Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ÁGUA, O NOSSO MAIOR TESOURO! -- 22/03/2007 - 19:50 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Água, o nosso maior tesouro!

(Dia 22 de Março – Dia Internacional da Água)



Não é de hoje que a falta d’água potável é um problema sério para a humanidade. Entretanto parece-me que agora a ficha caiu!



Alguns países da África, Ásia, Américas e até mesmo da Europa passam por dificuldades cada vez maiores para obtenção de água de boa qualidade para abastecer seus mananciais e distribuir aos habitantes dessas regiões.

Você sabia que existem países europeus importadores de água potável?

Isso é uma verdade!



A necessidade progressiva de produzir alimentos para uma população de bilhões de habitantes em todo o mundo consome água em progressões geométricas. Por outro lado crianças, homens e mulheres necessitam água para beber; pelo menos dois litros em média por habitante para continuarem vivos. Além desse consumo, a água é indispensável para a higiene e principalmente para a produção do ar que respiramos.



Alguns especialistas calcularam que para a produção de um pãozinho francês é necessário consumir seis litros de água até que ele venha à mesa de seu consumidor final. Um simples banho de chuveiro de cinco minutos de duração gastam quarenta e cinco litros d’água.



O calculo final de água consumida por uma pessoa fica difícil de calcular.

Não o consumo direto, mas o consumo indireto. Na produção de hortaliças, um simples pé de alface ou de agrião quanto de água consome? Para a limpeza doméstica e industrial incluindo-se a frota de veículos que circulam o gasto é impressionante.



Fazer contas do consumo de água potável no mundo todo é para especialistas matemáticos mestres do assunto, mas fazer as contas de nosso consumo familiar diário, hoje é uma questão de sobrevivência e conscientização. Se não podemos fazer o calculo indireto, que pelo menos façamos o de nosso uso direto.



É extremamente urgente que acabemos com os desperdícios! A economia da água hoje é questão de desafio. Que isso comece por mim!



Hoje, dia internacional da água, eu e minha família estamos nos propondo a mudar o nosso procedimento de gastos excessivos de água. Estamos planejando construir um reservatório para a água das chuvas e aproveitá-la para regar o jardim, ou lavar o carro, quando se fizerem necessários.



A água de lavagem de roupas também pode ser aproveitada para lavar o quintal ou ser aproveitada para a descarga sanitária. Tais medidas alem de economizar água poderá também trazer economia no consumo de energia, já que usamos bombeamento de água para encher a caixa.



Estarei procurando já na próxima semana uma pessoa competente para me orientar a fazer as mudanças que necessitamos. Penso que o custo das mudanças necessárias se pagará rapidamente, e por outro lado estarei contribuindo para uma vida melhor de meus semelhantes.



É necessário deixar registrado que moro em uma cidade serrana (Petrópolis – RJ) onde as nascentes com água potável são de excelente qualidade e correm a céu aberto. O problema de escassez de água na cidade (“ainda”) não é problema, mas o desperdício é altamente preocupante.



É necessário que todos nós, em todas as cidades desse imenso território brasileiro, bem abastecidos ou não por água de boa qualidade, estejamos unidos, de mãos dadas, para conscientizar os menos esclarecidos que “a água é o nosso maior tesouro” e que temos que saber usá-la para que nossos filhos e netos não tenham que morrer de sede.



Somente com bons exemplos poderemos mudar o comportamento de nossos semelhantes, por isso, volto a repetir: “que comece por mim”!



Espero que todos pensem sério sobre o assunto.



22/03/2007

Paulo M.Bernardo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui