Usina de Letras
Usina de Letras
185 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50592)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HOLOCAUSTOS AMERICANOS (LATINOS) -- 21/05/2007 - 19:58 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por ocasião da visita do papa Bento XVI ao Brasil e seu encontro com os bispos católicos do caribe foi travada cuma relevante contenda polítco-ideológiaca.

O presidente da Venezuela, Hugo Chaves, disse que Bento XVI devia reconhecer o mal que os européus fizeram ao povo do que foi chamado Novo Mundo à época do descobrimento e comlonização, nos séculos XV e XVI. A opinião pública também do Equador também protestou contra a falta de sensibilidade do pontífice. Os equatorianos reiteraram que mais de setenta milhões de sul-americanos sucumbiram sob o jugo dos colonizadores europeus.

Hugo Chaves chegou a dizer que o papa ignora o genocídio. Hoje fala-se em vários holocaustos, no entanto só se enfatiza esse tipo de massacre quando se fala nos judeus.

O que houve com o povo pré-colombiano na América Latina foi um dos maiores crimes quando se trata de genocídio. Esses povos foram massacrados em todos os sentidos. Em primeiro lugar, a religião (católica) serviu apenas como pretexto para dominar mais facilmente a fragilidade dos povos. A cultura, assim como a religião foi imposta. Nos vários enfretamentos com os povos primitivos houveram massacres que eliminaraam milhares de indivíduos. A proliferaçao de doenças, até então desconhecidas na nova terra, se encarregou de seifar outros milhares de vidas. Povos foram escravizados, forçados a trabalhar nos serviços mais insalubres e nos quais aqueles homens não estavam acostumados. Eram virtimados pela fome e pelas situações precáríssimas.

A colonização espanhola foi crudelíssima. Incas, quéchuas, aimarás e seus descendentes foram submetidos às condições mais humilhantes nas minas de prata, de ouro e de estanho em que trabalhavam como escravos, mascando folhas de coca para tapear a fome.

A colonização portuguesa, aqui no Brasil, não foi menos horrenda. Tanto que dos cinco milhões de criaturas que habitavam o vasto território brasileiro à época do início da colonização calcula-se que restam apenas 450 mil.Etnias inteiras despareceram vitimadas pela escravidão, pelas doenças contagiosas ou pelos assassinatos qualificados.

Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, não sobraram pedra sobre pedra, ou seja, não remanesceu sequer um grupo mínimo de povos antigos para contar história. O estado do Piauí é o exemplo mais importante nesse sentido. Quando os bandeirantes penetraram o território que hoje é o estado do Piauí habitavam aquela região milhares de pessoas formando vários grupos do tronco Gê ou Tapuia. As mais importantes tribos eram Pimenteiras, Cariris, Tremembés e outros. No estado hoje são encontrados vários vestígios da passagem do homem por seu territòrio, porém sequer um pequeno grupo escapou da sanha dos criadores de gado que fizeram do estado um grande curral e uma opção de pastagem extensiva.

Entretanto, não há uma estatística que ateste com exatidão quantas criaturas foram massacradas naquele estado, mas não é exagero calcular que foram muitos milhares, quem sabe milhões.

Em resumo: o holocausto latino-americano (e brasileiro) é um dos mais horrendos e vergonhosos da história da humanidade. Apenas não é levado á sério.



[JOEL DE SÁ]

21/05/2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui