Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PÁSCOA - ORIGEM E CURIOSIDADES -- 31/03/2007 - 21:54 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Páscoa – Origem e curiosidades



O nome Páscoa é de origem hebraica – Passach – que significa passagem ou ainda pelos judeus – liberdade – pois após anos de escravidão no Egito, depois da primavera, sob o domínio de Ramsés II começou a libertação (o êxodo). A Páscoa dos judeus é de 8 dias.



Os católicos comemoram na Páscoa – a passagem – ressurreição de Jesus Cristo (passagem da morte à vida). Essa é a mais importante data comemorativa para os cristãos, que em suas celebrações anuais anunciam a Ressurreição de Jesus após ter sido morto e crucificado.



O dia de Páscoa é sempre comemorado no primeiro domingo após a Lua Cheia dos dias 21 de Março de cada ano – Cálculo Lua Cheia eclesial (diferente de nossos cálculos).

A Páscoa é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 24 de abril, variando ano a ano. Nos próximos anos o calendário será:

2008 – Dia 23 de Março -/- 2009 – Dia 12 de Abril -/- 2010 – Dia 4 de Abril.

Essa data acontece sempre 47 dias após as terças-feiras de carnaval.



Por que o coelho é o símbolo da Páscoa?

Porque ele representa a fecundação e reprodução da vida, já que tem alta capacidade de multiplicação e a gestação de sua fêmea leva poucos dias.



Mas se o coelho é mamífero, qual a relação entre o coelho e os ovos?

O ovo também é símbolo de criação da vida. Associou-se então um ao outro pela mesma característica reprodutiva.



Os povos da antiguidade tinham uma grande dificuldade em criar seus filhos e a mortalidade infantil era muito alta. Diziam eles que presentear com um ovo de pedra, galinha, madeira, prata, e até mesmo de ouro com pedras preciosas trazia boa sorte para aqueles que os recebiam e diminuíam as possibilidades de morte de suas crianças.



O ritual da Páscoa aconselhava presentear com ovos os pais e escondê-los também entre a vegetação para que os filhos, ainda crianças os encontrassem, e assim eles tivessem maiores possibilidades de chegar até a fase adulta.



Como coelho e ovo têm a mesma representatividade, hoje o coelho passou a ser o produtor (fabricante) e entregador dos ovos, que tanto são esperados pelas crianças de todo o mundo.



Por que o chocolate é hoje usado na fabricação dos ovos de Páscoa, e que relação ela possui com os ovos e os coelhos?

O chocolate era considerado na antiguidade como “Alimento dos Deuses” – O nome científico do chocolate advém de – THEODROMA – ALIMENTO DOS DEUSES, mais tarde, em 1753 (na botânica) como – THEODROMA CACAO – Tinha a forma líquida e era usado apenas por governantes e soldados (Incas e Maias), pois proporcionava uma grande reserva de energia garantindo uma melhor resistência física para aqueles que dele faziam seu uso.



A formula era: Sementes de cacau torradas e trituradas + água + mel + farinha.



Os seus consumidores tomavam o chocolate bem quente, sempre pela manha e à noite.



Levado para a Europa no século XVI o chocolate passou a fazer parte da alimentação dos povos mais abastados e novas fórmulas foram criadas até os dias de hoje.



O consumo de chocolate cresce dia após dia, pois além de gostoso, é considerado por muitos, como alimento nutritivo, afrodisíaco e prazeroso.



Consumido na forma sólida é fabricado em bombons, barras, ovos, biscoitos, bolos etc., e associadas a uvas-passa, ameixas, amendoim e castanhas ganham sabores diferenciados para os consumidores mais exigentes de todo o mundo.



31/03/2007

Paulo M.Bernardo



*fontes de informações: pesquisa feita pela PUC Rio e site: www.suapesquisa.com/históris_da_pascoa.htu





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui