Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->13 de Maio - luia maia -- 13/05/2007 - 01:59 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


13 de maio

Luiz Maia



Oficialmente o dia 13 de maio é lembrado como a data em que a Princesa Isabel pôs fim à escravidão no Brasil. A História registra que a Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888. Mas é bom lembrar que desde a sua promulgação até os dias atuais pouca coisa os negros têm a comemorar. Já estamos fartos de assistir neste País a um tipo de preconceito camuflado que elimina a possibilidade de o negro almejar atingir cargos mais elevados no contexto sócio-econômico. Talvez por esse motivo nossos irmãos negros prefiram comemorar o 20 de novembro, referência à morte de Zumbi dos Palmares, como contraponto à data oficial.



Ninguém pode negar que ainda existe uma espécie de segregação racial permeando a sociedade. A "escravidão mascarada" no Brasil persistirá desde que continuem sendo negadas aos negros as chances de competirem em igualdade de condições com os brancos. O que vemos no dia-a-dia é uma relação hipócrita e conflituosa com o sistema imposto pelas elites brasileiras, algo que nos remete ao interminável jogo do faz-de-conta. "Moreninha", "mulata", "moreno-claro", "pardo" são alguns artifícios usados para tentar inibir a negritude das pessoas da raça negra.



Não deveria ser assim. Quando olhamos os números referentes às disparidades sociais brasileiras, entre pobres e ricos e negros e brancos, não temos como não nos envergonhar. Não pode continuar desse jeito. Quando iremos afinal ver os negros assumindo cargos relevantes no Brasil? Dêem uma olhada nos números e tirem suas conclusões. Com raríssimas exceções parece ser um privilégio o fato de apenas brancos estarem ocupando as cadeiras de desembargadores, executivos, magistrados, políticos e empresários neste País.



Assim como é fácil perceber que nos shoppings centers os vendedores são quase todos brancos. Aeromoças, modelos, atores e atrizes não fogem à regra. Ao negro parece que só lhe foi dado o direito de assumir papéis subalternos ou caricatos. Pelo visto o fim da escravatura não melhorou a condição sócio-econômica dos descendentes de escravos neste País. Sem um modelo efetivo de inclusão definido por políticas públicas que contemplem esse segmento, a simples emancipação jurídica não muda sua condição subalterna, muito menos ajuda a promover sua cidadania e/ ou ascensão social.



Luiz Maia

http://br.geocities.com/escritorluizmaia/

msn: luiz-maia@hotmail.com

SKIPE - luizmaia1

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar" e "Cânticos".

- Edições Bagaço - Recife/PE.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui