Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PEDRO WILSON e OSVALDO ALENCAR -- 27/04/2007 - 14:23 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PEDRO WILSON E OSVALDO ALENCAR.



Mario Ribeiro Martins*





Uma significativa homenagem foi prestada pelo Deputado Federal Goiano Pedro Wilson Guimarães(Marzagão, Goiás, 24.02.1942) ao ilustre Osvaldo Alencar Rocha(Uibaí, Bahia, 1936), na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 26.03.2007.



O discurso de Pedro Wilson merece ponderações. Num trecho disse: “Entre tantas belas passagens da história de Osvaldo Alencar, narradas com muito talento pelo companheiro Edimário Oliveira Machado(Uibaí, Bahia, 1956), no livro lançado sexta-feira, dia 23 de março, em Goiânia, PELAS VEIAS DA ESPERANÇA, existe uma que chama bastante atenção. Ao sair da terra natal com destino a Goiânia, o jovem Osvaldo, poeta e sonhador, relembra aquele momento de forma emocionante”:



‘Cheguei em Goiânia na humilde condição de retirante, vindo das plagas escaldantes do Nordeste. Com a alma de poeta e com o coração cheio de sonho, conforme convêm a todo baiano, que por sentença do destino, pelas contingências da História ou as circunstâncias do meio inóspito, deixa a terra natal para emigrar-se, cumprindo assim a predestinação de uma raça. Trazia na bagagem, além de um exemplar, em brochura de Espumas Flutuantes, de Castro Alves, uma grande dose de esperança. Anos mais tarde, já morando em Brasília, quando fui preso pela Ditadura Militar de 64 e tive os meus livros confiscados pela Polícia Política, perdi as Espumas Flutuantes; a esperança conservo até hoje’.



Noutra parte disse o Deputado Pedro Wilson: “A esperança, saudoso companheiro Osvaldo Alencar, parte dela ensinada por você, conservamos até hoje na luta por um Brasil melhor, mais justo, igualitário e mais livre. E, com certeza, este momento vitorioso em que o PT vive, é dever nosso reconhecer que parte dessa vitória também é sua. É preciso lembrar os heróis construtores da história, e o seu nome está definitivamente marcado na história do PT de Uibaí, da Bahia, de Imperatriz, do Maranhão, de Goiânia, de Brasília, de Tocantins e de centenas de lugares, na lembrança de milhares de pessoas que tiveram o privilégio de conviver com você”.



“Espumas Flutuantes, de Castro Alves, o poeta da liberdade, foi nessa fonte que Osvaldo Alencar buscou a sua inspiração para a poesia e para a política maior, a política como instrumento de transformação social, de defesa permanente do mais fraco, do despossuido, do sem eira e nem beira, nesse mundão de meu Deus”.



“A história de Osvaldo Alencar é um exemplo vivo de luta pela cidadania. De origens no Vale do Cariri, Ceará, nasceu em Quixabeira, Distrito de Uibaí, Bahia, em 1936. O poeta militante Osvaldo Alencar morou em Brasília, onde teve intensa participação no movimento estudantil. Época em que, há um registro surpreendente: Osvaldo Alencar, juntamente com outros, impediu a entrada do Presidente Costa e Silva na UnB, ao lado do Presidente da França Charles de Gaulle, onde fazia Direito”.



“Perseguido pela ditadura militar, Osvaldo foi uma voz permanente de luta contra a repressão e a favor da liberdade. A vida de Osvaldo Alencar é marcada pela interação com as lutas sociais, com os movimentos sociais, no Partido dos Trabalhadores, na CPT, na UCG, na advocacia, referência do direito alternativo, uma vida marcada pela coerência aos ideais de justiça, igualdade, democracia, cidadania, de um mundo melhor.



Uma luta forjada no front da ousadia e da coragem, nas matas do Araguaia/Tocantins, no Bico do Papagaio, nos sindicatos, nos tribunais, nas pastorais da igreja, no movimento estudantil, nos movimentos sociais e também no movimento político de resistência e resgate da ética na política”.



“Candidato a Prefeito de Uibaí, em 1976, pelo MDB, fez educação política no Polígono da Seca, uma coragem revolucionária, desafiar os coronéis que se achavam donos da política e dos votos.



Candidato a Governador no Maranhão pelo PT em 1982, outro desafio assumido por Osvaldo na caminhada da construção partidária, no fortalecimento da luta do povo.



Já em Goiás, a partir de 1982, Osvaldo faz, mais uma vez, opção pelos pobres. Advogado bem-sucedido, renunciou uma grande carreira na advocacia para defender os sem-terras, desafiando as baionetas, os pistoleiros e latifundiários desse Brasil concentrador, injusto, de pobres, miseráveis, espalhados pelos quatro cantos do País, e que aos poucos está mudando com o Presidente Lula.



Em 1986, Osvaldo foi candidato dos sem-terras e da militância petista de Goiás a Deputado Estadual. Obteve uma bela vitória política e a primeira suplência para Deputado.



Novos desafios surgiram na vida desse baluarte da luta política, em 1988, no recém-criado Estado de Tocantins. Osvaldo, mais uma vez, não fugiu à luta, aceitou o convite para ser candidato a Governador e obteve mais uma vitória no processo de educação política e de construção partidária”.



A vitória, a que se refere Pedro Wilson, precisa de melhor esclarecimento. É que, na verdade, Osvaldo Alencar foi candidato a GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS, pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES(PT), nas eleições do dia 15.11.1988, determinadas pelo Tribunal Regional de Goiás, sendo, no entanto, derrotado por Siqueira Campos. Na época, foram candidatos: Osvaldo Alencar Rocha(3,7% ou 13.399 votos), José Wilson Siqueira Campos(45% ou 163.819 votos) e José Freire(23% ou 84.926). Votaram 358.675 eleitores. Os votos em branco e nulo somaram 86.527. Como não havia ainda o Estado do Tocantins organizado, os eleitos foram empossados no Auditório do Tribunal de Justiça de Goiás.



“PELAS VEIAS DA ESPERANÇA é uma bela história, resgatada com toda dignidade pelo companheiro Edimário Oliveira Machado. Osvaldo Alencar é desses seres humanos únicos, uma história que emociona e nos orgulha, nos faz reflexivos sobre nosso papel na construção da história, um convite para lutar sempre, acreditar sempre, ir avante, desfraldar a bandeira de luta, arregaçar as mangas, assumir a causa dos mais pobres, ser voz firme no tribunal do povo, na luta do povo, no sonho do povo. Fazer tudo isso, e fazer com leveza, com a compreensão de que a arte é que dá beleza à vida, ainda que a vida seja tão dura, tão injusta, tão desigual. Um poeta de versos bonitos, uma voz do direito em defesa do povo, um político de partido, de visão ideológica, um retirante nordestino que saiu da seca para lutar contra as cercas do latifúndio, da ignorância, da opressão, da infâmia, da brutalidade, da violência e da exclusão social.



Viva Osvaldo Alencar sempre vivo em nossas memórias! Axé! Oxalá! Viva a liberdade! Viva o Partido dos Trabalhadores! Viva a poesia, a opção pelo pobres, pelas minorias, pelos sem-terras, negros e índios! Viva sempre a luta pela construção de um Brasil melhor, de uma sociedade mais justa e fraterna.



Obrigado”.



- Esta Presidência(Osmar Serraglio) recebe a manifestação de V.Exa. e dará o andamento cabível na Casa”.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO, leia QUEM FOI OSVALDO ALENCAR ROCHA? em www.mariomartins.com.br, dentro de ARTIGOS.







*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui