Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM - A PESQUISA - TEXTO DE ALUNOS -- 26/05/2007 - 15:49 (vicente martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A PESQUISA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: TEORIA E PRÁTICA



Daniele Pontes Passos

Márcia Rejane Alves Rodrigues

Maria Neuma Freire Araújo

Patrícia Andrade



A partir do século XX, começaram os estudos sobre a linguagem infantil e a lingüística ainda não havia adotado métodos e nem um objeto principal de estudo, existindo aí uma mistura de estudos sobre a comunicação lingüística.

Estudiosos como Saussure e Bloomfield, introduzem um olhar científico sobre a lingüística, passando a observar e descrever os fatos lingüísticos com embasamento teórico. E, a partir dos anos 50, com Chomsky, os estudos para a elaboração de uma teoria lingüística ganham novos contornos com a criação da Gramática Gerativa Transformista. Com base nesse aprofundamento dos estudos lingüísticos, surgem novas ciências que ajudariam a desvendar processos lingüísticos, desconhecidos até então, como a psicolingüística encarregada de estudar os processos psicológicos ligados à aquisição da linguagem.

A psicologia trouxe vários questionamentos ao campo lingüístico e foi na junção das duas ciências que se percebe que a linguagem e o pensamento são os criadores das experiências humanas, através do pensar, do ler, do escrever, do ouvir e do observar, do vivenciar e do participar.

Até hoje muitas dúvidas ainda persistem sobre como a aquisição da linguagem é adquirida. Algumas teorias e abordagens tentam explicar tal fato, que é o caso do Empirismo e do o Racionalismo. A proposta empirista, através do behaviorismo e do conexionismo, defendiam que as experiências dos indivíduos eram fatos fundamentais para justificar o processo de aquisição. Já os racionalistas por meio do inatismo admitiam que o indivíduo já nascia com capacidades inatas e que a mente/pensamento era responsável pelo processo de aquisição da linguagem, herdadas geneticamente.

A partir dessas discussões surgem outras correntes aquisicionistas e as pesquisas avançam com as teorias cognitivistas de Piaget e interacionistas de Vygotsky ligadas à vertente construtivista.

Para Piaget a aquisição se dá no interagir da criança com o meio, já Vygotsky foi mais além, pois para ele o processo comunitivo de aquisição se dava do contato da criança com o meio, pela mediação do outro, nas trocas comunicativas entre criança x adulto ou criança x criança.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui