Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESCOBRINDO ITANHAÉM -- 08/04/2007 - 11:15 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESCOBRINDO ITANHAÉM



Filemon F. Martins



Já faz alguns anos que minha sobrinha ELAINE CRISTINA DA SILVA comprou uma casa de veraneio na cidade de Itanhaém, litoral de São Paulo e em certa ocasião, sua mãe NINA RIBEIRO MARTINS, minha irmã, me convidou para conhecer a casa e a cidade de Itanhaém. Aceitei o convite e fui conhecer a cidade histórica de Itanhaém. Fiquei alguns dias no bairro Belas Artes e voltei outras vezes, o suficiente para me apaixonar pela cidade, pela história, pelo povo e pelas belas praias de Itanhaém, de tal forma que hoje sou morador de Itanhaém.

Itanhaém, com área territorial de 596 km2 é uma cidade histórica, conhecida como a 2ª cidade mais antiga do país, embora sua estimativa populacional, segundo o IBGE em 2005 não passasse de 88.235 habitantes e localiza-se entre Mongaguá (17 km) e Peruíbe (29 km). O acesso de São Paulo a Itanhaém é feito pelo complexo Imigrantes/Anchieta e a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, com distância de aproximadamente 110 km. Conhecer Itanhaém é descobrir um pouco da história do Brasil, é percorrer caminhos por onde passou o Padre José de Anchieta em suas peregrinações pela Vila de Conceição de Itanhaém (1553) e muitos outros Jesuítas.

Em Itanhaém nasceria anos mais tarde Benedito Calixto de Jesus (14/10/1853), que, além de pintor renomado, escritor, historiador, também se dedicou a antropologia, astronomia e ao magistério.

Segundo informações da PM ITANHAÉM via internet, em 1561 muitos colonos portugueses abandonaram as aldeias antigas, estabelecendo-se no aglomerado de casas da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, às margens do rio Itanhaém, através de um plebiscito. Nessa ocasião, a Vila de Conceição de Itanhaém já obtém foro de Vila, Pelourinho e Câmara Municipal, tendo sido eleito juiz Pedro Cristóvão Gonçalves.

É preciso lembrar que a descoberta do ouro (1635) na Capitania de Itanhaém, em Ribeira de Paranaguá, ainda de acordo com a PM ITANHAÉM, dá novo impulso às cidades da região. Assim, em 1639 inicia-se a construção da Igreja Matriz dedicada a Sant’Anna, contudo em 1654 os jesuítas são expulsos do Brasil e da Vila de Conceição de Itanhaém, em face do atrito gerado pela escravização indígena. Os franciscanos substituem os jesuítas na Igreja Nossa Senhora da Conceição e em 1699 iniciam a construção de uma nova Igreja e do Convento no morro de Itaguaçu, cuja conclusão se deu por volta de 1713.

A Igreja e o Convento foram parcialmente destruídos por um incêndio, em 1833, quando o padre e professor querendo se livrar dos morcegos solicitou ajuda, mas esqueceu-se do perigo das labaredas nas vigas de madeira, que foram consumidas pelo fogo rapidamente sem que a população pudesse apagar o incêndio, considerando-se o difícil acesso ao alto do morro.

Em 1861 dá-se início as obras de reconstrução do Convento e da Igreja nas partes destruídas pelo fogo. Em 1866 é instalada a rede de telégrafo nacional, que serviria de comunicação à frente brasileira na Guerra do Paraguai. Já em 1906, a Vila de Conceição de Itanhaém é elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se apenas ITANHAÉM. Curiosidades: em 1909 é realizada a primeira viagem de automóvel a Itanhaém por Washington Luís. Em 1912, Rui Barbosa tenta chegar a Itanhaém, mas não consegue, ficando encalhado no rio Mongaguá, sendo obrigado a retornar em seguida.

O município de Itanhaém possui mais de 25 km de praias, chamadas pelo nome do bairro, a começar pela Vila Loty, Suarão, passando pelas praias dos Pescadores, Sonho, Cibratel I e II, indo até o balneário de Gaivotas.

A cidade possui aproximadamente 2000 km de rios, sendo 160 deles navegáveis, entre os principais, estão os Rios Itanhaém, Preto e Branco, além de possuir 4 ilhas: Ilha das Cabras, Laje da Conceição, Queimada Pequena e Queimada Grande, mais conhecida como Ilha das Cobras.

Entre outras atrações da cidade, pode-se visitar o Convento Nossa Senhora da Conceição, localizado no alto do morro de Itaguaçu, a Igreja Matriz de Sant’Anna, a Casa de Câmara e Cadeia, onde ficava o pelourinho do município, hoje transferido para o convento. Merece visita também o morro Paranambuco, onde existe uma pedra que, olhando-se por determinados ângulos, parece o perfil de uma mulher e o morro Sapucaitava, com trilhas ecológicas e uma vista deslumbrante do mar. É atração a formação rochosa encravada entre o costão rochoso da Praia do Sonho e o mar, mais conhecida como Cama de Anchieta, onde, segundo a lenda, o Padre José de Anchieta costumava descansar de suas peregrinações, buscando inspiração para os seus poemas.

Na Praia dos Pescadores, o Monumento Mulheres de Areia é bastante visitado e marca a gravação da telenovela brasileira, de Ivani Ribeiro, em sua 1ª versão, na fase preto e branco, exibida pela extinta TV Tupi, em 1973/1974, com atuação excepcional da atriz Eva Wilma, vivendo as gêmeas Rute e Raquel. As esculturas feitas na areia por Tonho da Lua, eram do escultor Serafim Gonzalez.

O aniversário de Itanhaém é comemorado em 22 de abril e a cidade é administrada por João Carlos Forssell Neto (PSDB) que tem muito a fazer pelo município. (2005/2008).

Venham conhecer Itanhaém!



Caixa Postal 64

CEP 11740-970

ITANHAÉM – SP.

filemon.martins@uol.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui