Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROGRAMAS, PACOTES, PLANOS E PIROTECNIA -- 30/05/2007 - 11:43 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No regime democrático liberal, de livre iniciativa e economia competitiva, o governo é, antes de tudo, mediador, moderador e árbitro da relação entre Capital e Trabalho e entre o Poder e a Sociedade Organizada, intermediando os conflitos políticos, econômicos e sociais



Nesse sentido, o governo não é o gerador de recursos, não é o criador de riquezas. O Estado, o ente nacional, busca na sociedade, via tributação, contribuições e empréstimos, os recursos que lhe permitam executar as ações de mediação e arbitragem das relações sociais.



Programas, Planos, Pacotes, tudo isso que os governos, de ontem e de hoje, anunciam como obras de sua gestão, na realidade não passam de marketing pirotécnico, jogo de cena, exibição para platéias.



A verdade é que as ações do governo estão enfeixadas e amarradas por uma legislação de certo modo draconiana, consistindo no Orçamento Plurianual(No Brasil, 3 anos), na Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO, aprovada até 30 de junho de um exercício para viger no ano seguinte, e na Lei Orçamentária Anual-LOA, aprovada até o final de cada exercício para ser executada no exercício imediato.



A LOA, além da obediência ao Orçamento Plurianual, não pode fugir da LDO e nem da Lei Complementar 101/2000(Lei de Responsabilidade Fiscal). Todos esses instrumentos legais, previstos na Constituição Federal, votados pelo Congresso Nacional, transformam o governo em meros executores orçamentários e financeiros, de modo que esta história de programas, planos e pacotes é conversa para boi dormir.



E tem mais. A excessiva vinculação dos recursos orçamentários bitolam e engessam mais ainda a massa de manobra do gestor público.



Vejamos as vinculações legais, no orçamento da União:



50% para Pessoal;

10% para a área de educação(menos pessoal);

6% para a saúde(menos pessoal);

2% para o PIS/PASEP.



Isso dá 68% de comprometimento obrigatório.



Além dessas vinculações percentuais, há outras não atreladas a índices, mas ao montante da própria receita.



Temos: A CIDE, para estradas, a CPMF para saúde e previdência. a CLL para a previdência, o Salário-Educação para esse setor, os Juros e Encargos da Dívida, pagos com o Superávit Primário, que não reduzem o montanhoso estoque da dívida e o país continua devendo o principal, o capital financiado.



As receitas vinculadas a setores vitais poderiam ser uma garantia de recursos para as respectivas ações se não fôra o embutimento, nas despesas, do custeio, do gasto com a máquina de apoio, inchada, cheia de papéis, carimbos e pessoal ocioso, sem falar nos desperdícios e nos desvios.



Cada R$ 100,00 que sai do Tesouro nacional para o ex-Fundef, agora Fundeb, chega na ponta, na sua finalidade, apenas R$ 30,00. Pelos caminhos sinuosos da burocracia e dos desvios se dispersam nada menos do que R$ 70,00.

Esse é o modelo legal de gestão pública do país. Ao invés de fazer marketing com o que não está efetivamente realizando, o governo poderia dar início a um processo de mudança e não ficar justificando que age assim erradamente porque os antecessores também fizeram errado.



O Programa de Aceleração do Crescimento-PAC seria melhor denominado de ACB-Aceleramento do Crescimento do Brasil, necessário e imprescindível. O próprio governo informou que o PAC somente executou 60% do programado. Mas, diga-se, com a sigla PAC ou sem ela, o atraso seria o mesmo, porque, quando o orçamento foi aprovado com todas aquelas vinculações, pela LDO de junho de 2006, nem se falava ainda de PAC.



Então não é o PAC que está atrasado, é o governo que anda devagar quase parando e não é com siglas que irá resolver o problema. Um pacto com a sociedade, com as forças econômicas e segmentos que pensem no futuro do país, certamente produzirá melhores resultados.



Mas, com esse formato de gestão, o Brasil não mudará nunca.



Quousque tandem, abutere...?



Até quando eles abusarão da paciência e da tolerância do povo brasileiro, só o futuro esclarecerá. As gerações pósteras até poderão ver um Brasil diferente. As atuais e algumas subseqüentes dificilmente terão esse prazer. É coisa para as calendas gregas que, numa versão livre, significa o dia de “são nunca”.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui