Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Potencialidades da Alma -- 26/02/2002 - 20:33 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

www.vaniadiniz.pro.br
Sempre gostei da noite. De usufruir cada momento desse espaço e saborear a esperança de um novo dia que se fará presente trazendo novas alegrias e concretizações. Não sei porque nunca pensamos em nada negativo quando refletimos sobre os dias que virão.Como se nossos pensamentos estivessem temporariamente vacinados contra qualquer visão de uma realidade que não corresponde aos nossos padrões. E quando a realidade se aproxima, às vezes cambaleamos ao seu forte impulso.
Realmente somos dos extremos, porque quando a vida não corresponde aos sonhos que apreendemos, temos a tendência de ficar dominado pelo lado negativo e sofrermos antes mesmo que saibamos a conclusão que se acercará de nossas vidas. São essas surpresas que nos tornam ansiosos, mas ao mesmo tempo nos permitem viver com uma relativa paz.
Essa noite me deixou reflexiva por longas horas. E enquanto olhava as estrelas, sempre nos pontos de luminosidade, trazendo-nos a claridade que encerra beleza e fulgor, pude ponderar em toda a minha vida passada e presente e nos mistérios que se acercaram, inverossímeis em sua incompreensão.
Enquanto ficava ali, divagando, entendi que vaidades ou orgulhos são os elementos mais tristes e devastadores de qualquer vida.Não que não possamos exultar por uma vitória, ou cuidar de nosso espírito ou corpo. Apenas que nada valem, quando não estão ligados a valores intrínsecos e preciosos.
Foi assim que vi muito longe com se estivesse na lua a figura de uma pessoa especial, que iluminou de forma incandescente minha vida, e interiormente conversei com ela. Pude absorver esse sentimento e perceber que nada é mais importante, que a paz que sentimos em momentos de entrega interior.E ainda tive oportunidade de compreender o valor dos pequenos gestos, e de sentimentos que aparentemente nos parecem sem valor.
Todo um passado se apresentou a meus olhos e o colorido era por vezes tentadoramente expressivo. Fui me aproximando daqueles dias, com uma simplicidade envolvente e cheguei intimamente a dialogar com uma pessoa querida. Não que eu a visse. Mas sei que a energia dessa pessoa é tão grande, que ela me transmitiu a paz e o conforto que naquele instante eu estava precisando. Não a vi, mas senti. Não falei com ela em diálogo comum, porém na efusão de nossas almas, e rememorei dias de minha infància e adolescência em que ela foi a protetora e amiga incondicional.
Sentei-me, ali à luz do luar, sentindo efusões que faziam meu coração bater celeremente, como seu pudesse conviver com as pessoas das quais estava saudosa.
Desconheci naquele momento qualquer alegria ou tristeza real que pudesse estar me conturbando e vivi o presente de recordações, certa de que as pessoas se vão, todavia sua força, energia, bondade, amor, generosidade ficam e se tornam sementes, que poderão frutificar nas pessoas que elas amam, dependendo do grau de aceitação de cada um de nós.
Eu me conservei longo tempo observando os estragos que meu inconsciente, muitas vezes me proporcionou, e disposta a viver todos os sentimentos que minha alma não experimentou, mas que eu deixaria daquele momento em diante expandir em suas potencialidades, das mais simples às mais complexas.
Foi isso que aprendi num momento de dor, que se transformou em vivência e discernimento consciente e pleno.
www.vaniadiniz.pro.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui