Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DOIS POETAS, DOIS PATRONOS DE ACADEMIA -- 03/05/2007 - 20:45 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DOIS POETAS, DOIS PATRONOS



Francisco Miguel de Moura*





Há no meio intelectual piauiense quem não aprove a proliferação de academias regionais. Entretanto é preciso distinguir algumas de outras. A Academia de Letras da Região de Picos, mais conhecida pela sigla ALERP, vem resgatando valores do passado da região, num trabalho que merece todo o nosso apoio. Valores intelectuais e poéticos, valor humanos e também políticos, no verdadeiro sentido da palavra. Seu atual Presidente, Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha) e um punhado de outros intelectuais que fazem aquele sodalício, cujos nomes não vou citar para não incorrer em omissões, tem mostrado bom serviço.

Um caso apenas pode ilustrar o que disse. No sábado, dia 28 de abril, a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) realizou sessão presidida pela professora e colunista Francelina Macedo, então secretária da entidade no exercício da presidência, para discutir, escolher e eleger dois patronos (cadeiras 28 e 29). Por proposição da acadêmica Francelina Macedo, a escolha dos referidos patronos se deu por consenso, pois os dois intelectuais propostos, o professor e poeta Miguel Borges de Moura (Guarani) e o poeta Lourenço Campos, são reconhecidamente admirados pelas gerações anteriores.

Miguel Guarani, (Miguel Borges de Moura) foi um conceituado mestre-escola, professor leigo que ensinava de casa em casa, de fazenda em fazenda, de povoado em povoado, e encontrava tempo para encantar o povo com seus repentes, ao som da viola. Entretanto, só se tornou conhecido das novas gerações através do recente livro do escritor Francisco Miguel de Moura (Chico Miguel). Referido livro, “MIGUEL GUARANI”, é uma coletânea de crônicas biográficas e depoimentos sobre a trajetória do mestre e poeta popular Miguel Guarani. Toda a região de Picos o conheceu, desde Alagoinhas até Aroeiras do Itaim, passando por Bocaina, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Sussuapara e outros municípios mais novos. Chico Miguel juntou à referida biografia, uma pequena parte da obra inédita do mestre (poesia popular) que, a custo, conseguiu recuperar. Miguel Guarani agora foi eleito patrono da cadeira nº 29, da ALERP. Sua indicação se deu através da acadêmica Francelina Macedo, lembrando que alguns dos seus antepassados foram alfabetizados por Mestre Miguel, quando ele morava no “Angico Branco”.

Já o eleito para a cadeira nº. 28 foi o poeta Lourenço Campos, também da região de Picos, tendo inclusive morado em Belém do Pará, onde militou na imprensa. Na cidade de Picos viveu e trabalhou muitos anos (farmacêutico). Também não era lembrado pelas novas gerações, apesar de grande poeta clássico que, nos anos 50, animava a juventude e escrevia para o jornal “Flâmula” e outros órgãos estudantis. Recentemente, seus familiares publicaram o livro que deixou inédito, de nome “Canto do Nordeste”. Foi eleito patrono da cadeira nº. 28.

Desta forma, em lugar do desvanecimento com algumas que são realmente inativas, figuram na lista apenas para homenagear pessoas vivas, sem estimular a escrita e a leitura, fazemos nós, aqui, o elogio das que trabalham, animam, resgatam valores e dizem ao que vêm. Neste caso devo citar, além da Academia de Letras da Região de Picos, a Academia Parnaibana de Letras, a Academia de Letras do Longá e a Academia da Região Valenciana. Às demais, peço que me desculpem, mas não tenho tido conhecimento de suas ações. De qualquer forma, todo tempo é tempo para a comunicação sem animosidades.

_______________________

*Francisco Miguel de Moura, membro da Academia Piauiense de Letras. E-mail: franciscomigueldemoura@superig.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui