Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62262 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10376)

Erótico (13571)

Frases (50652)

Humor (20037)

Infantil (5449)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140814)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6202)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->É sempre bom lembrar... -- 01/03/2002 - 12:27 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talvez por volta de 1920, Fernando Pessoa, quiçá à luz de candeeiro a petróleo, descobre e exprime a fórmula do futuro da portugalidade, no deleite da ginástica mental com que exercitava o cérebro, após constatar os tantos nomes que os homens de antanho tinham posto às terras que habitavam, impérios enormes que a "pedra-sobre-pedra" tinha soterrado, mas que mesmo assim resistiam ao tempo, perenes na memória colectiva da humanidade que foi, que era e adviria ser, hoje, aonde todos nós estamos de corpo a cumprir a missão da alma, essa incógnita coisinha que nasce e morre connosco, mas que poderá perdurar como os vocábulos que identificam a geografia da nossa tão "magnífica-e-cruel" existência.

Perante o que vou sentindo e vendo no mundo actual - dependendo e seguindo a imagética "pessoana" - estou tentado a formulizar, modesto ou imodesto, um outro recado aos vindouros, depois de noites e noites a fio com os miolos a bailarem em redor do candeeiro que me ilumina as vigílias: A MINHA PÁTRIA É O ESPíRITO COLECTIVO DA HUMANIDADE. A minha língua, de escombro em escombro, não sobreviverá usual; quedar-se-à condensada, como "Atlàntida", em duas ou três palavras pronunciadas noutro idioma: Portugal, Brasil e... praza que em inglês!

Ora, quantos séculos aguardarão os portugueses para perderem a pátria de Pessoa? Ah... isso, não sei, porque não acredito nos predestinados que falam em nome de Deus!

Eugénio Bragal

------------------- Torre da Guia ----------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui