Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FONTES DE ENERGIA E O IMPACTO AMBIENTAL -- 30/03/2007 - 13:05 (Joel Pereira de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Atualmente há uma grande preocupação em todo o mundo por conta das fontes energética a serem usadas, seu consumo, a forma de produção etc. No Brasil há uma insistente propaganda em torno do emprego das energias por conta do governo. Entretanto, o desenvolvimento das energias oriundas da biomassa, que resulta na maior propaganda, não é tão consistente e muito menos digna de confiança.

Embora esteja acontecendo todo um alarido a favor das energias renováveis e novas ainda há uma enorme demanda em favor das energias hidrelétricas e nucleares. A energia hidrelétrica causa pouca ou quase nenhuma poluição, mas o impacto ambiental resultante de sua construção é enorme, tem um custo elevadíssimo tanto para a montagem como para a manutenção. E ainda: foi detectado que há lobies poderosíssimos por trás delas, ou seja, a indústria do cimento, do ferro e as construtoras faturam horrores com a instalação desses empreendimentos, sem contar com a alta corrupção concretizada nos superfaturamentos, tráfico de influência etc. As usinas nucleares, além de produzirem uma poluição perigosa conduz ao mesmo vício.

Tais alternativas iriam substituir o petróleo, que segundo geológos está com os dias contados, além de ser altamente poluidor. Com isso países mais desenvolvidos e cuidadosos buscam com pressa alternativas menos dispendiosas, renováveis e que não agridam tanto à Natureza.

Portugal, por exemplo, está levando a sério essas questões. Naquele país está sendo construída a maior usina de energia solar do mundo, cuja área será de 60 hectares e produzirá energia para abastecer uma cidade de porte médio. O governo poruguês quer que isso seja só o começo. Pretende ele também produzir energia eólica e diz que sua maior preocupação e evitar acelerar o efeito estufa.

Preocupados com a poluição ambiental, os estadunidenses da cidade de San Francisco, na Califórnia, estão abolindo o uso de sacolas de plástico. Para substitui-las optaram pelo uso de sacolas de papel, feitas à base de farinha de milho. Outras cidades americanas estão aderindo ao uso.

A WWF (Fundo Internacional para Conservação do Meio Ambiente), através de pesquisas, emite um alerta de que rios importantes do mundo podem secar num curto espaço de tempo e que um dos maiores vilões que estão contribuindo para isso é o mau uso na captação de energia, ou seja, a construção de barragens hidrelétricas.

O GREENPEACE (Organismo que milita em favor da presrvação da Natureza) propõe em documento o uso racional das fontes de energia, tendo em vista uma iminente mudança climática, cujo resultado é o aumento da temperatura. Conclui aquele organismo que se não usarmos com prudência as fontes de energia, teremos impactos muito maiores do que prevêem os meteorologistas. Diz ainda o documento que havendo uso racional dos bens naturais não haverá comprometimento no crecimento econômico.



Portanto, assistimos à impactante propaganda do governo brasileiro em relação ao álcool (etanol, como insistem em denominar) ou ao biodísel, mas podemos observar que a corrida desenfreada rumo a esses elementos podem causar impactos imbientais irreparáveis.

Joel de Sá.

30/03/07
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui