º - O profissional no desempenho de suas funções deve estar comprometido com a qualidade dos seus serviços.



Parágrafo Único - A qualidade se faz com a observância dos princípios fundamentais e convenções universalmente aceitos pela categoria profissional.



2º - O profissional que não exercer suas atividades de acordo com os requisitos exigidos pela profissão será desqualificado para o exercício profissional.



Outro ponto que me chama a atenção são os “Programas de Qualidade Total” das empresas. O empresários, atualmente, estão interessados em obter a “Certificação de Sistema de Qualidade - ISO” para que os seus produtos e serviços adquiram o status de atenderem às normas internacionais de qualidade. Onde fica a qualidade administrativa da empresa?



A “Qualidade Total” das empresas não está somente no “atendimento ao cliente”; isso me lava a concluir o conceito distorcido que os empresários têm de “cliente” que somente são aqueles que pagam por bens e serviços.



Entendo por “cliente” todos os consumidores, externos e internos, dos nossos produtos, serviços e informações; portanto, as atividades voltadas para o atendimento das necessidades materiais e imateriais (bens e serviços) dos consumidores têm o mesmo grau de importância das atividades voltadas para a administração.



Por que, então, os empresários não se preocupam com uma “Certificação de Sistema Administrativo” que garanta a qualidade das informações e a otimização, também, dos processos administrativos?



Percebo que a questão existe pelo fato de que temos excelentes empreendedores, mas que não estão preparados para administrar uma empresa. Muitas chegam a atingir o “nível de excelência da qualidade dos seus produtos e serviços” e “morrem prematuramente”.



De que serviu a qualidade de seus produtos e serviços se elas não existem mais? E a maior decepção é dos consumidores, frustrados por chegarem à conclusão de que a imagem que tinham da empresa era falsa, e sentem-se enganados, porque não podem mais contar com a utilidade dos produtos e serviços adquiridos.



E, finalmente, posso concluir:



1. Qualidade é a ética aplicada na elaboração de bens, serviços e informações, na sua forma intrínseca e extrínseca.



2. A imagem integral da empresa somente será alcançada se a qualidade de seus produtos e serviços estiver aliada à qualidade de sua administração.



3. A “Qualidade Total” somente existirá a partir do momento em que cada profissional/empresa for o principal “cliente” de si mesmo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui