Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lula, Versão Lights -- 12/11/2001 - 09:28 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muita coisa ainda precisa ser dita a respeito de Luís Inácio Lula da Silva. Pode-se ter um enfoque totalmente fora do convencional.

O primeiro é o passado arquetípico retirante. Outro é o fato de que Lula, nascido em 1945, é da geração 68, ainda que marginalmente. Ele vivenciou a política pela primeira vez na época em que seu irmão, o Tito, se não me engano, participou do sindicato e pediu a Lula que o substituísse numa determinada ocasião.

Tito era ligado ao partidão e no sindicato se digladiavam várias facções, AP, Polop e outras.

Lula gostou do sindicato, mas permaneceu reacionário em 1968. Ele achava que o golpe de 64 foi uma coisa boa, como disse numa entrevista para o Ronaldo Costa Couto.

Lula só se opôs ao regime militar no fim da década de 70. Seria pertinente analisar o discurso de Lula no período para entendê-lo melhor. Ele foi se aproximando do cristianismo social da Teologia da Libertação. Porém, em 1968 Lula não se deixou comover pelo maoísmo cristão da Ação Popular. Reclamou também dos estudantes que o PC colocava nas fábricas, e que se achavam muito inteligentes. Lula lembra, em entrevista a Caros Amigos, da suposta operária que foi identificada como estudante comunista infiltrada por chegar ao bar e pedir pinga com limão. A revelação etílico-classista-sexual.

No fim dos anos 70, Lula falava contra a burguesia nacional. Eu vi um trecho de uma fala dele numa revista da época, se não me engano a Visão ou a Veja. Quem terá assoprado esse termo nos ouvidos dele, terá sido o Francisco Weffort? Porque, na época da fundação do PT, Lula se reunia com freqüência com Weffort e FHC nos Jardins. Lula já estava leve e serelepe nos babilônicos Jardins das Piranhas, dialogando com os neoliberais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui