Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50656)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pequena História do Dia das Mães -- 16/04/2007 - 18:43 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PEQUENA HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES.





Foi durante o século XVIII que surgiu a idéia – embora de maneira indireta – de se reservar um dia para as mães. No caso que ora comento apenas para registro, tratava-se de dar folga todo 4º domingo de cada mês às operárias que trabalhavam nas indústrias inglesas para que elas pudessem ficar em casa com suas respectivas mães, porque naquela época as fábricas não fechavam aos domingos e essa “ liberalidade dos patrões” ficou conhecida como Mothering Day.



Depois, por volta do último quartel do século XIX, a escritora americana Júlia Howe tentou, sem êxito, estabelecer uma data anual para homenagear as mães.



Finalmente, em 1910, uma outra americana chamada Anna Jarvis, conseguiu que o governador da Virgínia Ocidental, William Glasscock, reservasse no calendário de datas festivas oficiais do seu Estado, um dia dedicado as mães, fato que ocorreu em 26 de abril de 1910.



Conta –se que Anna Jarvis havia perdido sua mãe em 1905 e por causa disso entrou em profunda depressão, ficando sem comer, sem dormir e completamente desolada. Suas amigas então, preocupadas com ela, tiveram a idéia de fazer uma festa para perpetuar a lembrança de sua mãe e assim minimizar a dor que Anna sentia.



Anna sentiu-se mais animada e teve então a inspiração de fazer com que a festa dada por suas amigas fosse extensiva a todas as mães– tanto mortas quanto vivas - para que os filhos agradecessem àquelas a quem tanto deviam.



A idéia de Anna começou a tomar vulto até que foi, como acima dito, aceita pelo governador da Virgínia Ocidental.



Ora, homenagear a figura materna é realmente uma idéia das mais simpáticas e assim, pouco a pouco, os demais Estados Norte-Americanos foram criando dias específicos para que os filhos ficassem com suas mães e festejassem o dia com uma grande reunião familiar.



Todavia, o dia variava de Estado para Estado, fazendo com que o Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificasse a data comemorativa para acontecer sempre no segundo domingo do mês de maio( acatando sugestão da própria Anna Jarvis) e criando assim o “ Dia Nacional das Mães “.



A popularidade do feriado fez com que se tornasse uma dia lucrativo para o comércio, pois pela idéia inicial de Anna, as mães deveriam receber dos filhos apenas dois cravos brancos, simbolizando pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza; e não presentes estimulados pelo comércio.



No dia das mães, o comércio fazia a maior propaganda para que os filhos demonstrassem o amor que sentia dando presentes e isto desgostou tanto Anna Jarvis que ela entrou com um processo judicial para cancelar o dia das mães. Evidentemente que o processo judicial não prosperou e o dia das mães permanece sendo comemorado com presentes, é verdade, mas ainda com base na idéia fundamental de Anna, que era fazer com que os filhos se reunissem junto às mães para agradecer e retribuir todo amor e dedicação que delas receberam.



Um detalhe: Anna Jarvis morreu em 1948, aos 84 anos de idade e nunca chegou a ser mãe.



Aqui no Brasil, o dia das mães foi pela primeira vez comemorado em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre e só em 1932, sendo presidente do Brasil o Sr. Getúlio Vargas, a data foi oficializada para o segundo domingo de maio, seguindo o calendário já aceito por mais de 40 países.



Em Portugal, o dia das mães é comemorado em oito de dezembro, dia de N. S. da Conceição, a mãe de Jesus!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui