Usina de Letras
Usina de Letras
183 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Educação como excelencia -- 02/05/2007 - 19:51 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Educação como excelência Maine Vallery 2-05-2007



Em “Gabriel e Mazarine”,livro que editei em 1999 tem registrado um artigo de Esther Grossi,uma das maiores educadoras gaúchas, que diz,em dado momento,que “não é menos rara a repetição da fórmula de que se deve ouvir os pais e a sociedade para o planejamento da escola que eles desejam.Mas,então,estamos surdos aos brados que eles emitem vigorosamente,há muito tempo,implorando que a escola ensine a quem nela obstinadamente se mantem! A sabedoria popular é lúcida para se dar conta de que não há outra herança que um pai pobre possa deixar aos filhos senão um pouco de estudo!.......”E,mais ainda,continua a existir a crença,ainda mais perversa,de que a inteligência humana é um dom.Quanto trabalho ainda falta para que as pessoas se abram para a revolucionária descoberta de nosso século de a inteligência é um processo,e de que fica inteligente porque se aprende....” Esther Grossi é assim:acredita na escola,na alfabetização,no aprendizado ,mas ,infelizmente, foi alijada do processo político pelo PT e deixada fora de suas possibilidades.E tantas e enormes possibilidades de ajudar o povo brasileiro.

Mas alguma coisa sempre fica naquilo que é ensinado. E me dei conta disso quando vi,no final de semana,na cidade onde nasci,Dom Pedrito,no Rio Grande do Sul,uma escola eleger a educação como excelência..Irmã Amélia,como é conhecida na comunidade desta cidade da fronteira,reergeu o Colégio do Horto,impôs sua marca e lá está um educandário que é orgulho dos seus alunos ,dos pais,de todos e desta ex-aluna..Ao comemorar 99 anos , fazendo escola com a escola ,levanta ela uma bandeira e comprova que a prática do querer EDUCAR é possível sim e formar homens e mulheres para um Brasil melhor é possível mesmo.

Infelizmente,os olhares dos que administram a educação, que determinam suas regras, não alcançam a lição que está humildemente encravada nesta cidade da fronteira,na distante Dom Pedrito.

Mas algo fica e os alunos de hoje,como de ontem,mostram no varejo o que os Governantes devem fazer no atacado em se tratando de educação!

Convido o leitor a refletir sobre isto e se desejar informações sobre este exemplo escrevam para Garv@terra.com.br.

Tchau!

Parabéns à Irmã Amélia, aos professores, aos alunos. A todos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui